
O crossover elétrico Lexus RZ oferece uma gama mais ampla, com mais alcance, mais potência, carregamento mais rápido, um novo sistema de direção eletrônica e uma nova versão F Sport para o mercado europeu, anunciou a Toyota na terça-feira.
Segndo Robert Duffer, da Green car reports, a primeira atualização significativa desde o lançamento do crossover de médio porte em 2022 também mostra o potencial de luxo de um ataque de EV na Europa para a Toyota e sua marca de luxo. Além do novo Toyota C-HR+ e Toyota Urban Cruiser, a maior montadora do mundo lançará mais três EVs na Europa até o final de 2026, incluindo uma picape e um grande crossover luxuoso que pode ser o Land Cruiser Se EV.
Em uma exposição de produtos em Bruxelas, Bélgica, na semana passada, a Toyota destacou sua abordagem focada na eletrificação para atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2035. O novo RZ F Sport demonstra um compromisso cada vez maior com as credenciais premium da Lexus.

Lexus RZ 550e F Sport prioriza desempenho
O topo de linha 550e ganha o emblema F Sport com tração nas quatro rodas com dois motores, avaliado em 402 cv, de dois motores de 165 kW . Maior eficiência no inversor dianteiro e menos perdas parasitárias, bem como um motor traseiro maior do que no RZ existente, contribuem para a aceleração aprimorada. A Lexus parou antes das especificações completas, mas os representantes disseram que o torque é distribuído de forma mais eficaz entre os eixos para sair das curvas com mais entusiasmo. O motor traseiro pode fornecer todo o torque na inicialização ou em certas situações com base na velocidade e no ângulo de direção, e até 80% pode ir para a frente, normalmente na entrada da curva.
A Lexus reajustou as configurações do amortecedor e da mola para compensar o aumento de potência, e ele roda em novas rodas de liga leve de 20 polegadas com capas de resina aerodinâmicas que reduzem o peso, bem como o fluxo de ar suave. Um para-choque dianteiro mais aerodinâmico, bem como dutos de freio mais pronunciados e um spoiler traseiro dividido mais rápido destacam os ajustes de design funcional.
O interior esconde melhorias mais significativas. O sistema steer-by-wire que testamos no Lexus RZ 450e 2023 foi ajustado e agora é lançado em todo o mercado europeu; os não F Sports recebem a direção de pinhão e cremalheira existente com assistência elétrica e um volante tradicional, embora os modelos de nível médio possam obtê-lo opcionalmente. Não há conexão mecânica com as rodas dianteiras, pois os engenheiros da Lexus usam dois motores, um fora do volante e outro no eixo, com sensores retransmitindo informações para frente e para trás. Um solavanco na estrada envia feedback do motor do eixo para o motor de direção, e o motorista que gira o volante faz o oposto. A vantagem de um sistema steer-by-wire é uma comunicação mais rápida com a estrada para acompanhar a distribuição instantânea de torque e frenagem mais rápida do motor, bem como menos vibração através do manche de direção do que um sistema conectado mecanicamente.
Surpreendentemente, preferimos sua franqueza e facilidade simultânea. Desde nossos testes no início de 2023, a Lexus aumentou o alcance de trava a trava de 150 para 200 graus. É fácil girar o manche em baixas velocidades, e ele se firma em velocidades mais altas. Três níveis de redundância protegem o motorista em caso de falha.
Exclusivo para o F Sport, um “Interactive Manual Drive” emprega paddle shifters montados no volante para simular trocas como em uma automática de 8 velocidades. Sons do motor com um limitador de rotações e dicas visuais indicam quando o motorista deve “trocar de marcha”, e há um medidor no painel de instrumentos rebaixado.
Lexus RZ 2026
Cada Lexus RZ se beneficia de uma bateria maior
Cada RZ agora vem com um pacote de bateria de íons de lítio de 77 kWh em vez do pacote de 71,4 kWh do atual Lexus RZ 2025. Mais células resultam em maior saída com o motor dianteiro revisado em toda a linha, e o resfriamento a água para a bateria e o sistema do motor também permite um desempenho mais sustentado.
O RZ 350e vem com um motor único de 221 cv (165 kW) e tração dianteira; o RZ 500e tem motores duplos e tração nas quatro rodas com uma potência de 375 cv (280 kW); e há o RZ 550e F Sport de 402 cv.
As versões com tração nas quatro rodas agora podem rebocar o dobro de antes, com 1.539 kg.
A Lexus diz que as melhorias nos sistemas de bateria e motor aumentam o alcance em até 60 milhas, presumivelmente para o 350e. O 300e tinha um alcance de 266 milhas no ciclo EPA, que é mais rigoroso e conservador do que o padrão WLTP europeu.
Um novo carregador de bordo CA de 22 kW promete acelerar o carregamento de Nível 2 na estrada ou em casa, especialmente em comparação com o carregador atual de 6,6 kW. O pré-condicionamento da bateria também deve impulsionar o carregamento rápido CC em climas frios.
A Lexus acrescentou que cada RZ se beneficia de mais rigidez devido à adição de um suporte traseiro, e a suspensão tem ajustes nos amortecedores dianteiros e traseiros, bem como nas taxas de mola para melhor estabilidade e conforto de direção. Isolamento acústico adicional em todo o crossover deve limitar ruídos e vibrações.
O Lexus RZ atualizado será lançado na Europa neste outono, e um lançamento na América do Norte deve acontecer em seguida. Resta saber se os EUA receberão recursos como steer-by-wire ou a versão F Sport.