Por Zack Albert
O vice-presidente da Hendrick Motorsports, Jeff Gordon, disse na terça-feira que a organização aceitou a penalidade de desqualificação aplicada à sua equipe Chevrolet nº 48 no último fim de semana, explicando que a equipe não entrou com um recurso em parte porque nenhuma evidência de exoneração foi encontrada na inspeção pós-corrida.
Os comentários de Gordon foram feitos durante o segmento “Morning Drive” de terça-feira na SiriusXM NASCAR Radio, após a vitória decisiva de Kyle Larson para a Hendrick Motorsports no evento de pista de Charlotte Motor Speedway no domingo. Larson chegou à Rodada de 8 nos Playoffs da Cup Series, com os companheiros de equipe William Byron e Chase Elliott se juntando a ele após a corrida de eliminação de domingo. O companheiro de Hendrick, Alex Bowman, também estava em posição de avançar na pós-temporada para fazer uma varredura limpa para todas as quatro equipes, mas seu Chevy nº 48 não atendeu ao requisito de peso mínimo na inspeção pós-corrida, resultando em uma penalidade de desqualificação.
Bowman foi relegado para o último lugar no grid de 38 carros, o que o tirou do grid de playoff e abriu a porta para Joey Logano, da Team Penske, preencher a oitava e última vaga na próxima rodada. A Hendrick Motorsports enfrentou um prazo de 17h ET na segunda-feira para apelar da penalidade, mas optou por não fazê-lo, pedindo desculpas aos fãs e parceiros da equipe e dizendo em uma declaração: “Nós simplesmente não nos demos margem suficiente para atender ao requisito pós-corrida. Embora não intencional, a infração era evitável.”
Gordon disse que a organização considerou vários fatores para chegar a essa decisão, incluindo qualquer possível dano causado pelo salto significativo do carro nº 48 na chicane da reta frontal no início da corrida.
“Você só olha para esta corrida em geral e a quantidade de contato, queríamos realmente inspecionar o carro completamente para ver se havia danos suficientes ou se havia algo que foi desalojado do carro”, disse Gordon à SiriusXM. “Então a NASCAR foi ótima durante todo o processo. Você não pode realmente inspecionar muito na pista de corrida, então não tínhamos certeza, mas eles levaram para o centro de tecnologia, olharam ontem e examinaram completamente e não encontraram nada. Então, honestamente, é apenas uma daquelas coisas em que a NASCAR tem pesos mínimos pré-corrida, mínimos pós-corrida, e nossas equipes, para apenas fazer os carros de corrida de melhor desempenho a cada fim de semana para nossos pilotos, sabemos que temos que ficar o mais próximo possível desses mínimos, e neste caso, o carro 48, eles simplesmente cortaram muito perto e perderam, e então isso é por nossa conta.
“Ficamos bem envergonhados com isso e muito decepcionados depois do que parecia ser um dia histórico e um dos dias mais emocionantes que tivemos na pista de corrida, sendo uma corrida em casa e tudo mais e comemorando na Victory Lane e todos os quatro, e tudo isso foi apagado. Então, olhamos para todos os fatos e não sentimos que havia realmente algo que nos sentíssemos confortáveis em apelar, e vamos seguir em frente.”
Gordon disse que se encontrou com os executivos de competição da Hendrick Motorsports, Jeff Andrews e Chad Knaus, juntamente com os chefes de carros e de equipe das equipes, acrescentando que “vamos avaliar e provavelmente ajustar nossos procedimentos e processos” para garantir que as tolerâncias de inspeção sejam atendidas nas próximas corridas.
“Certamente, olhando para trás, não parece que forçar tanto quanto fizemos ou cortar tão perto quanto fizemos valeu a pena”, disse Gordon. “Mas, ao mesmo tempo, adoro que nossas equipes de corrida prestem atenção a todos os detalhes, e isso está em mil áreas diferentes no carro. Então, certamente daremos uma olhada nisso, e o mais importante é garantir que todos os nossos quatro carros daqui para frente sejam capazes de atender a essas tolerâncias.”
A elegibilidade de Bowman para o campeonato expirou após o Charlotte Roval, com suas esperanças de playoff frustradas por uma margem de 20 pontos após a penalidade de domingo à noite. Mas Gordon elogiou o que tem sido uma temporada de recuperação para Bowman, que quebrou uma derrapagem de 80 corridas com sua vitória no verão na Chicago Street Race e que retornou aos playoffs após perder o campo em 2023.
“Há uma infinidade de fatores que tornam isso difícil de engolir, mas um dos pontos-chave é o desempenho da equipe 48 e o que Alex fez”, disse Gordon. “Aquela equipe sofreu muita pressão. Eles estão construindo essa equipe, ganhando mais profundidade, ficando confortáveis uns com os outros. Alex está saudável este ano, eles vão vencer em Chicago, chegar aos playoffs e se apresentar em alto nível nos playoffs. Então você odeia tirar esse ímpeto e essa oportunidade, e eu sei que eles também estão decepcionados, e eu também sei que eles têm pontos a ganhar e chegar o mais alto possível nos pontos quando você ver o que acontece nesta próxima rodada. Esses caras podem ganhar muitos pontos e chegar alto e manter o ímpeto e vencer corridas e levar isso para a próxima temporada e, com sorte, começar a temporada bem.”
O restante do grupo Hendrick Motorsports tem aspirações de terminar forte e avançar para a final do Campeonato 4 em Phoenix Raceway em 10 de novembro. Elliott construiu sua consistência, Byron reacendeu um pouco de sua magia do início da temporada nas últimas semanas, e Larson somou mais uma em uma série de saídas dominantes no domingo com sua sexta vitória da temporada.
A Hendrick Motorsports colocou dois carros entre os quatro finalistas do campeonato em dois dos últimos três anos em Phoenix, e Gordon disse que a organização estava se aproximando de um pico de desempenho oportuno.
“Isso é superimpressionante, e é isso que você quer”, disse Gordon. “Você quer ficar em alta nessa época do ano, e acho que todos os nossos times, posso dizer que eles têm aquele brilho nos olhos, eles têm uma oportunidade incrível de lutar por um campeonato, e esta próxima rodada se alinha muito bem para todos os três times que ainda temos nos playoffs. Qualquer um deles pode não apenas… Espero que levemos todos os três para Phoenix, mas qualquer um deles pode ganhar o campeonato este ano.”
Fonte: Nascar