Fred Makowiecki se juntará à equipe de hipercarros do Campeonato Mundial de Endurance da FIA da Alpine para a temporada de 2025, enquanto Jules Gounon foi promovido a um assento de corrida em tempo integral após um ano como piloto reserva.
Os dois pilotos se juntam à lista de seis pilotos da Alpine para seu segundo ano de competição LMDh, que também conta com os retornos de Charles Milesi, Mick Schumacher, Ferdinand Habsburg e Paul-Loup Chatin.
Milesi e Chatin já haviam sido confirmados como parte da lista provisória de inscritos para a temporada completa do WEC, divulgada na semana passada.
“É com grande prazer que anunciamos os pilotos que defenderão as cores da Alpine no Campeonato Mundial de Endurance da FIA do ano que vem”, disse Bruno Famin, vice-presidente de esportes motorizados da Alpine a Davey Euwema, correspondete da Sportscar365.
“Selecionamos pilotos talentosos que não são apenas rápidos, mas também têm uma capacidade analítica e mentalidade exemplares. Estamos bem familiarizados com Charles Milesi, Paul-Loup Chatin, Ferdinand Habsburg e Mick Schumacher, todos totalmente comprometidos com o projeto.
“Nosso piloto reserva, Jules Gounon, se tornará um piloto em tempo integral após se preparar para essa função no ano passado. Quanto a Frédéric Makowiecki, sua experiência, feedback e habilidade de corrida serão todos ativos que impulsionarão nosso progresso.
“Cada um traz um potencial único, com uma única ambição: melhorar a equipe e o A424 o máximo possível.
“Construímos um grupo forte e unido para dar continuidade às bases da nossa primeira campanha, e o comprometimento dos nossos pilotos, somado ao seu talento, nos permitirá enfrentar os desafios que nos aguardam na temporada de 2025.”
Conforme relatado anteriormente pelo Sportscar365 , Makowiecki se junta à Alpine após concluir uma temporada de 11 anos como piloto de fábrica da Porsche, que terminou com uma gestão de dois anos como parte da equipe de fábrica do WEC Hypercar.
Marca o mais recente capítulo na carreira do francês, que também incluiu passagens pela equipe de fábrica GTE-Pro da Aston Martin e corridas contra o tempo pela Nissan no SUPER GT.
“Estou extremamente orgulhoso como piloto francês”, disse Makowiecki.
“É algo especial representar um fabricante francês no Campeonato Mundial de Endurance da FIA com a possibilidade de almejar uma vitória geral nas 24 Horas de Le Mans, especialmente porque a Alpine tem uma história vibrante no automobilismo.
“Gostei muito da abordagem e do desenvolvimento da equipe. A Alpine melhorou e se destacou em sua primeira temporada contra uma competição muito difícil.
“Estou entrando humildemente, mas quero contribuir significativamente para a equipe. Fazer tudo melhor do que todos os outros será crucial se quisermos superar os obstáculos finais, e já estou ansioso pelo Catar!”
Enquanto isso, Gounon assume uma vaga para a temporada completa após um ano como piloto reserva, no qual fez um total de quatro participações em corridas: duas no início do ano para substituir o lesionado Habsburg e depois mais duas largadas em Fuji e Bahrein.
“Estou entrando nesta temporada com uma mentalidade muito positiva”, disse Gounon.
“Será minha primeira campanha completa no Campeonato Mundial de Endurance da FIA com a Alpine Endurance Team, tendo sido piloto reserva em 2024.
“Consegui disputar quatro corridas, mas estou genuinamente feliz por me tornar um piloto em tempo integral graças à confiança da Alpine.
“É uma equipe muito unida. Há uma colaboração próxima entre todos e um excelente entendimento entre todos os pilotos, o que permite que toda a equipe trabalhe bem e avance junto.”
Makowiecki e Gounon substituem efetivamente Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere, com o primeiro assumindo uma nova função como diretor esportivo, enquanto o último sai após um período de quatro anos que remonta ao primeiro esforço da Alpine no Hypercar com o antigo carro A480 LMP1.
Schumacher, por sua vez, permanece na equipe pelo segundo ano, após ter sido confirmado na quinta-feira que ele deixará sua função como piloto reserva na operação de Fórmula 1 da Mercedes-AMG.
A composição exata da dupla de pilotos da Alpine para a próxima temporada será confirmada posteriormente, afirmou a equipe.