Por Stephen Edelstein
A Lucid Motors está convocando 1.539 modelos Air Pure , a versão básica de seu sedã elétrico, devido a um problema que pode causar perda total de potência.
O recall dos veículos elétricos Lucid Air Pure de 2024 e 2025 aborda um chicote elétrico do chassi auxiliar traseiro que pode ser muito curto, sobrecarregando a conexão elétrica e causando perda de energia na única unidade de tração nesses veículos com tração traseira e motor único, de acordo com uma divulgação feita na segunda-feira pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA).
2025 Ar Lúcido Puro
Se essa condição, que resulta de comunicação intermitente ou perdida com a unidade de acionamento devido à tensão no conector do chicote elétrico, ocorrer, os motoristas perderão a propulsão e poderão ver mensagens de aviso no painel. Mas acessórios como direção hidráulica, freios hidráulicos, displays e piscas não são afetados, de acordo com a NHTSA.
A Lucid emitiu o recall após receber e investigar vários relatos de perda de potência em modelos Air Pure, determinando posteriormente que uma “mudança na documentação” levou à solicitação inadvertida de chicotes elétricos do chassi auxiliar traseiro que eram muito curtos.
Ar Lúcido Puro 2023
A solução é a substituição dos chicotes elétricos afetados por outros do comprimento correto, o que será feito pelos centros de serviço da Lucid gratuitamente. A Lucid planeja enviar cartas de notificação aos proprietários em 20 de dezembro de 2024. Os proprietários também podem entrar em contato com o departamento de atendimento ao cliente da montadora pelo telefone 1-888-995-8243. O número de referência da Lucid para este recall é SR-24-05-0.
A Lucid inicialmente ofereceu o Air Pure com um trem de força de tração integral com motor duplo, mas o modelo de tração traseira tem consistentemente oferecido mais alcance do que um Tesla Model S, ao mesmo tempo em que geralmente reduz o preço daquele sedã — significativamente com cortes de preço aplicados aos modelos de 2024 em fevereiro. A Lucid continua a oferecer as versões Touring, Grand Touring e Sapphire de alto desempenho do Air que não estão incluídas neste recall.
Fonte: Green Car Reports