Lucid abandonou Alexa e mira contexto EV com novo assistente de voz

por Green Car Reports

Segundo Bengt Halvorson, da Green Car Reports, a Lucid quer que você tenha uma conversa com seu veículo elétrico Air ou Gravity, e isso vai muito além do despertar obrigatório de “Ei, Lucid”.

No início deste mês, sentei-me no banco do passageiro de um Air, enquanto o motorista perguntou: “Meu amigo sugeriu que eu fosse dar uma olhada no estádio da NFL enquanto estou em Vegas; como é o nome dele?”

Uma voz sintética respondeu em uma fração de segundo: “O estádio da NFL em Vegas é chamado de estádio Allegiant. É superlegal.”

“Navegue até lá”, disse meu companheiro de assento.

A voz finalmente confirmou: “Navegando para o estádio Allegiant. Siga a estrada.”

Assistente Lucid com tecnologia SoundHound (demonstração)
Assistente Lucid com tecnologia SoundHound (demonstração)

Quem estava no banco do motorista e me orientou na interatividade de voz do Lucid Assistant foi Kyle Halstvedt, gerente de programa técnico da SoundHound, que ajudou a coordenar esse assistente de voz completamente novo para os veículos elétricos Lucid . 

Com a equipe focada em voz e IA da SoundHound sediada em Santa Clara, Califórnia, perto da sede da Lucid em Newark, as empresas trabalharam em conjunto no projeto. Halstvedt teve como objetivo me mostrar que cada consulta de voz agora tem muita flexibilidade, e a funcionalidade de voz agora está totalmente em sintonia com as necessidades da Lucid — como a necessidade de encontrar os carregadores mais rápidos ao longo do caminho , planejar a rota do EV e pré-condicionar sua bateria para prepará-los. 

Carregamento rápido Lucid Air 2022 em Garberville, CA
Carregamento rápido Lucid Air 2022 em Garberville, CA

Aqui é especialmente importante que essa funcionalidade navegue pelas nuances, porque em um Lucid pode ser a diferença entre uma das experiências de carregamento de veículos elétricos mais rápidas do mundo e uma que é apenas mediana. 

“Esse foi um aspecto divertido desse projeto, que eles querem conduzir as coisas por meio de seu próprio sistema de navegação”, disse Halstvedt. “Não estamos apenas usando um provedor de dados separado; estamos profundamente integrados com o sistema de navegação deles, e isso tinha que acontecer.”

Halstvedt observou que isso é algo que a SoundHound tem experiência em fazer antes, e é algo que a Lucid tinha um requisito específico em torno do projeto e da integração. “Eles apreciaram a flexibilidade da nossa equipe técnica para construir a experiência que eles estão procurando, algo que exige um pouco de criatividade no lado técnico”, disse ele. 

Atualização do Lucid UX 2.4
Atualização do Lucid UX 2.4

Muito mais flexibilidade, melhor que Alexa

O Lucid Assistant foi lançado a partir de setembro, substituindo o Alexa como parte da atualização de software UX 2.4 da Lucid . De acordo com a Lucid, todos os modelos Air na América do Norte e Oriente Médio agora têm acesso a ele. Os primeiros modelos Gravity ainda não têm o Lucid Assistant, mas terão em breve, disse a montadora ao Green Car Reports.  

O novo assistente, já configurável em seis idiomas, agora gerenciará melhor a navegação e o áudio, os recursos de controle climático ou os assentos aquecidos — todos os fundamentos que os proprietários antes achavam desafiadores. Mas isso é só o começo. 

A Lucid fez uma escolha estratégica sobre onde queria sua competência principal, e a voz está no centro dela, explicou o chefe de experiência do usuário da Lucid Motors, Dave Flint, à Green Car Reports em dezembro, quando esse sistema ainda estava sendo implementado no Air. “Não é só, estou dando ordens ao carro; é como, como o carro começa a se comunicar comigo por voz?”

“Isso realmente não era possível com nosso antigo sistema”, Flint resumiu sem rodeios.

Alexa não estava funcionando para a Lucid, e a Lucid não mediu palavras sobre isso — embora provavelmente houvesse muitas palavras dos motoristas medindo. A fabricante de veículos elétricos da Califórnia anunciou em 2020 que empregaria uma versão avançada da Amazon Alexa para acessar uma ampla gama de funções do veículo, desde pequenos ajustes até encontrar estações de carregamento, bem como acessar controles domésticos inteligentes. Mas o que os proprietários estavam descobrindo no mundo real era que tais comandos dentro do veículo dependiam muito de uma forte conexão de dados; permissões de conta e outros fatores poderiam atrapalhar; e, no final das contas, a Lucid não tinha muito controle sobre o quão suavemente tudo funcionava no mundo real.

2025 Ar Lúcido Puro
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O contexto é tudo para o novo Lucid Assistant

“O que precisamos para fazer um bom trabalho nos comandos da linguagem natural é o contexto circundante, seja o histórico da conversa, o conhecimento sobre o mundo natural ou a posição onde o usuário está”, disse Halstvedt. 

Os consumidores esperam poder ter uma conversa estendida sobre um local ou uma série de locais, filtrando-a iterativamente, e então querem poder agir com base nos resultados cumulativos, disse ele. Mas poucos veículos novos podem realmente entregar isso, mesmo em conectividade perfeita.

A SoundHound não ignorou a incrível suavidade das consultas e chatbots baseados em IA, mas entende que é necessário muito mais dentro do veículo — e precisa combinar algumas dessas vantagens com o processamento de voz tradicional no veículo. 

“Se você simplesmente conectasse as APIs da OpenAI ao seu veículo, ele faria um ótimo trabalho de conversação, mas não faria um ótimo trabalho de ação”, disse Halstvedt. “Queremos reunir esses pontos fortes.” 

Para fazer isso, o assistente de voz funciona com a realidade de que nem sempre terá uma conexão de celular na estrada. No que o SoundHound chama de modelo nativo-híbrido, ele transmite áudio para servidores ou para um mecanismo local embarcado, equilibrando isso de qualquer maneira que faça sentido. 

“Juntamente com a voz que estamos enviando, também estamos enviando um conjunto de dados que chamamos de informações de solicitação, que representam todos os diferentes atributos, como localização, fuso horário e mais”, disse Halstvedt. “Esse é um aspecto fundamental para responder a essas perguntas.”

2025 Lucid Air Grand Touring

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Menos “alucinações de IA”, conectividade opcional

A abordagem também reduz as chances das chamadas “alucinações de IA”, de acordo com o SoundHound — respostas surpreendentes ou tangenciais que aparentemente não têm nada a ver com o que foi perguntado. 

Embora possa suportar perfeitamente aquelas consultas de conversas naturais complicadas, ele pode, como Halstvedt disse, “funcionar decentemente bem sem uma conexão” e fornecer algum grau da mesma experiência. 

Como exemplo de algo que precisa capturar a nuance, mas não requer uma conexão, ele disse: “Está um pouco quente aqui”.

“Diminuindo a temperatura em dois graus Fahrenheit”, respondeu a voz. 

“Se tivermos conectividade em nuvem, podemos aprimorar esses resultados com melhores resultados da nuvem e realmente misturar vários recursos de IA de geração de voz sem ter que ser realmente custoso do ponto de vista da computação”, acrescentou Halstvedt. 

Mas a nova abordagem da Lucid também se baseia em cerca de 20 anos de trabalho da SoundHound na compreensão de comandos de linguagem natural sem acesso ao modelo de linguagem ampla incorporado à IA generativa. 

Controles do volante Lucid Air Touring
Controles do volante Lucid Air Touring

O assistente de voz do Lucid conhece o manual do proprietário

Em comparação com os comandos de voz anteriores, o SoundHound traz novos recursos, incluindo o que ele chama de inteligência do veículo, ou seja, “informações relevantes e oficiais sobre todos os recursos que o veículo suporta, como onde as coisas estão e o que os botões fazem”, explicou em um comunicado à imprensa recente sobre o conjunto de recursos.

A SoundHound trabalhou com outras montadoras, mas aponta para as questões de inteligência veicular da Lucid como onde essa integração cobre novos territórios em linguagem natural e IA. O manual do proprietário inteiro está disponível via voz , e o sistema pode examiná-lo com base em suas perguntas — mesmo quando você só consegue descrever ícones, símbolos ou luzes de advertência. 

“Aplicamos algumas técnicas de visão computacional para permitir que símbolos fossem descritos a partir do manual do veículo… para tornar o conhecimento sobre o carro muito mais acessível nos momentos em que um usuário pode precisar acessá-lo”, disse Halstvedt.

2025 Lucid Gravity Grand Touring
2025 Lucid Gravity Grand Touring

Controles de voz no Lucid Gravity 2025

O modelo híbrido também tornou o sistema de voz fácil para a Lucid adaptar e personalizar conforme o Air e o Gravity evoluem e diferem entre os níveis de acabamento. As equipes que supervisionam a funcionalidade podem mudar a maneira como algo funciona por meio da nuvem quase instantaneamente, com o backup local/nativo alterado logo depois por meio de uma atualização. 

“Estamos investindo muito em voz; será uma UX estrategicamente importante para nós, com muitas implicações sobre o que isso significa para a interação em linguagem natural e o engajamento em linguagem natural do carro”, disse Flint.

2025 Lucid Gravity Grand Touring

2025 Lucid Gravity Grand Touring

De fato, em seu Lucid Gravity SUV 2025 , que tem uma interface renovada, a montadora está oferecendo um modo detox digital que acompanha displays minimalistas , e há um conjunto de modos de humor e ambiente chamados Vibes. Como Flint sugeriu, esteja preparado para que os controles de voz continuem a ocupar o centro do palco lá e além. 

E entre todas as alucinações atuais sobre IA, observar essa desintoxicação digital em forma de voz também pode ajudar os motoristas a simplesmente se concentrarem no que importa. 

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