A equipe anglo-indiana contratou o campeão mundial da 7ª temporada, Nyck de Vries, e Edo Mortara para a 10ª temporada em acordos de vários anos, e a dupla deve continuar na 11ª temporada com a equipe depois de se tornarem uma dupla pontuadora no final de uma desafiadora temporada 2023/24.
Com os pilotos garantidos e após uma segunda metade mais forte da Temporada 10, a equipe entra na era GEN3 Evo em uma trajetória ascendente.
Novidades da 11ª temporada
O M11Electro, revelado em um evento exclusivo na sede da equipe em Banbury, apresenta uma nova pintura centrada em um esquema vermelho metálico, prata acetinada e preto carbono e marca um grande avanço em tecnologia para a equipe – com um novo trem de força, desenvolvido pela Mahindra Racing, juntamente com pacotes aerodinâmicos, de suspensão e traseiro revisados.
Além do novo GEN3 Evo – o monoposto da FIA com aceleração mais rápida, cerca de 30% mais rápido até 60 mph do que um carro de F1 contemporâneo – o impacto estratégico da introdução da tração nas quatro rodas nos Duels, nas largadas das corridas e durante as ativações duas vezes obrigatórias do MODO ATAQUE, adiciona novos elementos para a Temporada 11 que as equipes precisam entender rapidamente.
O desempenho melhorado do carro é igualmente correspondido pelos novos pneus mais aderentes da Hankook, estimados para dar ao carro entre 5-10% mais desempenho na pista. Entender essas mudanças e implementar soluções tem sido essencial para a Mahindra, com a equipe continuando a reconstruir de volta à forma que a viu vencer cinco E-Prix, levar 24 pódios e 10 Julius Baer Pole Positions em uma década de competição na série de corridas totalmente elétricas da FIA.
A equipe está de olho na forma regular de pontuação alcançada pela equipe durante a segunda metade da Temporada 10 como uma plataforma para crescimento contínuo no futuro e eles dizem que os testes com o M11Electro têm sido muito positivos até o momento, com uma média de 500 quilômetros por dia de teste, o que está entre as melhores quilometragem já alcançadas pela equipe na pré-temporada, quando eles se propuseram a primeiro provar a confiabilidade do carro e, mais recentemente, focar em um desempenho melhor.
O CEO da Mahindra Racing, Frederic Bertrand, disse: “É sempre um momento emocionante na pré-temporada quando reunimos todos para lançar não apenas nosso novo carro, o Mahindra M11Electro, mas também para celebrar um novo capítulo emocionante na Fórmula E.
“É apropriado que tenhamos escolhido convidar nossos convidados para nossa fábrica pela primeira vez, pois foi aqui que tudo lentamente se encaixou durante a pré-temporada, tanto em termos de desenvolvimento do trem de força, mas também trabalhando duro para otimizar tudo e garantir que estamos preparados para as mudanças de formato. Tendo feito mudanças em nossa estrutura de equipe no ano passado, as coisas estão lentamente se encaixando.
“Muita coisa mudou na pista também, e temos que ver onde estamos em relação à concorrência, mas tivemos uma pré-temporada positiva, os testes progrediram conforme o planejado, então agora estamos ansiosos para ir para Valência com as outras equipes no mês que vem para ter uma ideia melhor do que nosso carro GEN3 Evo será capaz.”
Nyck de Vries, antes de sua segunda temporada com a Mahindra Racing, acrescentou: “É sempre interessante quando a Fórmula E introduz um novo carro. É importante que continuemos a evoluir com a tecnologia, e este novo GEN3 Evo em particular adicionará alguns elementos diferentes à corrida.
“O carro parece fantástico, e os testes foram bem. Estou confiante de que podemos continuar a dar passos à frente como uma equipe e retomar o ímpeto de onde paramos no final da Temporada 10.”
O companheiro de equipe Edoardo Mortara disse: “Os testes definitivamente têm sido promissores até agora, mas, como sempre, há muito a fazer para garantir que continuemos nos desenvolvendo e melhorando.
“Um carro novo é uma nova oportunidade para todas as equipes, e vê-lo aqui pessoalmente, com a nova pintura, tudo parece muito mais real. Mal posso esperar para chegar a Valência e ter uma compreensão mais clara de onde estamos e para onde podemos ir a partir daqui.”
Fonte: Formula-E News