Por Stephen Edelstein
O Kia EV6 2025 fez sua estreia nos EUA na quinta-feira no salão do automóvel de Los Angeles 2024 com estilo atualizado, baterias maiores e confirmação de montagem nos EUA.
Revelado no início deste ano no mercado doméstico da Kia, a Coreia do Sul, o exterior recebe uma atualização suave com novos faróis e mudanças mais sutis em outras áreas, incluindo um novo gráfico para a barra curva das lanternas traseiras. A Kia diz que essas mudanças foram feitas para manter o EV6 mais alinhado com seus outros modelos estilisticamente.
O pacote de bateria padrão também foi ampliado para 63,0 kwh, de 68,0 kwh atualmente, enquanto um pacote de 84,0 kwh substitui o pacote de 77,4 kwh que tem sido o maior disponível desde o lançamento do modelo do ano 2022 do EV6 . A Kia está mirando 319 milhas de alcance EPA com a bateria maior em modelos Light Long Range, Wind e GT-Line de tração traseira com motor único — um pouco mais alto do que o pico atual de 303 milhas EPA.
Os modelos com tração traseira ainda são classificados em 167 cv e 258 lb-ft de torque com o pacote menor e 225 cv e 258 lb-ft de torque com o pacote maior. Um trem de força com tração nas quatro rodas e motor duplo também permanece disponível com o pacote maior, fornecendo 320 cv e 446 lb-ft.
O esportivo EV6 GT também retorna, mas agora produz 601 cv, em comparação com 576 cv antes, enquanto o torque permanece inalterado em 545 lb-ft. Um modo GT padrão fornece um aumento temporário para 641 cv e 568 lb-ft .
Assim como o Hyundai Ioniq 5 relacionado , o EV6 também recebe uma porta North American Charging Standard (NACS) com esta atualização. A porta de carga também foi movida para o para-lama traseiro esquerdo em todos os modelos, exceto o GT. A Kia não disse se fornecerá adaptadores para uso contínuo de estações de carga Combined Charging Standard (CCS), como a Hyundai está fazendo, ou discutirá o quão rápido o EV6 carregará nas estações Tesla Supercharger às quais os proprietários agora terão acesso.
A Kia também implementou um novo sistema operacional que oferece processamento rápido e permite atualizações over-the-air (OTA), bem como funcionalidade de chave digital que permite que os motoristas usem um smartphone no lugar do chaveiro. Maçanetas de porta embutidas de acionamento automático agora são padrão em todos os modelos também.
O Kia EV6 2025 deve começar a ser vendido no primeiro semestre de 2025, com o preço a ser anunciado mais perto dessa época. A montagem será transferida para a fábrica da Kia em West Point, Geórgia, que também começou a construir o Kia EV9 de três fileiras no início deste ano. O EV9 construído nos EUA ainda se qualifica para um crédito fiscal federal de US$ 3.750 — metade do valor total — porque suas baterias não são originárias dos EUA, e esse pode ser o caso do EV6 também.
Fonte: Green Car Reports