Jaguar TCS Racing lança o novo Jaguar I-TYPE 7 em São Paulo para iniciar a campanha 2024/25

por Formula E News

A Jaguar TCS Racing revelou seu novo candidato ao Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA – o Jaguar I-TYPE 7 – na véspera de girar uma roda no Treino Livre 1 no E-Prix de São Paulo. A revelação ocorreu a 37 andares no deslumbrante centro de São Paulo, marcando o início da campanha do Campeonato Mundial 2024/25 da Jaguar TCS Racing.

Após a estreia de uma pintura de teste temporária no teste oficial de pré-temporada em Madri no mês passado, a Jaguar TCS Racing revelou hoje uma pintura totalmente nova para a duração da temporada, que apresenta o design preto, branco e dourado da equipe.

James Barclay, diretor da equipe Jaguar TCS Racing: “Que semana emocionante foi começar nossa campanha pelo título de 2024/25. Em primeiro lugar, a revelação do novo Jaguar Type 00 em Miami e agora a apresentação do nosso Jaguar I-TYPE 7 em sua pintura oficial aqui em São Paulo, menos de 24 horas antes de estar na pista nas mãos de Nick Cassidy e Mitch Evans. É um momento incrivelmente emocionante para a marca Jaguar e para nós, como atuais campeões mundiais.

“Paralelamente às vitórias no Campeonato Mundial de Equipes da 10ª Temporada e no Troféu de Fabricantes com o Jaguar I-TYPE 6, projetamos, desenvolvemos e testamos o novo Jaguar I-TYPE 7. O novo trem de força da Jaguar está no início de sua jornada de desenvolvimento, mas vimos sinais iniciais positivos e, junto com todas as equipes, temos gostado do desafio de maximizar os novos regulamentos e capacidades que vêm com a mudança para a era GEN3 Evo da Fórmula E. O GEN3 Evo e a nova homologação significam que os fabricantes tiveram a oportunidade de introduzir conceitos e componentes aprimorados do trem de força, além da carroceria comum e da capacidade de tração nas quatro rodas. Tenho certeza de que as mudanças significarão não apenas carros mais rápidos, mas também uma temporada incrivelmente acirrada e competitiva, onde a maior parte do grid poderá estar em posição de lutar por pódios e vitórias.

“Mais importante ainda, esses novos regulamentos nos dão mais oportunidades para desenvolver e provar a tecnologia de veículos elétricos em um ritmo acelerado e garantir que esses benefícios sejam transferidos para os futuros veículos totalmente elétricos da Jaguar para o benefício de nossos clientes.”

Mitch Evans, piloto #9 da Jaguar TCS Racing: “Estou animado para voltar à pista mais uma vez para a Jaguar TCS Racing. É uma ótima sensação ir a São Paulo como os atuais campeões mundiais de equipes de Fórmula E e, depois de um período de entressafra movimentado testando nosso novo carro GEN3 Evo, faremos tudo o que pudermos para garantir que a equipe comece a 11ª temporada com força.”

Nick Cassidy, piloto #37 da Jaguar TCS Racing: “Estou realmente ansioso para começar minha segunda temporada com a Jaguar TCS Racing. É claro que na 10ª temporada deixamos negócios inacabados. Fizemos alguns progressos importantes com o Jaguar I-TYPE 7 no teste de pré-temporada em Madri, então espero que possamos continuar esse ritmo e fazer um começo positivo na rodada de abertura da nova campanha em São Paulo.”

Foco tecnológico do Jaguar I-TYPE 7

A nova era GEN3 Evo da Fórmula E introduzida na 11ª temporada vê atualizações significativas para as principais áreas exigidas pela FIA de todos os carros (componentes comuns) e novas oportunidades tecnológicas significativas para os fabricantes (perímetro do fabricante).

As atualizações da carroceria compartilhadas por todas as equipes incluem um novo nariz e aerodinâmica aprimorada que permitirá que os carros corram mais próximos do que nunca, enquanto os novos pneus Hankook iON oferecem 5-10% mais aderência – e um desafio significativo para todas as equipes entenderem suas características.

Embora a potência máxima de tração permaneça a mesma em 350 kW, pela primeira vez o Kit de Trem de Força Dianteiro (FPK) também está disponível para fornecer tração – o que significa que a tração nas quatro rodas será permitida nos Duelos de Qualificação, durante as fases de lançamento e Modo de Ataque das corridas. As equipes poderão controlar a distribuição desses 350 kW pelos eixos dianteiro e traseiro nessas fases por meio de seus próprios sistemas de controle de software, sendo a transição entre a tração traseira e nas quatro rodas particularmente crítica. Na frenagem, os trens de força dianteiros e traseiros fornecerão 600 kW combinados de regeneração na bateria.

Como fabricante, a Jaguar projetou um número significativo de atualizações tecnológicas adicionais para o I-TYPE 7. O principal deles é um trem de força traseiro totalmente novo composto por inversor, MGU e transmissão. Esse trem de força não é apenas empacotado de maneira muito diferente de seu antecessor para dar ao Jaguar I-TYPE 7 melhor equilíbrio geral de manuseio, mas também houve uma redução no peso dos sistemas auxiliares elétricos.

Dentro desse trem de força traseiro da Jaguar, o novo MGU é ainda mais eficiente devido a melhorias nas tecnologias de gerenciamento térmico – o que significa que o I-TYPE 7 pode fazer uso mais eficiente da energia disponível para ir mais rápido por mais tempo. Todas essas atualizações do trem de força significam que o desenvolvimento de novos controles de software, com os quais os regulamentos da 11ª temporada permitem maior liberdade para os fabricantes nesta área, tem sido um ponto focal importante nos testes de pré-temporada do I-TYPE 7.

Outras atualizações de hardware específicas do Jaguar I-TYPE 7 incluem suspensão traseira redesenhada. Juntamente com o equilíbrio aprimorado oferecido pelo novo pacote do trem de força, a nova suspensão traseira significará maior adaptabilidade das características de manuseio entre os circuitos.

No geral, o Jaguar I-TYPE 7 é um carro de corrida significativamente mais avançado do que seu antecessor I-TYPE 6 – o carro que levou a Jaguar à vitória no Campeonato Mundial de Equipes de 2024 e nos títulos do Troféu de Construtores.

A Jaguar TCS Racing entra na nova temporada com o apoio e a experiência de seus parceiros – Tata Consultancy Services (TCS), Wolfspeed, Dow, Castrol e Google Cloud – que se unem na busca de descobrir e impulsionar inovações para o futuro das corridas totalmente elétricas, bem como a próxima geração de veículos elétricos. A equipe também se junta a fornecedores oficiais da Alpinestars, AERO e Reflo. As luzes se apagam em São Paulo às 14h05 (GMT -3) do sábado, 07 de dezembro.

Fonte: Jaguar Racing TCS

You may also like