Kyle Kirkwood usou uma combinação de estratégia inteligente e velocidade bruta para vencer o Big Machine Music City Grand Prix no domingo nas ruas de Nashville.
Kirkwood, de Júpiter, Flórida, conquistou a segunda vitória de sua carreira na NTT INDYCAR SERIES e nesta temporada – ambos em circuitos de rua – no No. 27 AutoNation Honda, disputado pela Andretti Autosport. Kirkwood, que largou em oitavo, venceu o No. 3 DEX Imaging Team Penske Chevrolet do vencedor do prêmio NTT P1 Scott McLaughlin para o final por 0,7633 de segundo após um reinício tardio.
“Tenho que desistir dos 27 tripulantes, AutoNation, Andretti, Honda”, disse Kirkwood. “Eles jogaram tudo a meu favor, para ser honesto. Eles me deram todas as ferramentas que eu precisava. Eles me colocaram na frente da estratégia e tomamos decisões realmente inteligentes e atingimos todas as nossas marcas. Apenas um dia sólido.
O líder do campeonato, Alex Palou, terminou em terceiro no No. 10 The American Legion Honda da Chip Ganassi Racing. Ele expandiu sua liderança para 84 pontos sobre o perseguidor mais próximo e nativo de Nashville Josef Newgarden, que ficou em quarto lugar no No. 2 PPG Team Penske Chevrolet.
Seis vezes campeão da série e vencedor de Nashville em 2022, Scott Dixon completou os cinco primeiros no No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda.
Kirkwood evitou McLaughlin no reinício com pouco mais de três voltas restantes após um período de bandeira vermelha de 11 minutos. Essa pausa foi desencadeada por um empilhamento de três carros na volta 75 da corrida de 80 voltas envolvendo o No. 6 Arrow McLaren Chevrolet de Felix Rosenqvist, o No. 55 AJ Foyt Racing/Sexton Properties Chevrolet de Benjamin Pedersen e o No. .78 Juncos Hollinger Racing Chevrolet de Agustin Canapino na curva 11.
No reinício no final da volta 77, Kirkwood disparou no circuito de rua temporário de 11 curvas e 2,1 milhas que inclui duas viagens sobre a Ponte Memorial dos Veteranos da Guerra da Coréia por volta, abrindo uma vantagem de 1,6 segundos após uma bandeira verde colo.
Mas McLaughlin e Palou começaram uma perseguição acirrada em condições climáticas úmidas de temperatura do ar na casa dos 80 e alta umidade. McLaughlin cortou mais da metade da liderança de Kirkwood na bandeira branca, mas teve que se contentar com seu segundo vice-campeonato consecutivo desde a pole nesta corrida.
“Bem ali no final, cara, eles foram tão rápidos”, disse Kirkwood. “Eles me atropelaram na última volta.”
Disse McLaughlin: “Eu tentei o meu melhor. Parabéns a Kyle e sua equipe. Outro top-três, bons pontos. Triste por não termos conseguido a vitória, mas não fomos os melhores do dia. Kyle era. Espero que no ano que vem estejamos disputando o campeonato e vencendo aqui e vencendo o campeonato também. Haverá uma grande festa na Broadway.”
Kirkwood liderou a corrida em 34 das 80 voltas, incluindo as últimas 27. Mas o estrategista da equipe Bryan Herta pode ter pavimentado o caminho da vitória com uma estratégia crucial no início da corrida que colocou Kirkwood na frente do pelotão na maior parte do tempo. corrida.
Na volta 14, Palou mergulhou nos boxes dos cinco primeiros durante o segundo do que se esperava ser muitos cuidados neste evento, onde a calamidade aparentemente espreita em cada curva. Palou trocou seus pneus Guayule alternativos Firestone pelo pneu primário Firestone mais durável, mas menos aderente. Esperava-se que os outros carros do pelotão da frente fizessem o mesmo, mas todos ficaram fora dos boxes e tentaram prolongar a vida útil de seus pneus alternativos.
Kirkwood finalmente fez sua primeira parada na volta 29 depois de liderar a volta 28 durante os ciclos de box, ficando em segundo atrás de Palou – em uma estratégia diferente – na volta 33. Kirkwood assumiu a liderança na volta 45 quando Palou parou e cedeu a liderança ao companheiro de equipe Romain Grosjean após seu pit stop final na volta 52.
Quando todas as paradas dos líderes foram cicladas, Kirkwood estava na frente na volta 54 e nunca mais ficou para trás.
A estratégia inicial de box para Palou e Chip Ganassi Racing foi baseada em uma abundância de bandeiras amarelas nos primeiros dois anos desta corrida de rua, já que houve uma média de 8,5 advertências em 2021 e 2022. Mas o tiro quase saiu pela culatra, pois havia apenas dois advertências nas primeiras 71 voltas.
Palou estava correndo em terceiro e poucas voltas talvez precisando de uma parada final rápida e cara para combustível quando uma terceira bandeira de advertência bem-vinda voou para CGR na volta 71. O novato Linus Lundqvist bateu na parede na curva 11 no No. 60 AutoNation / SiriusXM Honda em campo pela Meyer Shank Racing.
Essa advertência, e a próxima advertência e bandeira vermelha após o reinício que se seguiu, salvou a vaga de Palou entre os três primeiros e quase certamente sua liderança de mais de 1,5 corridas sobre Newgarden nos pontos com apenas quatro corridas restantes nesta temporada.
“Tínhamos a velocidade”, disse Palou. “Era improvável depois da ligação que fizemos naquele primeiro amarelo. Honestamente, conversamos sobre isso antes da corrida. Esperávamos mais amarelos e não foi a decisão certa. Mas ei, nós sobrevivemos, nós fizemos funcionar. Foi uma corrida difícil, mas chegamos ao pódio e não poderíamos estar mais felizes agora.”
Kirkwood dividirá $ 10.000 com Andretti Autosport e sua instituição de caridade escolhida, AutoNation DRVPNK, por sua vitória como parte do PeopleReady Force For Good Challenge.
A próxima corrida da NTT INDYCAR SERIES é em apenas seis dias, o Gallagher Grand Prix no sábado, 12 de agosto, no circuito de Indianapolis Motor Speedway. A cobertura ao vivo começa às 14:00 ET na USA Network, Peacock e na INDYCAR Radio Network.
Com quatro corridas e 216 pontos disponíveis restantes nesta temporada, os oito primeiros pilotos na classificação permanecem elegíveis para vencer a Astor Challenge Cup. O vencedor da corrida de Toronto, Christian Lundgaard, está em oitavo na classificação, exatamente 216 pontos atrás do campeão da temporada de 2021, Palou.
Por Paul Kelly | Publicado: 6 de agosto de 2023