Por Stephen Edelstein
A Kia está convocando 14.163 SUVs elétricos EV9 porque seus painéis de instrumentos digitais podem ficar em branco enquanto os veículos estão em movimento.
Os veículos, uma mistura de modelos 2024 e 2025 , receberam uma atualização de software over-the-air em agosto que pode ter introduzido um erro de lógica de software, de acordo com a National Highway Traffic Safety Administration. Isso pode fazer com que as telas do painel de instrumentos fiquem em branco intermitentemente, impedindo o motorista de ver o velocímetro, o hodômetro e os indicadores de direção.
A “funcionalidade do sistema subjacente” desses indicadores não é afetada, observou a NHTSA, mas como o problema de software impede que as informações sejam vistas pelo motorista, é um problema de segurança . Falhas de tela que bloqueiam informações ou controles vitais caem no reino da segurança, que também é o motivo pelo qual a Tesla foi forçada a recolher 135.000 veículos em 2021 para consertar telas sensíveis ao toque defeituosas que poderiam causar a perda do visor da câmera de ré e outras funções.
A Kia tomou conhecimento do problema pela primeira vez após uma série de reclamações de clientes, mas disse à NHTSA que não tinha conhecimento de nenhum acidente, ferimento ou fatalidade relacionada ao problema.
A montadora vai lançar outra atualização over-the-air para resolver o problema, mas os clientes também podem levar seus carros às concessionárias para que o software seja atualizado. A Kia planeja enviar cartas de notificação aos proprietários em 31 de outubro . Os proprietários também podem entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente da Kia pelo telefone 1-800-333-4542 para obter mais informações. O número de referência da Kia para este recall é SC326.
Este é o segundo recall recente do EV9, que estreou para o ano modelo 2024 oferecendo até 304 milhas de alcance com menos de 100 kwh de capacidade de bateria, e preço que chegou a US$ 75.395 para ficar abaixo do limite de crédito fiscal federal para veículos elétricos. O outro recall aborda um problema no sistema de estacionamento remoto em 12.400 modelos equipados com esse recurso opcional.
Fonte: Green Car Reports