por Jeff Carter
Alex Riberas recebeu a bandeira quadriculada no #27 Heart of Race Team para reivindicar sua e de seus companheiros de equipe, Ian James e Daniel Mancinelli, a vitória de estreia no FIA WEC. Foi também a primeira vitória do Aston Martin Vantage AMR LMGT3 e da equipe americana.
O grid ficou sem um carro depois que o Vista AF Corse Ferrari 296 número 54 parou na volta de formação, Thomas Flohr conseguiu voltar aos boxes, mas um problema de embreagem forçou a equipe a empurrar a Ferrari para a garagem. O carro surgiu por um curto período bem no meio da corrida, mas abandonou pouco depois.
Ian James começou na frente do campo LMGT3 após reivindicar a pole no Aston Martin nº 27 e liderou o campo para T1. O piloto anglo-americano se moveu à frente do resto do campo enquanto eles lutavam por posição.
O número 85 Iron Dames Lamborghini e o número 55 Vista AF Corse Ferrari trocaram de lugar na largada, com Sarah Bovy desafiando Francois Heriau pelo segundo lugar. O piloto belga eventualmente ficou à frente da Ferrari, com Tom Van Rompuy no número 81 TF Sport Corvette também subindo para terceiro.
Assim que Bovy subiu para o segundo lugar, ela começou a diminuir a diferença para o Aston Martin líder, mas James conseguiu manter o Lamborghini nº 85 afastado. Volta após volta, os dois carros foram separados por menos de um segundo. No entanto, após o segundo conjunto de paradas, Daniel Mancinelli conseguiu se afastar no Aston Martin nº 27.
O TF Sport Corvette n.º 81 de Rui Andrade estava agora em segundo lugar e estava sendo desafiado por Rahel Frey no Lamborghini n.º 85, mas o piloto suíço avançou para dentro no T12 e houve contato resultando em danos na traseira direita do Huracan, forçando Frey a entrar nos boxes e na garagem. O Corvette n.º 81 conseguiu continuar com leves danos na carroceria, com o Lamborghini n.º 85 sendo penalizado mais tarde por causar a colisão.
Houve um curto percurso amarelo para recolher os destroços do acidente.
Mancinelli entregou o carro da frente para Alex Riberas com uma confortável liderança de 18 segundos, que o piloto espanhol começou a aumentar. O Manthey Purerxing Porsche nº 92 subiu na ordem e Klaus Bachler estava 20 segundos à frente do United Autosports McLaren nº 59, com Richard Lietz no Manthey EMA Porsche nº 91 em 4º e se aproximando do McLaren. Bachler começou a diminuir a diferença para o líder, mas Riberas conseguiu manter uma liderança saudável.
O Ford Mustang Proton Competition número 88 parou na pista e um segundo FCY foi declarado para mover o carro para um local seguro, com a corrida sendo retomada após apenas três minutos.
O BMW M4 da equipe WRT nº 46 diminuiu a velocidade na pista com falha na direção hidráulica faltando 16 minutos no relógio. Maxime Martin trouxe o carro de volta aos boxes para a aposentadoria.
O 911 GT3 R n.º 91 subiu para terceiro, mas Richard Lietz ficou mais de 20 segundos atrás de seu companheiro de equipe Klaus Bachler no Manthey PureRxing Porsche n.º 92. Na bandeira quadriculada, o Aston Martin Vantage AMR LMGT3 n.º 27 da Heart of Racing Team cruzou a linha 20,5 segundos à frente do resto do grid, com os dois Manthey Porsches ocupando os lugares restantes do pódio.
Fonte: WEC News