Logano segura Blaney e conquista o terceiro título da Cup Series em Phoenix

por Racer

Por Mark Glendenning

Foto: John Harrelson

Joey Logano chegou à decisão do campeonato da NASCAR Cup Series neste fim de semana em Phoenix confiante de que sua experiência e preparação fariam a diferença. Ele estava certo.

Logano reiniciou a toda velocidade faltando 52 voltas, saltando do quinto para o primeiro lugar em duas voltas, e então segurou Ryan Blaney nas últimas voltas para garantir seu terceiro campeonato e dar à Team Penske seu terceiro título em dois anos.

“Poder correr (com Blaney) até o fim foi divertido”, disse Logano. “Mas, honestamente, eu sabia que ele seria nosso competidor mais difícil no fim de semana. Eu disse isso aos nossos rapazes. Eu disse, Blaney vai ter velocidade. Temos que vencê-lo nos detalhes. É aí que temos vantagem sobre eles. Mas a velocidade, não, ele aumentou muito.

“Tudo deu certo, e os detalhes no final, o reinício e a saída e o gerenciamento, isso foi realmente a diferença.”

Seu dia não foi sem algumas bolas curvas. Um pequeno atraso com seu pneu dianteiro direito lhe custou quatro posições durante seu primeiro pit stop. Mais tarde, seu jackman adoeceu e precisou ser removido do muro do pit, provocando uma confusão na equipe Penske que resultou no jackman de Austin Cindric se movendo para o No.22.

O caminho de Logano para os playoffs foi inicialmente fechado quando ele perdeu o corte na Rodada de 12, mas foi reaberto quando Alex Bowman, da Hendrick Motorsport, foi desclassificado da corrida de Charlotte porque seu carro não passou na inspeção técnica pós-corrida.

A vitória em Phoenix foi a quarta de Logano na temporada e o título agora o coloca na mesma companhia de Lee Petty, David Pearson, Cale Yarborough, Darrell Waltrip e Tony Stewart como tricampeão.

Blaney ficou para trás enquanto Logano disparou na última relargada, mas seu carro nº 12 tinha bastante velocidade e ele fez um trabalho relativamente fácil de diminuir a diferença para Logano enquanto a dupla abria caminho pelo tráfego. Na verdade, ultrapassá-lo foi outra questão, e apesar de explorar todas as linhas concebíveis nas últimas voltas, Logano conseguiu mantê-lo sob controle.

“Desgastado”, Blaney disse à NBC Sports. “Simplesmente não consegui chegar lá. Tentei muito fazer isso. A relargada não deu muito certo. [Logano] se afastou muito de mim. Demorou um pouco para passar alguns caras e simplesmente não consegui passar Joey, mas parabéns a ele e ao resto do time nº 22. Eles fizeram uma ótima fase de playoffs. Se vou correr com alguém, estou feliz que seja ele pelo campeonato. E uma 1-2 para Roger [Penske], três seguidas para Roger é incrível para ele e Ford. Simplesmente não tivemos o suficiente no final. Uma batalha e tanto.”

Williams Byron fez um 1-2-3 para os pilotos do Championship 4, mas seu Hendrick Chevy nº 24 não teve resposta para a velocidade dos Penskes líderes. Sua melhor chance veio quando ele ficou mais tempo fora antes de fazer sua parada final, o que lhe daria pneus mais novos para a corrida até a bandeirada, mas uma advertência imediatamente após ele retornar à pista permitiu que os outros concorrentes parassem sob bandeira amarela e anulassem sua vantagem.

O outro candidato ao campeonato, Tyler Reddick, da 23XI, não teve ritmo para acompanhar seus rivais durante toda a tarde e teve que se contentar com o sexto lugar.

A corrida foi praticamente sem incidentes, com apenas duas advertências por acidentes. A primeira veio cedo, quando Ty Gibbs atingiu o Toyota No. 54 da Joe Gibbs Racing na segunda volta. A segunda, na volta 150 – logo após a parada de Byron – foi motivada por Zane Smith batendo nas barreiras no Chevrolet No. 71 da Spire Motorsports. Não querendo ser ofuscado pelos carros de corrida, um carro de ritmo também deu início a algumas voltas sob bandeiras amarelas quando fez um movimento muito tardio para sair da pista, perdeu a forma e bateu em um grande barril de plástico.

Martin Truex Jr. liderou algumas voltas no início de sua corrida final como competidor em tempo integral, mas perdeu força conforme a corrida avançava e terminou em um decepcionante 17º lugar.

Fonte: Racer.com

You may also like