Por Stephen Edelstein
Os SUVs de três fileiras de assentos geralmente não são a primeira escolha dos compradores de carros de alto desempenho, mas a Kia acredita que aumentar a potência e a velocidade é o próximo passo lógico para seu EV9 totalmente elétrico .
Estreando no salão do automóvel de Los Angeles de 2024, o Kia EV9 GT 2026 aplica um modelo semelhante ao EV6 GT anterior ao EV9 maior. Isso começa com um trem de força de tração integral com motor duplo produzindo 501 cv — 122 cv a mais do que o EV9 GT-Line, atualmente a versão EV9 mais potente. A Kia estima que isso reduzirá a aceleração de 0 a 60 mph de 5,0 segundos para o GT-Line para 4,3 segundos para o GT.
A Kia também deu ao EV9 GT trocas virtuais, que fornecem a sensação de subir marchas que este EV não tem (ou não precisa), e até mesmo desacelera a aceleração quando um “limite de rotação” artificial é atingido, assim como em um carro de combustão. As trocas de marchas artificiais são acompanhadas por sua própria trilha sonora. Recursos semelhantes estrearam no Hyundai Ioniq 5 N da marca-mãe da Kia — mas em um pacote mais focado em pista.
Os modelos GT também recebem pneus de desempenho Continental, freios atualizados, um diferencial eletrônico de deslizamento limitado e suspensão adaptável. Os modos Normal, Eco, Sport e My Drive alteram o amortecimento, bem como a direção e a sensação do freio, assim como um modo GT que ajusta automaticamente o amortecimento mais rígido. A Kia observa que as 7,8 polegadas de distância do solo e a capacidade de reboque de 5.000 libras de outros modelos EV9 são transferidas.
As diferenças externas entre o GT e outros modelos EV9 são sutis, limitadas principalmente a novas rodas de 21 polegadas e pinças de freio verdes, sendo esta última uma característica de estilo compartilhada com o EV6 GT. O tema verde continua no interior com elementos de acabamento selecionados. Os modelos GT também têm um volante diferente e bancos esportivos robustamente reforçados com inserções de Alcantara, bem como esquemas exclusivos para a iluminação ambiente e os menus da tela sensível ao toque de 12,3 polegadas.
A Kia espera iniciar as entregas nos EUA no segundo semestre de 2025, o que significa que o EV9 GT terá uma porta padrão North American Charging Standard (NACS) , que será padrão em todos os modelos EV9 a partir do primeiro semestre do ano.
O preço será anunciado próximo ao lançamento, mas espera-se que o GT venha com um preço mais alto do que o atual topo de linha GT-Line, que custa US $ 75.225 para o ano modelo 2025 , com a taxa de destino de US$ 1.325 incluída. O EV9 tem um modesto aumento de preço de US$ 700 para 2025 , sem outras mudanças significativas no veículo que nomeamos pela Green Car Reports como o Melhor Carro para Comprar em 2024 .
Todos os modelos EV9 GT serão montados na Coreia do Sul , o que significa que eles não se qualificarão para o crédito fiscal federal de US$ 3.750 disponível para modelos EV9 montados na Geórgia, seja na fábrica da Kia em West Point ou na nova Metaplant da Hyundai. É outra indicação de que, como um relatório recente sugeriu, a Kia está se tornando menos comprometida com a montagem do EV9 nos EUA diante de regras mais rígidas de crédito fiscal.
Fonte: Green Car Reports