Enquanto o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA se prepara para o emocionante início da 11ª temporada em São Paulo em dezembro, a jornada começa com uma fase essencial: os testes de pré-temporada. Durante quatro dias nesta semana, 11 equipes irão para a pista para ajustar seus preparativos, com o teste deste ano marcando um marco histórico – a primeira sessão de testes só para mulheres em um campeonato da FIA.
Após as devastadoras inundações que afetaram a região de Valência, a Fórmula E tomou a decisão, em consulta com a FIA, as autoridades locais e o Circuito Ricardo Tormo, de transferir seus testes de pré-temporada para o Circuito del Jarama, em Madri, de 5 a 8 de novembro.
Embora Valencia seja parte integrante da Fórmula E desde 2017 e ocupe um lugar especial no coração da organização, a decisão de se mudar foi tomada para evitar o desvio de recursos dos esforços locais de socorro. A Fórmula E continua comprometida em apoiar a recuperação da comunidade de Valência.
Alberto Longo, diretor de campeonatos da Fórmula E, disse:
“Estamos incrivelmente gratos por poder iniciar nossos testes de pré-temporada em Madri, uma mudança possibilitada pelos esforços dedicados da equipe do Circuito de Jarama. Nossos pensamentos ainda estão com a comunidade de Valência enquanto nos preparamos para entrar na pista, como um lugar tão próximo de nossos corações.
“Esta temporada é um marco significativo ao revelarmos o GEN3 Evo, mostrando suas incríveis velocidades de aceleração pela primeira vez. Além disso, estamos orgulhosos de fazer história com o teste feminino inaugural – o primeiro para um campeonato da FIA – refletindo nosso compromisso com a diversidade e inclusão no automobilismo. Há muito o que se animar enquanto nos preparamos para a nova temporada, que começa no próximo mês em São Paulo. Temporada 11 da Fórmula E, ¡vamos!”
À medida que a 11ª temporada se aproxima, há muito o que esperar – desde um carro totalmente novo para equipes e pilotos dominarem, até adições emocionantes ao grid e uma enxurrada de mudanças de pilotos. Aqui está o seu guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o próximo teste de pré-temporada.
DANDO AS BOAS-VINDAS À ERA GEN3 EVO
O teste de pré-temporada da 11ª temporada marca uma nova era do campeonato, com a tão esperada estreia do carro de corrida GEN3 Evo – um marco importante na tecnologia de corrida elétrica, combinando desempenho, sustentabilidade e eficiência.
Esta máquina inovadora, capaz de acelerar de 0 a 60 mph em apenas 1,82 segundos, não é apenas o monolugar da FIA de aceleração mais rápida, mas também supera os carros atuais de F1 em 30% em aceleração, refletindo o compromisso contínuo da Fórmula E com a inovação e responsabilidade ambiental.
FATOS RÁPIDOS DO GEN3 EVO:
- Capaz de 0-60 mph em 1,82 segundos (0-100 km/h em 1,86 s), 30% mais rápido que um carro de F1 atual
- Novo kit de carroceria reforçado que melhora a aerodinâmica e a durabilidade
- Recursos aprimorados de tração nas quatro rodas disponíveis nos principais momentos da corrida, incluindo duelos de qualificação, largadas de corrida e MODO DE ATAQUE
- Pneus Hankook iON otimizados para todas as condições meteorológicas, proporcionando uma aderência superior
- Aumento da percentagem de materiais reutilizáveis nos pneus, de 26% para 35%
Pela primeira vez, a tração nas quatro rodas estará disponível durante fases selecionadas dos fins de semana de corrida, proporcionando aos pilotos controle e aceleração aprimorados em situações cruciais.
O design do carro enfatiza o fornecimento ético e sustentável de minerais de bateria para minimizar o impacto ambiental, marcando um novo capítulo na inovação de corrida com um compromisso duradouro com o planeta.
DESBRAVANDO NOVOS CAMINHOS: O HISTÓRICO TESTE FEMININO DA FÓRMULA E
O próximo teste de pré-temporada também contará com um evento marcante: a primeira sessão de testes só para mulheres em um campeonato da FIA. Agendada para sexta-feira, 8 de novembro, esta sessão permitirá que as pilotos de elite experimentem o novo carro de corrida GEN3 Evo, máquinas iguais às das pilotos oficiais da Fórmula E.
Cada equipe no campeonato é obrigada a colocar pelo menos uma piloto mulher para a sessão de meio dia, com as equipes incentivadas a inscrever dois pilotos, todos competindo em carros da temporada atual. Este teste histórico atraiu os melhores talentos de todo o automobilismo, resultando em uma empolgante formação de pilotos.
Equipe | Motorista | Motorista |
Andretti Fórmula E | Chloe Chambers | Nerea Martí |
DS PENSKE | Jess Edgar | Beitske Visser |
Corrida Envision | Alisha Palmowski | Alice Powell |
Jaguar TCS Racing | Jamie Chadwick | Lilou Wadoux |
Kiro Race Co | Simona de Silvestro | |
Lola Yamaha ABT | Miki Koyama | |
Mahindra Racing | Lena Buehler | |
Maserati MSG Racing | Tatiana Calderón | Carrie Schreiner |
NEOM McLaren Formula E Team | Bianca Bustamante | Ella Lloyd |
Nissan Fórmula E | Sophia Floersch | Abbi Puxando |
Tag Heuer Porsche Formula A Team | Gabriela Jilkova | Marta Garcia |
Esta sessão promete ser um destaque dos testes de pré-temporada, reunindo todas as mulheres participantes na pista nos mesmos carros usados no início da semana pelas 11 equipes de corrida de classe mundial e 22 pilotos concorrentes.
Acompanhe a ação à medida que ela se desenrola, sintonizando os canais de mídia social, o site e o aplicativo da Fórmula E para atualizações ao vivo ao longo do dia.
MOVIMENTOS DO MERCADO DE DRIVERS
O período de entressafra tem sido animado desde o final da temporada em Londres, com mudanças notáveis de pilotos remodelando o grid para a 11ª temporada.
Maximilian Günther juntou-se à DS PENSKE, em parceria com o bicampeão de Fórmula E Jean-Éric Vergne, depois de deixar a Maserati MSG Racing. Embora ambas as equipes usem o trem de força Stellantis, essa mudança marca um novo capítulo para Günther, que está no campeonato desde a 5ª temporada. Enquanto isso, Stoffel Vandoorne deixou a DS PENSKE para se juntar à Maserati MSG Racing, onde se juntará ao recém-chegado Jake Hughes, que faz a transição da NEOM McLaren para a era GEN3 Evo.
Algumas equipes optaram pela estabilidade, mantendo suas escalações da temporada passada. A Envision Racing continuará com Robin Frijns e o campeão mundial da 2ª temporada, Sébastien Buemi, enquanto a TAG Heuer Porsche continua comprometida com o atual campeão mundial Pascal Wehrlein e seu companheiro de equipe António Félix da Costa. A Mahindra Racing também manterá Edoardo Mortara e Nyck de Vries, e a dupla da Jaguar TCS Racing, Mitch Evans e Nick Cassidy, retornará depois de garantir o Campeonato Mundial de Equipes no final da 10ª temporada em Londres.
Andretti passou por uma remodelação, com o campeão da 9ª temporada, Jake Dennis, agora em parceria com Nico Müller, que também se tornou piloto de fábrica da Porsche durante o intervalo. Norman Nato retorna à Nissan, reunindo-se com Oliver Rowland após um ano na Andretti.
A temporada também traz novos rostos empolgantes: o novato Zane Maloney se junta à Lola Yamaha ABT em sua temporada inaugural de Fórmula E, fazendo dupla com o campeão mundial da 3ª temporada, Lucas di Grassi. A NEOM McLaren dá as boas-vindas a Taylor Barnard, que ocupou o cargo na temporada passada e embarcará em sua primeira campanha completa ao lado do veterano da Fórmula E Sam Bird.
A recém-renomeada Kiro Race Co. é a única equipe que ainda não confirmou sua formação de pilotos, com um anúncio esperado em breve.
NOVAS CORES, NOVAS PARCERIAS
À medida que a 11ª temporada se aproxima, várias equipes de Fórmula E estão passando por transformações significativas junto com a introdução do novo carro GEN3 Evo.
A ABT fez parceria com a renomada Lola Cars e estabeleceu uma colaboração técnica de vários anos com a Yamaha, renomeando como Lola Yamaha ABT para a próxima temporada. Apresentando um atraente esquema de cores azul e amarelo, a equipe possui uma forte formação com o piloto veterano Lucas di Grassi e o novato Zane Maloney.
Em outra mudança notável, a Forest Road Company, uma empresa de investimentos com sede em Los Angeles, adquiriu 100% da propriedade da ERT Formula E Team, que será rebatizada como Kiro Race Co. A partir desta temporada, a Kiro Race Co terá uma pintura preta e verde brilhante e garantiu uma parceria técnica com a Porsche Motorsport. Essa colaboração fornecerá à equipe acesso à tecnologia de trem de força vencedora do campeonato da Porsche, reforçando suas ambições competitivas no campeonato.
O CALENDÁRIO MAIS EMOCIONANTE DA FÓRMULA E ATÉ HOJE
Após os testes desta semana, a temporada começa em São Paulo, Brasil, no sábado, 7 de dezembro de 2024, marcando a primeira vez que a cidade sediará a abertura da temporada. Depois do Brasil, a série seguirá para a Cidade do México para um dos eventos mais populares do calendário no Autódromo Hermanos Rodríguez.
A primeira partida dupla acontecerá em Jeddah, Arábia Saudita, nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2025, introduzindo um novo local de pista no Reino depois de fazer parte do calendário desde a 5ª temporada. Miami também retornará, trazendo corridas emocionantes para o Homestead Miami Speedway pela primeira vez, um evento significativo de corrida em casa para equipes como Andretti, DS PENSKE e Kiro Race Co.
As icônicas ruas de Mônaco sediarão um fim de semana duplo nos dias 3 e 4 de maio de 2025, após o uso bem-sucedido do circuito completo desde a 7ª temporada. Tóquio se expandirá para um formato de partida dupla em maio, complementando o retorno de Xangai e a corrida de Jacarta favorita dos fãs em 21 de junho de 2025.
A temporada terminará com duas partidas duplas em Berlim e Londres, com Berlim permanecendo um marco no calendário desde a temporada inaugural da Fórmula E. A grande final em Londres acontecerá nos dias 26 e 27 de julho de 2025, encerrando o que promete ser uma emocionante temporada de corridas elétricas.
COMO ACOMPANHAR OS TESTES DE PRÉ-TEMPORADA DA 11ª TEMPORADA
Os fãs podem se manter informados com recursos de tempo ao vivo que incluem um mapa interativo em tempo real e a capacidade de seguir seus pilotos favoritos durante cada sessão.
Além disso, os canais de mídia social, o site e o aplicativo da Fórmula E fornecerão relatórios de sessões, entrevistas exclusivas e informações dos bastidores da pista durante o evento de quatro dias.
Fonte: Formula-E News