A Electrogenic lançou um kit de conversão elétrica para o Mazda MX-5 Miata, que, segundo a empresa sediada no Reino Unido, preservará as características de dirigibilidade ágil do carro esportivo.
Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, em um press release, a empresa alega um aumento de peso de apenas 220 libras sobre a versão de estoque, em 2.425 libras, mas com uma melhoria de 21% na relação potência-peso e distribuição de peso idêntica (essas comparações são baseadas em um NA Miata de primeira geração em vez de modelos mais novos). O alcance para este Mazda MX-5 Miata totalmente elétrico é estimado em cerca de 150 milhas.
A Electrogenic escaneou um Miata em 3D e projetou a configuração da bateria para caber em qualquer espaço disponível. Ela conseguiu enfiar 42 kwh de módulos de bateria no pequeno carro esportivo, colocando-os sob o capô onde o motor a gasolina de 4 cilindros em linha normalmente ficaria, e no espaço traseiro normalmente ocupado pelo tanque de combustível. Isso deixa o espaço do porta-malas inalterado, enquanto mantém a massa o mais baixa possível no chassi, afirma a Electrogenic, acrescentando que a conversão é totalmente reversível .
Um único motor elétrico produz 160 cv e 228 lb-ft de torque. A conversão mantém a configuração de tração traseira de estoque e, embora a Electrogenic observe que ela pode ser aplicada a carros com transmissão automática ou manual, a direção real é por meio de uma única relação, como na maioria dos carros elétricos. A Electrogenic afirma um tempo de 0 a 60 mph de cerca de 6,0 segundos e uma velocidade máxima de 115 mph .Inscreva-se para receber a Newsletter
O Electrogenic também inclui um modo de direção Eco focado em alcance e um modo Sport que fornece uma resposta de aceleração mais imediata. A frenagem regenerativa também é incorporada, com intensidade aumentada no modo Sport.
As conversões elétricas para grandes SUVs se tornaram bastante comuns, pois há muito espaço e são fáceis de acertar por esse motivo. Mas a Electrogenic fez algumas conversões legais ao longo dos anos de alguns carros distintos, incluindo um Citroën DS e um Mini clássico . E até trabalhou recentemente com a Kia para marcar seu 80º aniversário com um restomod.
Até agora, as conversões de EV têm sido principalmente projetos de hobbyistas muito especializados, principalmente para veículos de interesse especial, e a menos que você realmente saiba o que está fazendo na aquisição de pacotes e peças usados, eles podem ser caros. Mas um projeto de lei da Califórnia proposto no ano passado buscou mudar isso com um desconto para projetos de conversão de EV . Algumas empresas tentaram construir kits de conversão de baixo custo — o Transition One da França , por exemplo — mas nenhum com sucesso em larga escala ainda.