FIA Motorsport Games – GT

por FIA

As corridas de GT desfrutam de uma tradição muito forte nos FIA Motorsport Games, que remonta à edição inaugural em 2019.
 
O que começou na Itália com uma disciplina se expandiu para duas na segunda corrida na França, quando o GT se juntou ao GT Sprint. O crescimento continua este ano, com o GT Single Make pronto para fazer sua primeira aparição em Valência.
 
Três conjuntos de medalhas estarão em disputa quando a ação acontecer no Circuito Ricardo Tormo, com as corridas decisivas marcadas para sábado e domingo.  

 


GT: Medalhistas de ouro anteriores em busca de mais glória em Valência
 
A disciplina GT desempenhou um papel crucial no desenvolvimento dos FIA Motorsport Games, com a FIA GT Nations Cup de 2018 no Bahrein atuando como precursora do evento multidisciplinar de hoje. Ambos os medalhistas de ouro anteriores competirão no Circuito Ricardo Tormo, onde enfrentarão muitos adversários novos e familiares.
 
A França defenderá a medalha de ouro que garantiu em casa, embora apenas Eric Debard permaneça do esforço vencedor anterior. Desta vez, ele pilotará um Audi R8 pilotado pela talentosa equipe Saintéloc Racing, com Paul Evrard como companheiro de equipe. O Japão garantiu o ouro em 2019 e tentará um segundo triunfo este ano com uma nova formação, já que Kei Nakanishi e Shigekazu Wakisaka compartilham uma Ferrari 296.
 
Fernando Navarrete Rodrigo representa a Espanha no que será seu terceiro ataque consecutivo à disciplina GT. Mais uma vez, fá-lo-á com um carro e companheiro de equipa diferente da edição anterior: em 2024, Navarrete Rodrigo partilhará um Audi R8 com Jorge Cabezas Catalán.
 
A China disputou a disciplina GT pela última vez em 2019 e está de volta ao grid para a edição deste ano na Espanha. Yaqi Zhang retorna na frente de pilotagem, acompanhado pelo vencedor da classe Prata das 24 Horas de Spa da CrowdStrike, Kang Ling, em um Audi. Yannick Mettler venceu a mesma classe no evento belga no início deste ano e dividirá a Mercedes-AMG inscrita na Suíça com Dexter Müller.
 
Para a Alemanha, o experiente Hubert Haupt pilotará seu familiar Mercedes-AMG, acompanhado pela estrela em ascensão Finn Wiebelhaus. Ivan Peklin representa a Ucrânia, como fez em 2022. Desta vez, ele dividirá um Audi R8 com Konstantin Gutsul, enquanto a Lituânia emparelha Arūnas Gečiauskas com Jonas Karklys ao volante da mesma máquina.
 
Taipé Chinês escolheu Yang Liao e Kuo Hsin Kuo, que pilotarão o popular Mercedes-AMG no Circuito Ricardo Tormo. A Malásia tem fortes perspectivas de medalha com sua formação de Selim Rafique e Weiron Tan, que assumirá o volante de um Lamborghini Huracán, enquanto o Catar colocará Ghanim Salah Al-Maadheed e Ibrahim Ali Al-Abdulghani no Porsche 911 GT3 R da geração 992.
 
Finalmente, o Reino Unido, que contará com o experiente piloto internacional Chris Froggatt. Ele estava no grid em 2019 e pronto para retornar em 2022, apenas para que uma doença forçasse sua retirada na véspera do evento. Froggatt está de volta para a terceira edição, onde dividirá uma Ferrari 296 com James Cottingham, que teve sucesso no British GT e agora compete no Campeonato Mundial de Endurance da FIA.
 
A ação na pista começará com duas sessões de treinos livres, cada uma com duração de 80 minutos. Estes são seguidos pela qualificação (2 x 15 minutos) e uma corrida de qualificação de uma hora. Como foi o caso em 2022, a medalha de ouro será decidida por uma disputa final de uma hora.  
 

GT SPRINT: Profissionais de primeira linha aparecem na lista de inscritos de 2024
 
Introduzida para os segundos Jogos de Automobilismo da FIA na França, a disciplina GT Sprint apresenta inscrições de um único piloto e não impõe limites à categorização de pilotos. Como tal, os melhores pilotos de GT do mundo são elegíveis para participar.
 
Esse é certamente o caso da Espanha, país anfitrião, que tem uma chance muito forte de levar para casa a medalha de ouro com Daniel Juncadella. O nativo de Barcelona traz uma vasta experiência nos mais altos níveis do automobilismo, incluindo o Campeonato Mundial de Endurance da FIA, o Fanatec GT World Challenge Europe Powered by AWS e o DTM. Ele pilotará o Mercedes-AMG GT3 Evo, um carro com o qual conquistou várias vitórias significativas em corridas.
 
O desafio mais óbvio para o anfitrião vem da Turquia, que escolheu Ayhancan Güven como seu representante. O piloto de 26 anos venceu a FIA GT Nations Cup de 2018 e, desde então, estabeleceu-se entre a elite global das corridas de GT. Espere um forte desafio do Porsche 911 de bandeira turca.
 
Além de seu ataque GT para Taipé Chinês, Yang Liao também disputará o GT Sprint no mesmo Mercedes-AMG. A Alemanha optou por uma estratégia muito semelhante, com Finn Wiebelhaus também fazendo dupla tarefa para perseguir as honras do GT Sprint aos comandos de um Mercedes-AMG. Embora ainda tenha apenas 31 anos, Jazeman Jaafar já teve uma longa e bem-sucedida carreira no automobilismo profissional. Agora correndo na Ásia, ele assumirá o volante de um Lamborghini para a Malásia.
 
O Reino Unido será representado por Darren Leung, cujas conquistas incluem a conquista do Campeonato Britânico de GT de 2023 e o título de bronze da Fanatec GT Europe Sprint Cup de 2024. Dirigindo seu familiar BMW M4, Leung será um dos dois pilotos com classificação Bronze competindo no GT Sprint.
 
A entrada lituana será conduzida por Eimantas Navikauskas. O nativo de Kaunas está pronto para seu segundo FIA Motorsport Games, tendo participado da disciplina GT de dois pilotos na última vez no Circuito Paul Ricard. Por fim, os Emirados Árabes Unidos serão representados por Saif Alameri. O segundo Bronze neste grid, ele dirigirá um Porsche dirigido por sua própria equipe Rabdan, que leva o nome do cavalo icônico que pertenceu ao fundador e primeiro presidente dos Emirados Árabes Unidos.
 
Com apenas um piloto por carro, a competição acontecerá em uma única sessão de treinos de 30 minutos, seguida pela qualificação. Cada carro correrá na ordem inversa para a Super Pole, onde cada piloto terá duas voltas cronometradas para definir sua posição no grid para a corrida decisiva de 40 minutos na tarde de domingo.  

 

GT SINGLE MAKE: Nova disciplina traz Ferrari Challenge Trofeo Pirelli para Valência
 
O GT Single Make adicionará uma terceira disciplina GT aos Jogos de Automobilismo da FIA de 2024. A competição é baseada no popular Ferrari Challenge Trofeo Pirelli, com inscrições de um único piloto competindo ao volante do novo carro 296 Challenge da fabricante italiana.
 
Os Estados Unidos serão representados por Lisa Clark. Ela traz oito temporadas de experiência no Ferrari Challenge, vencendo uma série de corridas e títulos ao longo do caminho, incluindo o título da Coppa Shell Am de 2023 na América do Norte.
O alemão Axel Sartingen também conhece o sabor do sucesso, tendo vencido o Ferrari Challenge Europe Coppa Shell e as Finais Mundiais em 2022. A Itália também será representada por um piloto experiente na forma de Paolo Scudieri, que passou as últimas cinco temporadas competindo na série Ferrari Challenge Europe. O piloto suíço Christophe Hurni adiciona ainda mais know-how de corrida à lista de inscritos.
A Geórgia contará com Davit Kajaia, que tem uma longa e bem-sucedida história no automobilismo de carros de turismo. O Japão contará com Ken Abe, que competiu em todo o mundo em uma variedade de máquinas. Talal Shair hasteará a bandeira do Líbano, enquanto a nação anfitriã Espanha escolheu Ivan Velasco Sanchez como seu GT Single Make esperançoso.
O sueco Christian Kinch tem mais de uma década de experiência no Ferrari Challenge, enquanto o britânico James Owen só corre com máquinas da Ferrari desde 2023. Este último conquistou o título Am na Ferrari Challenge Trofeo Pirelli World Final no último fim de semana durante o Finali Mondiali de Imola. Owen produziu um desempenho notável que o levou à vitória geral graças a grandes chamadas de estratégia. A Venezuela tem o piloto mais jovem do grid GT Single Make, Angelo Carlo Fontana Oliviero, enquanto o português Álvaro Ramos é o estadista mais velho em todas as três disciplinas GT.
Haverá duas sessões de treinos livres na sexta-feira, seguidas de duas sessões de qualificação no sábado. Os pilotos disputarão ambos, com a média de seu melhor tempo de cada um decidindo o grid. A corrida pela medalha será disputada às 13h45 de domingo.  

 

 
 
Informações da categoria: Disciplina de circuito para equipes de dois pilotos. Line-up máximo de Prata/Bronze. Todos os carros estão em conformidade com os regulamentos GT3.
 
Formato: Duas sessões de treinos livres. Duas sessões de qualificação, com um piloto por carro disputando uma sessão. O tempo médio do carro nas duas sessões define o grid para a corrida de qualificação, cujo resultado define o grid para a corrida final.
 
CORRIDA GT
 
Informações da categoria: Disciplina de circuito para entradas de um único piloto. Sem limite para a categorização de motoristas. Todos os carros estão em conformidade com os regulamentos GT3.
 
Formato: Uma sessão de treinos de 30 minutos, seguida pela qualificação e Super Pole, na qual os carros correm na ordem inversa, e cada piloto tem duas voltas cronometradas para definir sua posição no grid para a corrida pela medalha.
 
GT MARCA ÚNICA
 
Informações da categoria: Disciplina de circuito para inscrições de um único piloto, com base no Ferrari Challenge Trofeo Pirelli. Todos os competidores usam o carro Ferrari 296 Challenge.
 
Formato: Duas sessões de treinos livres, seguidas de duas sessões de qualificação. A média do melhor tempo de cada piloto nas duas sessões decide o grid. A corrida de medalhas acontece no domingo.
 
     

You may also like