Um trio de categorias Cross Car trará uma boa dose de ação off-road para os Jogos de Automobilismo da FIA em Valência esta semana, com as nações buscando honras nas categorias Sênior, Júnior e Mini pela primeira vez.
Um total de 53 competidores de 29 nações diferentes participarão nas três classes, cada um usando poderosos buggies off-road com uma série de ases do autocross e rallycross competindo pela glória. A competição terá lugar no Circuito da Aspar, localizado a 40 km a sul do Circuito Ricardo Tormo.
Cross Car Sr
No Senior, 25 nações buscarão a glória. Os motoristas devem ter 16+ anos e cada um deles lidará com buggies de tração traseira construídos especificamente para isso, movidos por motores de motocicleta de 3 ou 4 cilindros de 600-890 cc. Os pilotos lutarão em uma série de baterias e semifinais antes de uma final de sete voltas na tarde de domingo decidir as medalhas, disputadas pelos 10 inscritos mais rápidos.
No topo da lista está o medalhista de ouro de 2022, a equipe da França, que retorna com seu piloto vencedor David Méat, e ele também enfrentará uma concorrência renovada do piloto da equipe espanhola, Ivan Piña, que empurrou Méat até o fim na última final na França, há dois anos. A equipe da Suécia chega à Espanha na esperança de aumentar a medalha de bronze conquistada em 2022, com o tricampeão sueco Sebastian Enholm se juntando à equipe este ano.
A escada de progressão da classe Júnior para os Seniores é mostrada com grande efeito pelas inscrições da Holanda e da Turquia, ambas com pilotos que se graduam na categoria Sênior pela primeira vez. O medalhista de ouro do campo júnior de 2022, Nathan Ottink, representa a Holanda, enquanto Can Alakoç assume o lugar da Turquia.
Cross Car Jr
O campo Junior está fortemente representado por 14 nações diferentes, com adolescentes talentosos com idades entre 13 e 15 anos lidando com buggies de 690cc movidos a dois cilindros. A competição segue o mesmo formato do Sênior, com qualificação, eliminatórias e semifinais usadas para reduzir o campo para a final decisiva da medalha no domingo.
Com seu piloto vencedor se formando este ano, a equipe da Holanda agora pede a Pim Vlassak para manter sua sequência de vitórias. Do grid de 2022, apenas um piloto retorna, com a equipe da Espanha ficando com Diego Martinez Gonzalez, que terminou em quinto na França há dois anos e terá os olhos mais altos desta vez.
Medalhista de prata nos últimos Jogos, a equipe da Suécia traz Josefin Holmqvist, enquanto o bronze de dois anos atrás A equipe da Bélgica tem Lucas Cartelle no comando.
Mini Cross Car
A categoria Mini faz sua estreia nos Jogos deste ano, completando o trio de categorias Off Road, e opera para pilotos de 8 a 12 anos, todos competindo com carros 2WD Cross de nível 1 sem caixa de câmbio idênticos fornecidos pela FIA. Esta competição acontece como um torneio eliminatório, com dois pilotos de diferentes nações competindo frente a frente para avançar em uma série de qualificações e semifinais, antes de uma final A decidir as medalhas de ouro e prata, e uma final B distribuir o bronze para o vencedor.
Considerando que é uma nova adição para este ano, será um campo aberto para as 14 nações concorrentes, que vão desde Moçambique, Brasil e Peru até os pesos pesados europeus França, Alemanha, Espanha, Holanda e Finlândia. O campo também tem a distinção de apresentar uma divisão quase uniforme entre competidores masculinos e femininos, mostrando diversidade na próxima geração de pilotos off-road.
Das participantes femininas, Alisha Dos Santos Costa lida com a entrada da equipe de Moçambique, Célie Perrichot representa a equipe da França, Lena Straub corre pela equipe da Alemanha, enquanto Merel Hoogstra representa a equipe da Holanda. Straub e Hoogstra serão os pilotos mais jovens de todo o pelotão nos Jogos de Automobilismo da FIA, com 8 anos e 1 mês e 8 anos e 2 meses, respectivamente. Alguns dos meninos a serem observados incluem Iivari Männistö para a equipe da Finlândia, Hugo Fuertes Hernandez da equipe espanhola, Michal Hrčka para a equipe tcheca e Edwin Gjedtjernet Høgberg para a equipe da Noruega.
A acção das três disciplinas de Cross Car arranca no Circuito de Aspar a partir de sexta-feira, 25 de Outubro, até à série de finais no domingo.
CROSS CAR: INFORMAÇÕES SOBRE A DISCIPLINA
MINI CROSS CAR Informações da categoria: Para pilotos de 8 a 12 anos de idade, competindo com carros 2WD Cross de nível 1 idênticos fornecidos pela FIA. Torneio eliminatório, com dois pilotos de diferentes nações competindo frente a frente, até uma final B para decidir o medalhista de bronze, enquanto a final A definirá ouro e prata. Formato: Treinos Livres: 3 sessões min. de 2 voltas cada Qualificação: 2 sessões de 2 voltas cada Semifinal: Rodada de 32 – Rodada de 16, Quartas de Final, Semifinal – 2 voltas Corrida: A-Final – 4 voltas (Ouro e Prata); B-Final 4 voltas (Bronze)
CROSS CAR JÚNIOR Informações da categoria: Para pilotos de 13 a 15 anos, competindo em carros 2WD Junior Cross de 690cc de dois cilindros. A final de 7 voltas decide as medalhas. Formato: Treinos Livres: 3 sessões de 4 voltas cada Qualificação: 3 baterias de 5 voltas cada Corridas: 1 Semifinal de 6 voltas + 1 Final de 7 voltas
CROSS CAR SÊNIOR Informações da categoria: Para pilotos com 16+ anos de idade, competindo com carros cruzados seniores 2WD de 3 ou 4 cilindros de 600 a 890 cc. A final de 7 voltas decide as medalhas. Formato: Treinos Livres: 3 sessões de 4 voltas cada Qualificação: 3 baterias de 5 voltas cada Corridas: 1 Semifinal de 6 voltas + 1 Final de 7 voltas