
A lista completa de equipes convidadas para competir na 93ª edição das 24 Horas de Le Mans no final deste ano foi publicada hoje pelo Automobile Club de L’Ouest.
A lista de inscritos, como esperado, está superinscrita. Ela tem 62 carros confirmados em três classes, com um pool de reserva de seis carros também delineado.
Na classe superior, 21 Hypercars competirão pela vitória geral. Esta é uma ligeira redução no campo de 23 carros que começou em 2024. Faltam o par de Iron Lynx Lamborghini SC63s, o Isotta Fraschini solo e o par de Porsches inscritos privadamente pela Hertz Team JOTA, que assumiu o lugar da Chip Ganassi Racing para colocar dois Cadillacs de fábrica no FIA WEC.
Além da lista de 18 FIA WEC Hypercars para a temporada completa, a Porsche Penske Motorsport optou por inscrever um terceiro 963 de fábrica por meio do convite automático obtido ao vencer o título IMSA GTP no ano passado.
O No. 4 963 tem Nick Tandy e Felipe Nasr listados, o que significa que o grupo completo de oito pilotos da Porsche LMDh participará da corrida. A terceira vaga está atualmente vazia, com o campeão da Fórmula E Pascal Wehrlein sendo o principal concorrente.
A Porsche será, portanto, representada por quatro carros, sendo três operados pela Penske e um único carro pela equipe privada Proton Competition.
As outras duas inscrições de convidados que se juntam ao grupo do WEC vêm da Cadillac. Conforme relatado anteriormente pela RACER, tanto a Wayne Taylor Racing quanto a Action Express Racing (sob a bandeira da Cadillac Whelen) esperavam viajar para a França e impulsionar a representação da General Motors no evento. O desejo deles foi atendido.
O esforço do Cadillac WTR nº 101 vê a Wayne Taylor Racing fazer sua estreia em Le Mans. O dono da equipe Wayne Taylor – ele mesmo um titular de 13 vezes em Le Mans – colocará um carro para seus dois filhos de corrida Jordan e Ricky, que dividirão um carro em Le Sarthe pela primeira vez após 18 aparições entre eles.
Eles serão acompanhados por Filipe Albuquerque, que deve começar sua 12ª Le Mans consecutiva. É uma corrida que inclui a vitória na classe LMP2 de 2020 com a United Autosports. Ele também começa em um carro de primeira classe pela primeira vez desde 2015, quando competiu na LMP1 com a Audi.
A Acton Express Racing completa a lista com a terceira aparição consecutiva de seu No. 311 V-Series.R. O piloto da IMSA de temporada completa Jack Aitken é acompanhado pelos dois pilotos de resistência da equipe em 2025, Felipe Drugovitch e Fred Vesti. O outro piloto regular da IMSA da equipe liderada por Gary Nelson, Earl Bamber, já está em funções de Cadillac com a JOTA.
Os três Hypercars adicionais se juntam a uma linha de fábrica estelar que inclui carros da Aston Martin THOR Team, Toyota Gazoo Racing, Cadillac Hertz Team JOTA, BMW M Team WRT, Alpine Endurance Team, Ferrari AF Corse e Peugeot TotalEnergies, além dos carros inscritos de forma privada pela Proton Competition (Porsche) e AF Corse (Ferrari).
A LMP2, que é dividida em duas divisões (LMP2 e LMP2 Pro/Am), tem 17 carros, dois a mais que o mínimo declarado pelo organizador, de 15. Todos os carros inscritos são ORECA 07s com motor Gibson.
Cinco dos carros vêm de convites automáticos obtidos por meio do sucesso na European Le Mans Series, Asian Le Mans Series e IMSA WeatherTech SportsCar Championship.
A equipe ELMS LMP3 RLR M Sport assumiu sua vaga, a Inter Europol Competition tem duas (uma delas por meio do vencedor do prêmio Jim Trueman, Nick Boulle) e a Algarve Pro Racing e a AF Corse se inscreveram.
Notavelmente, a maioria das inscrições da classe é formada por equipes que escalam dois carros. Proton Competition, United Autosports, Inter Europol, Algarve Pro, IDEC Sport e TDS/Panis Racing escalarão vários carros, com apenas a IDEC escalando seus dois ORECAs na classe LMP2 completa.
As equipes restantes – RLR, Nielsen Racing, AF Corse, AO by TF e CLX Pure Rxcing – estão executando protótipos individuais.
Há uma série de pilotos notáveis listados, incluindo quatro pilotos de fábrica da Acura MSR GTP da IMSA: Renger van der Zande pilotará pela United, Tom Blomqvist pela PureRxcing, Colin Braun pela Nielsen Racing e Nick Yelloly foi nomeado pela Inter Europol.
O piloto reserva da Peugeot, Theo Pourchaire, também está presente. O campeão da F2 de 2023 está com a APR, cujo carro LMP Pro-AM vê George Kurtz retornar ao lado de Nicky Catsburg e Alex Quinn.
O ataque duplo da IDEC Sport inclui o carro utilizado no ELMS de 2025 para preparar a equipe Genesis Magma Racing para sua entrada planejada no WEC em 2026. A bicampeã da W Series, Jamie Chadwick, está listada naquele carro para sua estreia em Le Mans.
A classe LMGT3 é a maior da corrida, com 18 carros da temporada completa do FIA WEC, acompanhados por seis inscrições adicionais para formar um grid de 24 carros.
Quatro carros vêm por convites automáticos. AWA Racing adiciona um terceiro Corvette Z06 GT3.R ao grid via IMSA Bob Akin Awardee Orey Fidani. O canadense será acompanhado pelos vencedores da classe Rolex 24 GTD de 2025, Lars Kern e Matt Bell.
A Iron Lynx aceitou o convite para o título ELMS LMGT3 conquistado no ano passado com a Lamborghini para colocar um terceiro Mercedes-AMG GT3 Evo na inscrição. A dupla pai e filho Stephen e Brenton Grove fará suas estreias em Le Mans com o piloto de fábrica da AMG Luca Stolz.
Manthey correrá com um terceiro Porsche 911 GT3 R 992 por meio de seu título da classe Asian Le Mans GT durante o inverno. Os campeões da série Antares Au e Klaus Bachler serão acompanhados pelo campeão de várias marcas Porsche, Loek Hartog.
E a vencedora da GT World Challenge Europe Bronze Cup, a agora renomeada equipe Ziggo Sport Tempesta, inscreveu uma Ferrari 296 GT3 para Jonathan Hui, Chris Froggatt e Eddie Cheever III.
A inscrição é completada por outro par de Ferraris convidados pelo Comitê de Seleção.
A Kessel Racing retorna a Le Mans após um ano de ausência com o ‘Car Guy’ Takeshi Kimura e Daniel Serra listados. Outra Ferrari ELMS de temporada completa da Richard Mille AF Corse completa a lista. Seu 296 verá Christiano Toledo, Lilou Wadoux e Riccardo Agostini se unindo.
Os seis carros de reserva incluem um único Hypercar da Proton Competition no topo da lista, além de regulares da ELMS das classes LMGT3 e LMP2 da série. Duas Ferrari 296 GT3s das equipes ELMS GR Racing e JMW Motorsports estão prontas e esperando, além de três LMP2s da DKR Engineering, Duqueine Team e Vector Sport.
Notável em sua ausência é um terceiro BMW M Hybrid V8 da Team RLL. A marca alemã avaliou levar um terceiro carro para La Sarthe este ano, mas decidiu contra isso no final do processo, citando preocupações logísticas devido ao cronograma de corridas lotado neste verão.
A edição de 2025 das 24 Horas de Le Mans está programada para acontecer nos dias 14 e 15 de junho.


