Por Kelly Crandall
Joey Logano já estava deixando de acreditar que havia sido eliminado dos playoffs da NASCAR Cup Series quando começou a ouvir que havia um possível problema durante a inspeção pós-corrida no Charlotte Roval.
O bicampeão da Cup Series admitiu logo após a corrida de domingo que era difícil não ficar bravo com sua situação. Logano perdeu o avanço para a Rodada de 8 por quatro pontos. Ele passou de estar no controle da diferença de pontos para vê-la escapar enquanto estagnou dentro do top 10 depois que Tyler Reddick passou pelo campo com pneus novos para não apenas apagar o déficit, mas colocar Logano atrás dele.
Mas algumas horas depois, Logano estava de volta à disputa pelo campeonato quando a NASCAR desclassificou Alex Bowman. O No. 48 Hendrick Motorsports Chevrolet foi determinado como muito leve na inspeção pós-corrida.
“Eu estava começando a seguir em frente”, disse Logano na terça-feira sobre suas emoções. “Vocês estão lá literalmente no momento em que [nós] saímos do carro de corrida, então demora um pouco para você organizar seus pensamentos. Honestamente, quando eu estava dirigindo para casa (com) minha esposa, estávamos falando sobre algo que era muito mais importante do que o que estávamos fazendo na pista de corrida. Minha mente já estava começando a mudar para quais seriam os próximos movimentos e superar a corrida.
“Então comecei a ouvir os rumores de lá e meu telefone começou a tocar logo depois.”
Logano ficou tão surpreso quanto qualquer um com a notícia. Não é incomum ouvir rumores de uma inspeção de problema que acaba não sendo nada quando as coisas se acalmam.
Não teria sido incomum para Logano ouvir que a mesma coisa aconteceu com o carro de Bowman. E a NASCAR deu à equipe de Bowman uma chance de ganhar peso passando, como é o processo, por abastecer o carro, purgar o sistema de água e adicionar água, e então voltar à balança. Mas isso não mudou nada.
“Normalmente, quando você tira o carro da balança e dá a eles a oportunidade de colocar peso… está tudo bem”, disse Logano. “Mas neste caso, não foi o caso, e eu fiquei tipo, ‘Bem, estaríamos dentro?’ Essa é a primeira pergunta que você tem que fazer. Obviamente, a resposta foi sim.
“Então você ainda está cautelosamente otimista porque está pensando, bem, provavelmente haverá um apelo e, se houver, podemos não saber até mais tarde. Então, você continua com sua vida e se preparando para a próxima corrida. Obviamente, a notícia saiu ontem de que eles não estão apelando, então seguimos para a Rodada de 8 e lá vamos nós.”
Com sua segunda chance na vida, Logano começa a Rodada de 11 em último lugar no grid do playoff. Ele está 11 pontos atrás.
No entanto, ele é um vencedor três vezes em Las Vegas. A última vez que Logano se classificou para o Championship 4, ele o fez vencendo em Las Vegas.
Além disso, nos últimos três anos em que Logano chegou à corrida do campeonato (2022, 2020 e 2018), ele o fez vencendo a primeira corrida na Rodada de 8. E ele está trabalhando para estender uma sequência de estar no Campeonato 4 em cada ano par da era de eliminação (2014, 2016, 2018, 20 e 22).
“Os pontos positivos são que temos melhorado e melhorado constantemente ao longo da temporada até onde estamos agora”, disse Logano. “Estou confiante na velocidade que temos em nosso carro. As estatísticas podem não parecer, podemos parecer azarões de fora, mas internamente, estamos muito confiantes como uma equipe de corrida de que podemos fazer uma corrida nessa coisa e nos colocar no Campeonato 4. Já vimos no passado que você entra lá e tudo pode acontecer em Phoenix.
“O objetivo agora é olhar para as próximas três corridas, e como podemos maximizar isso? Podemos apontar nosso caminho para dentro – estamos apenas 11 fora. Então, isso não é muitos pontos de forma alguma; pode acontecer muito rápido. Uma corrida de cada vez. Agora, o foco é Vegas e tentaremos maximizar o dia lá.”
Fonte: Racer.com