
Ele fez isso por Jon.
Pelo segundo dia consecutivo no Bristol Motor Speedway, Kyle Larson dominou uma corrida da NASCAR e dedicou a vitória ao amigo e representante de relações públicas Jon Edwards, que faleceu repentinamente durante a semana que antecedeu o fim de semana da corrida no Bristol Motor Speedway.
No domingo, Larson venceu a corrida Food City 500 NASCAR Cup Series de forma avassaladora, liderando 411 das 500 voltas e vencendo ambas as etapas.
A vitória foi a segunda de Larson na temporada, sua segunda consecutiva na pista curta de 0,533 milhas com inclinação acentuada e a 31ª de sua carreira, e aconteceu um dia depois que o piloto do Chevrolet nº 5 da Hendrick Motorsports venceu a corrida da NASCAR Xfinity Series em Thunder Valley.
“Esta é definitivamente para o Jon”, disse Larson, que terminou em segundo na corrida da NASCAR CRAFTSMAN Truck Series na sexta-feira à noite, uma posição atrás da vitória no fim de semana. “Ele é simplesmente um cara incrível. Fim de semana de sucesso aqui. Gostaria que ele estivesse aqui conosco para comemorar, mas sei que ele está comemorando conosco em espírito.”
“Mais uma vez, uma corrida impecável aqui em Bristol para a equipe nº 5. Um carro muito, muito bom. Foi muito divertido.”
Segundo Reid Spencer, da revista Racer, Larson, que raspou o muro externo no ápice das curvas 1 e 2, faltando cinco voltas — sem consequências —, terminou 2,250s à frente do piloto da Joe Gibbs Racing, Denny Hamlin, que ficou a uma posição da terceira vitória consecutiva na Copa. O companheiro de equipe de Hamlin, Ty Gibbs, ficou 6,679s atrás, em terceiro, em uma corrida que transcorreu sem bandeiras amarelas nas últimas 235 voltas.
“Não importa quantas voltas de pista verde demos, foi muito divertido”, disse Larson. “Eu estava bem confortável com as coisas, e então o Denny veio muito forte antes do ciclo de boxes e meio que manteve a pressão a partir daí.”
Após os pit stops finais, Hamlin conseguiu se aproximar de Larson em um segundo no trânsito, mas nunca ameaçou assumir a liderança.
“É preciso dar o devido crédito a essa equipe — simplesmente uma performance dominante”, disse Hamlin. “Parecia um dia impecável para eles. Parecia bem fácil. Era tudo o que eu tinha para tentar manter lá. Estou feliz por termos conseguido dar a ele um pouco de corrida com nossa Toyota Progressiva.”
Mas neste fim de semana, estamos todos pensando na família de Jon Edwards, (jornalista de corrida) Al Pearce, (dono da equipe) Shige Hattori (todos os quais faleceram nos últimos oito dias). Perdemos muitas pessoas importantes do nosso esporte na última semana, então nossos pensamentos estão com eles.
“Gostaria de ter conseguido mais uma vaga, mas eu só queria mantê-lo honesto até o final. Era tudo o que eu estava tentando fazer, mas ele era um pouco difícil de lidar.”
Hamlin e Larson terminaram em 1º e 2º lugar em sete ocasiões. A corrida de domingo foi a primeira das sete vezes em que Larson venceu.
Ao contrário dos fortes indícios do treino de sábado, o piso de concreto de Bristol se desgastou, e o desgaste dos pneus não foi o fator que a maioria das equipes e pilotos previu. Ryan Blaney, por exemplo, correu 175 voltas com um jogo de pneus antes de parar na volta 440.
Chase Briscoe terminou em quarto, com a JGR conquistando as três posições atrás de Larson. Blaney correu bastante durante a última volta com bandeira verde, liderou 48 voltas após Larson parar nos boxes na volta 390 para trocar pneus e combustível e recuperou a quinta posição no final.
O pole position Alex Bowman liderou as primeiras 39 voltas antes de Larson conquistar a primeira posição. Larson venceu a primeira etapa sobre Hamlin e a segunda sobre Bowman, que mais tarde abandonou a corrida quando seu motor quebrou.
A vitória na Etapa 2 foi a 66ª da carreira de Larson, empatando com Martin Truex Jr. como o maior número de vitórias desde que as corridas em etapas foram introduzidas em 2017.
William Byron avançou para a sexta colocação após largar em 26º. Ross Chastain ficou em sétimo, seguido por Christopher Bell e AJ Allmendinger, o último piloto na volta da liderança. Austin Dillon ficou em décimo, o primeiro piloto a uma volta de distância.
