
A Lamborghini está adiando seu primeiro modelo totalmente elétrico por um ano, esperando que as condições de mercado sejam mais favoráveis naquela época, relata Stephen Edelstein para a Reuters .
“Não achamos que 2029 seja tarde para termos carros elétricos”, disse o CEO Stephan Winkelmann à Reuters e outros veículos de mídia na segunda-feira na sede da Lamborghini em Sant’Agata Bolognese, Itália. “Não achamos que, em nosso segmento, o mercado estará pronto em 2025 ou 2026.”
Conceito Lamborghini Lanzador
Winkelmann disse que a Lamborghini também está esperando por esclarecimentos sobre regularidade na Europa. Em 2026, a União Europeia está programada para realizar uma revisão de seu plano de eliminar gradualmente as vendas de novos veículos de combustão interna até 2035, o que Winkelmann acredita que poderia dar à Lamborghini uma saída para se tornar totalmente elétrica.
“Há discussões sobre combustíveis sintéticos e esta é uma oportunidade para o nosso tipo de carro”, disse o CEO da Lamborghini.
Em 2023, a Lamborghini confirmou que seu primeiro EV seria um grand tourer 2+2 com alcance de 300 milhas e um assento traseiro confortável . Posteriormente, ela apresentou uma prévia deste modelo com o conceito Lanzador, anunciando uma data de lançamento prevista para 2028.
Conceito Lamborghini Lanzador
A Lamborghini tem mantido o tempo todo que seus supercarros exclusivos serão os últimos a se tornarem elétricos . A montadora planeja continuar com os motores híbridos plug-in nesses modelos por enquanto, enquanto reserva motores totalmente elétricos para outros tipos de veículos. Essa visão é compartilhada pela rival McLaren. Em 2023, o CEO da montadora britânica disse que não esperava que um supercarro elétrico fosse viável até 2030 .
Enquanto isso, a rival tradicional da Lamborghini, a Ferrari, está avançando com planos para seu próprio EV de US$ 500.000 . Com revelação prevista para o final de 2025, a Ferrari elétrica será montada em uma nova fábrica ao norte do campus existente da montadora em Maranello, Itália.