Por Russell Atkins
O piloto de desenvolvimento da Ferrari, Arthur Leclerc, teve um desempenho impressionante no “Teste de Novatos” do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, no Circuito Internacional do Bahrein (3 de novembro), ditando o ritmo entre os novatos da categoria, enquanto Valentino Rossi também se destacou.
Um evento tradicional do calendário do WEC após a corrida final da temporada, o Teste de Novatos oferece aos pilotos a oportunidade de experimentar diferentes carros e categorias, com muitos dos que foram à pista hoje tendo pouca ou nenhuma experiência anterior em corridas de resistência.
Leclerc, é claro, é um vencedor de corridas na European Le Mans Series, mas ainda assim, o passo da LMP2 para a divisão Hypercar é significativo – e o ás monegasco de 24 anos lidou com isso com calma.
Depois de completar 61 voltas ao volante do Ferrari AF Corse 499P #50, vencedor das 24 Horas de Le Mans, ele terminou a menos de oito centésimos de segundo de Nicklas Nielsen, que pilotou o carro nas últimas duas temporadas.
Rossi não foi menos impressionante. Em sua primeira saída no Hypercar, o nove vezes campeão mundial de motociclismo pareceu imediatamente em casa no BMW M Hybrid V8, e a lenda italiana finalmente ficou em segundo lugar na tabela de tempos do Rookie, apenas um décimo de segundo atrás de Leclerc.
Isso o deixou duas posições à frente do piloto de fábrica da BMW, Max Hesse – outro aproveitando o poder do Hypercar pela primeira vez – com a dupla dividida pelo vencedor da corrida do Campeonato de Fórmula 2 da FIA, Victor Martins. Desmentindo sua completa falta de experiência anterior em endurance, o francês saiu voando pela manhã, enquanto rapidamente se familiarizava com o protótipo A424 da Alpine Endurance Team, que chegou ao pódio.
Thomas Neubauer ficou em quinto lugar na classificação de novatos no Ferrari #51 499P, à frente do novo recruta da AF Corse, Philip Hanson, no carro #83 com o qual ele correrá em 2025. Depois de liderar a tabela de tempos durante boa parte da sessão da tarde no GR010 Hybrid da TOYOTA GAZOO Racing, o piloto regular da Lexus LMGT3, Esteban Masson, acabou ficando em décimo.
Na classe LMGT3, Ben Barnicoat fez um esforço estelar para superar todo o grupo no Lexus RC F LMGT3 da Akkodis ASP Team, indo quase sete décimos de segundo mais rápido do que qualquer outro conseguiria.
Mahaveer Raghunathan pilotou a Ferrari 296 LMGT3 Vista AF Corse vencedora da corrida de sábado, ficando em segundo na ordem dos novatos, uma fração à frente de Aurélien Panis – filho do ex-vencedor do Grande Prêmio de Mônaco, Olivier Panis – no carro que ele dividia com Barnicoat.
Melhores tempos de teste para novatos
Hipercarro
1. Arthur Leclerc Ferrari 499P 1m50.460s
2. Valentino Rossi BMW M Híbrido V8 +0.117s
3. Victor Martins Alpine A424 +0.257s
4. Max Hesse BMW M Híbrido V8 +0.359s
5. Thomas Neubauer Ferrari 499P +0.570s
6. Philip Hanson Ferrari 499P +0.964s
LMGT3
1. Ben Barnicoat Lexus RC F LMGT3 2m01.772s
2. Mahaveer Raghunathan Ferrari 296 LMGT3 +0,851s
3. Aurélien Panis Lexus RC F LMGT3 +0,870s
4. Matteo De Palo Ferrari 296 LMGT3 +1,194s
5. Tom Gamble McLaren 720S LMGT3 Evo +1.399s
6. Mattia Drudi Aston Martin Vantage AMR LMGT3 Evo +1.400s
Fonte: WEC News