Larson vence em Bristol

por Nascar

Por Reid Spencer

Foto: Danny Hansen

Foi uma história de domínio absoluto por parte de Kyle Larson, que liderou 462 das 500 voltas no Bristol Motor Speedway e venceu a Bass Pro Shops Night Race de sábado por 7.088s sobre seu companheiro de equipe na Hendrick Motorsports, Chase Elliott.

O avanço de Larson para as oitavas de final dos playoffs da NASCAR Cup Series não deixou dúvidas, mas as vicissitudes da corrida de eliminação foram cruéis com Ty Gibbs, Martin Truex Jr., Brad Keselowski e Harrison Burton, que não estão mais qualificados para competir pelo campeonato da série.

Varrendo ambos os estágios na frente de uma multidão enorme em uma noite quase perfeita, Larson estabeleceu um recorde de voltas lideradas em uma única corrida por um piloto da Hendrick Motorsports. Ele agora liderou 1.351 voltas em Bristol, seu maior número em uma única pista.

Nenhum piloto liderou tantas voltas em uma vitória em Bristol desde que Cale Yarborough liderou 495 em 1977.

A vitória foi a segunda de Larson na pista de 0,533 milhas, sua quinta melhor vitória da temporada e a 28ª da carreira. Ele entra na Rodada de 12 como o primeiro cabeça de chave, enquanto a série se muda para o Kansas Speedway para o Hollywood Casino 400 de 29 de setembro.

“Cara, foi uma ótima execução o fim de semana todo pela equipe”, disse Larson. “Treinamos bem. Você tem que se classificar bem; nós fizemos isso. Sim, tivemos um ótimo carro. Obrigado a toda a equipe nº 5. Eles são os melhores do ramo.

“Dominamos muitas corridas, mas podemos não fechar todas, então é muito bom fechar uma aqui neste Chevy Hendrickcars.com. Temos (o dono da equipe) Rick Hendrick aqui hoje também. Ele não foi a muitas corridas este ano…

“Simplesmente um carro fenomenal, consegui administrar meu desempenho e então realmente ultrapassei alguns carros no final.”

Infelizmente para Gibbs e Truex, a corrida de sábado à noite também foi a história de penalidades paralisantes. Gibbs foi sinalizado por excesso de velocidade na pista de boxes durante a primeira pausa do estágio e passou o resto da corrida lutando para chegar à frente.

Na volta 500, no entanto, Gibbs havia gasto o pneu traseiro direito, terminou em 15º e perdeu a posição final da Rodada dos 12 para Daniel Suarez e Chase Briscoe por 11 pontos.

“A penalidade por excesso de velocidade é minha”, disse Gibbs. “Você passou muito perto do sinal… a culpa é minha. Que pena.”

Entrando na corrida 14 pontos abaixo da linha de corte, Truex ficou em quarto na primeira etapa e em segundo na Etapa 2, mas o piloto do Toyota nº 19 da Joe Gibbs Racing acelerou no pit road durante a quinta e última advertência e terminou em 24º, 21 pontos abaixo de avançar para a Rodada de 12.

“Fomos bem nas duas primeiras etapas — conseguimos muitos pontos”, disse Truex, que se aposentará das corridas de Cup em tempo integral no final da temporada. “Acho que teríamos que correr em segundo ou terceiro para passar. Quem sabe se teríamos conseguido. Gostaria que pudéssemos ter visto se poderíamos ter feito isso.

“Estou arrasado pela minha equipe. Trabalhamos muito duro esta semana. Todos nós nos esforçamos muito durante toda a temporada e, nas últimas três semanas, apenas mordemos a cobra. Não consigo fazer nada direito… 0,09 mph (acima da tolerância de velocidade da pista dos boxes) dói muito perder a chance de saber se conseguiríamos. Não sei se conseguiríamos ficar em segundo… talvez. Estávamos perto disso o dia todo, mas no final, não importa. Sinto-me péssimo pelos meus rapazes.”

Mais NASCAR!

O piloto não participante dos playoffs Bubba Wallace terminou em terceiro na noite de sábado, seguido por Denny Hamlin, Christopher Bell e o atual campeão da série Ryan Blaney, todos garantindo vagas nas oitavas de final.

Hamlin entrou na corrida seis pontos abaixo da linha de corte, mas manteve presença entre os cinco primeiros durante toda a corrida.

“Minhas aspirações eram vencer, mas parecia que o No. 5 (Larson) ali era melhor do que todos nós”, disse Hamlin. “Carro sólido. Achei que estávamos realmente bem no meio das etapas e, no final, ficamos muito soltos e não conseguimos segurar o que tínhamos.

“No geral, top cinco dias, bons pontos de etapa, meio que na mistura, só não tão bem quanto estivemos aqui nas últimas vezes. Mas, no geral, quero agradecer a toda a equipe da FedEx Toyota por me dar algo com que posso seguir em frente.”

Ryan Preece ficou em sétimo, seguido por Briscoe e pelo vencedor da pole Alex Bowman, que foi garantido na próxima rodada do Playoff após terminar em sétimo na Etapa 2. Austin Cindric (13º no sábado), William Byron (17º), Tyler Reddick (20º) e Joey Logano (28º) também estavam entre os 12 pilotos que avançaram.

Logano já havia garantido sua vaga com uma vitória na abertura dos playoffs no Atlanta Motor Speedway.

Larson assumiu o comando logo no início, passando Bowman para a liderança na volta 33. Trabalhando habilmente no trânsito conforme a primeira etapa de 125 voltas progredia, Larson ultrapassou três pilotos do Playoff em sucessão — Suarez na volta 64, Burton na volta 86 e Keselowski na volta 104.

Bowman liderou uma volta sob cautela durante a primeira pausa do estágio, mas Larson recuperou a primeira posição saindo dos boxes um circuito depois e continuou a afirmar sua autoridade no Estágio 2. Suarez perdeu uma segunda volta para o líder na volta 194, colocando seu futuro no Playoff em grande perigo — temporariamente.

Burton sofreu o mesmo destino na volta 207, quase garantindo sua eliminação. Seu destino foi selado quando ele levou seu Ford No. 21 Wood Brothers Racing para a garagem na volta 235 para consertar um problema na direção hidráulica.

“Melhoramos, mas não foi bom o suficiente. Estávamos em 30º, 28º, 32º a noite toda, e era isso que tínhamos. Felizmente, tivemos uma ótima Atlanta (um segundo lugar), Watkins Glen decente após uma roda quebrada, e conseguimos construir uma almofada, e definitivamente usamos cada ponto dessa almofada.”

Curiosamente, a rápida queda de pneus que exerceu uma profunda influência sobre a corrida de primavera deste ano em Thunder Valley não foi um fator no sábado. Antes da corrida, após consulta com os pilotos, a NASCAR optou por pulverizar composto de tração PJ1 nos dois pés inferiores da pista.

Fonte: Racer

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