Por Stephen Edelstein
A LG Energy Solution transferirá a produção de baterias para o Ford Mustang Mach-E da Polônia para Michigan em 2025 , marcando assim um requisito para qualificação de crédito fiscal federal para veículos elétricos.
O Mach-E saiu da lista de veículos elétricos que se qualificam para o crédito fiscal de US$ 7.500 neste ano, quando regras mais rígidas para a origem de componentes de bateria e minerais essenciais foram implementadas. Para se qualificar para metade do valor do crédito ( US$ 3.750 ), as regras estipulam que 50% do conteúdo mineral essencial nas baterias deve ser de origem norte-americana ou de países com os quais haja um acordo de livre comércio em vigor.
Os outros US$ 3.750 são baseados no fornecimento norte-americano de 60% das peças da bateria e na montagem norte-americana do próprio veículo. O Mach-E é atualmente fabricado no México , então ele atende ao último requisito. Para o restante da linha, o Ford F-150 Lightning atualmente se qualifica para o crédito total de US$ 7.500, enquanto o Escape Plug-In Hybrid se qualifica para um crédito de US$ 3.750.
A LG atualmente fabrica baterias de EV em Holland, Michigan, mas o fornecedor de baterias e a Ford planejaram outra instalação em Marshall para fabricar baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), que a Ford anteriormente apregoava como uma chave para a acessibilidade de EV. No entanto, a Ford interrompeu a construção da fábrica de US$ 3,5 milhões no final de 2023.
Na mesma época, a Ford também atrasou a construção de uma das duas fábricas de baterias EV localizadas em um local comum no Kentucky, citando uma demanda menor do que a esperada por veículos elétricos. As duas fábricas compreendem o Blue Oval SK Battery Park, uma joint venture com o fornecedor de baterias SK On financiada com parte de um empréstimo governamental de US$ 9,2 bilhões . As obras de construção da segunda fábrica não foram afetadas.
O CEO da Ford, Jim Farley, disse em 2021 que a montadora estava buscando projetos como esse porque mais produção de baterias nos EUA garantiria a estabilidade do fornecimento de baterias. A mudança também manterá as emissões de carbono mais baixas ao abastecer as fábricas com uma rede elétrica doméstica mais limpa do que a da China — atualmente o maior fabricante de baterias do mundo. O potencial aumento nas vendas de mais EVs que se qualificam para um crédito tributário federal adiciona outro incentivo.
Fonte: Green Car Reports