Jake Dennis vence a primeira corrida da era Gen3 no México

por Colaborador

Cidade do México, México. Sentado. 14 de janeiro de 2023 – Avalanche Andretti O piloto da equipe de Fórmula E, Jake Dennis, produziu uma corrida dominante para vencer o Hankook Mexico City E-Prix de 2023 e a primeira corrida para o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente do mundo, o GEN3.

Formula E

Dennis subiu do segundo lugar no grid de largada para vencer a corrida à frente do piloto da TAG Heuer Porsche Formula E Team, Pascal Wehrlein, que largou de sexto para terminar em segundo, e de Lucas di Grassi, da Mahindra Racing, que caiu da Pole Position de Julius Baer para terminar em terceiro.
Após a corrida, Dennis mergulhou na adulação do Foro Sol e da multidão de mais de 40.000 fãs apaixonados que testemunharam a estreia histórica do GEN3, um carro de corrida com desempenho no limite da inovação e ultrapassando os limites da tecnologia EV.
O piloto da Andretti fez aquela que seria a jogada vencedora na volta 12, com o britânico aproveitando uma abertura deixada por di Grassi.
A partir daí, Dennis ampliou sua liderança e, por três períodos de Safety Car, conseguiu fugir com a liderança da corrida, vencendo Wehrlein por sete segundos.
O vencedor do ano passado no México, Wehrlein, avançou para uma margem de 11 segundos sobre o terceiro colocado di Grassi, tendo subido do sexto lugar no grid, com o fabricante alemão Porsche terminando com quatro de seus motores entre os dez primeiros.
Embora di Grassi tenha largado na pole, ele se viu na defensiva entrando no terço final da corrida e precisou de toda a astúcia do brasileiro para afastar as atenções de Jake Hughes, da NEOM McLaren Formula E Team, nos estágios finais.
Eventualmente, o novato ficaria preocupado com Lotterer aparecendo em seus espelhos, aliviando a pressão sobre di Grassi. Lotterer, que se mudou para a equipe Andretti movida a Porsche fora da temporada, ultrapassou a McLaren de Hughes por dentro na curva fechada na última volta.
O quinto lugar não foi uma decepção para Hughes na estreia; o novato mais do que impressionante desde que assumiu a vaga da McLaren nos testes em Valência. Ele voltou para casa com o ressurgente Sebastien Buemi – o suíço mudou da Nissan para a Envision Racing durante o inverno.
O campeão da 6ª temporada, António Félix da Costa, aumentou a contagem da Porsche com o sétimo lugar no dia, lutando para subir nas posições por pontos no final da corrida com um MODO DE ATAQUE tardio. Mitch Evans silenciosamente conquistou pontos e oitavo para a Jaguar TCS Racing, Nick Cassidy fez dois carros da Envision Racing nos pontos com o nono, enquanto o atual campeão Stoffel Vandoorne só conseguiu dirigir seu DS PENSKE para um único ponto do 14º no grid.
Dennis selou a volta mais rápida do TAG Heuer.
As rodadas 2 e 3 do ABB FIA Formula E World Championship acontecem em Diriyah, Arábia Saudita, na sexta-feira, 27 de janeiro, e no sábado, 28 de janeiro,
Jake Dennis, nº 27, Avalanche Andretti Formula E, disse:
“Os torcedores aqui foram sensacionais. Naquela volta final eu realmente pude ouvi-los torcendo. Começar na primeira fila e depois vencer por tanto, com uma dobradinha da Porsche, um grande grito para minha equipe.
“Foi uma corrida tão física. Esses carros são tão difíceis de pilotar fisicamente e com a aderência mais baixa também, torna tudo mais desafiador. Mas é ainda mais gratificante, especialmente quando você vence por cinco segundos. Hora de tomar tequila com o equipe, uma corrida incrível.
“Minha equipe e eu temos um relacionamento tão bom juntos. Nós apenas trabalhamos tão bem. Não parecia que estava acontecendo na qualificação, nós invertemos, fizemos alguns pequenos ajustes para a corrida e acertamos em cheio. Muitos parabéns para meu pessoal, este é um pequeno reembolso para eles e espero ter mais sucesso porque a Arábia Saudita não está tão longe.”
Pascal Wehrlein, nº 94, TAG Heuer Porsche Formula E Team, disse:
“Ótima maneira de começar a temporada, este lugar foi incrível. Quando você começa em P6 e termina em P2 – isso é realmente muito bom. Sou muito grato ao carro e aos meus companheiros de equipe por isso, acho que nos últimos meses demos muito trabalho – especialmente nas últimas semanas depois do Valência – só quero agradecer a todos na equipe pelo trabalho duro. Temos um objetivo claro nesta temporada, e essa é a melhor maneira de começar.
“Parecia que o ritmo na corrida estava muito bom, mesmo na classificação todos os carros da Porsche foram super fortes. Esperamos que não seja um caso isolado e continuamos trabalhando duro. No ano passado, o México também foi nossa melhor corrida, então temos que ter certeza de que continuamos trabalhando duro para entender o carro muito bem e progredir. Queremos lutar pelo campeonato e é uma boa maneira de começar.
Lucas di Grassi, nº 11, Mahindra Racing, disse:
“Foi uma corrida muito dura, claro que sabemos nesta corrida que os Porsches são muito rápidos, lembre-se no ano passado eles ganharam P1, P2 e desapareceram. Era impossível segurar Jake e Pascal, eu estava com pouca energia mas tentei defender o máximo que pude. No final, um pódio é como uma vitória para nós com apenas três ou quatro dias neste carro, lá há tanto potencial para levá-lo adiante, então estou muito feliz.”

You may also like