
A Karma Automotive revelou na quinta-feira o Amaris, um cupê híbrido plug-in que, segundo a empresa, deve começar a ser produzido no quarto trimestre do ano que vem, e confirmou que está se aproximando de um substituto para o sedã Revero.
Exibido no primeiro evento de apresentação de produção Create Karma da empresa em Irvine, Califórnia, o Amaris preencherá uma lacuna na cadência de produtos da Karma criada pelo atraso do Kaveya totalmente elétrico , um supercarro de 1.000 cv que deveria chegar originalmente em 2026, mas está sendo adiado para 2027 “em resposta às mudanças na demanda do mercado de curto prazo por veículos elétricos”, disse a Karma.
Segundo Stephen Edelstein, da Green Car reports, o Amaris usa uma versão da arquitetura de estrutura espacial de alumínio do sedã Karma Revero — o único modelo de produção da empresa no momento — que a Karma espera que acelere o desenvolvimento. O Revero e sua plataforma podem traçar suas origens até o Fisker Karma original, cujo design antecedeu até mesmo o Tesla Model S como um carro verde aspiracional.
Karma Revero Invictus
A Karma foi criada a partir dos restos da Fisker Automotive original , que faliu em 2013, e fundos do fornecedor de peças chinês Wanxiang. O fundador Henrik Fisker havia deixado a empresa naquela época e, mais tarde, fundou outra startup automotiva, a Fisker Inc., que vendeu o SUV elétrico Ocean antes de sua própria falência em 2024.
Assim como o Revero, o Amaris usará um motor a gasolina como gerador. Mas um turbo-4 maior substituirá o turbo-3 usado no Revero. A Karma espera uma aceleração de 0 a 60 mph em menos de 3,5 segundos, o que seria cerca de 0,4 segundo mais rápido do que a versão de desempenho Invictus de edição limitada do Revero, e uma velocidade máxima de 165 mph.
Karma Gyesera
A Karma provocou vários modelos adicionais ao longo dos anos, mas o Revero permaneceu de uma forma ou de outra desde o ano modelo de 2017. Agora, a Karma está planejando substituí-lo pelo Gyesera , um sedã de carroceria composta revelado em forma totalmente elétrica no ano passado. A Karma anunciou na mesma quinta-feira que o Gyesera será lançado com um trem de força híbrido plug-in e usará a mesma versão da plataforma Revero que o Amaris.
O Gyesera e o agora adiado supercarro elétrico Kaveya faziam parte de uma reformulação da marca anunciada em 2023, depois que vários outros produtos propostos simplesmente nunca apareceram. E no início deste ano, a empresa indicou que seu esforço para abastecer frotas e veículos comerciais com a tecnologia de trem de força de seus carros de luxo não era mais uma prioridade.