Iron Dames firma parceria expansiva com a Porsche Motorsport

por Racer

A Porsche Motorsport confirmou que as Iron Dames retornarão à marca no início de uma nova parceria de vários anos com o esquadrão feminino. Isso marca o início de uma nova iniciativa para promover mulheres no automobilismo.

A parceria inclui a promoção da piloto de longa data da Iron Dame, Michelle Gatting, para piloto contratada pela Porsche. A piloto dinamarquesa será acompanhada pela suíça Rahel Frey, Sarah Bovy da Bélgica e pela francesa Célia Martin. As quatro pilotos competirão na Michelin Endurance Cup (GT Daytona) do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, no FIA World Endurance Championship (LMGT3), na European Le Mans Series (LMGT3) e na Asian Le Mans Series (GT). A última série começa no próximo fim de semana em Sepang.

A Iron Dames fará parceria com a Team Manthey para o WEC, onde Gatting, Bovy e Martin formarão o esquadrão principal, e a Proton Competition nas outras séries. Gatting, Bovy e Frey serão a formação principal de pilotos para a Michelin Endurance Cup.

“A Porsche representa uma cultura de oportunidades iguais e diversidade. Incentivar as mulheres a se envolverem no automobilismo e, então, apoiá-las em competições abertas é algo que valorizamos muito”, disse Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport para o correspondente Richard S. James da revista Racer..

“Neste contexto, vimos que o projeto Iron Dames é bem estruturado e foi muito bem-sucedido nos últimos anos. Como nossas equipes de clientes já comemoraram vitórias com as Iron Dames, agora estamos dando o próximo passo lógico. Estamos muito confiantes de que a colaboração em todas as séries colherá excelentes resultados e podemos destacar nossa contribuição para apoiar as pilotos de corrida femininas com vitórias e pódios.”

Lançada em 2018 por Deborah Mayer, a Iron Dames vem competindo em corridas de resistência em todo o mundo e é a primeira equipe exclusivamente feminina a vencer uma corrida no Campeonato Mundial de Resistência da FIA. Bovy, Frey e Gatting conquistaram a vitória final da GTE-Am no final da temporada de 2023 no Bahrein (imagem principal) . Essa vitória veio em um Porsche 911 RSR 19.

“É uma honra unir forças com uma marca tão renomada como a Porsche Motorsport, que compartilha o mesmo objetivo de deixar um legado duradouro no automobilismo enquanto impulsiona o progresso”, disse Mayer. “O Iron Dames Project sempre foi enraizado no poder dos sonhos de superar barreiras. Nossa jornada não é apenas sobre competir no mais alto nível, mas também sobre provar que a porta para o mundo das corridas está aberta a todos com paixão e determinação.

“A partir de 2025, pretendemos estabelecer novos padrões juntos, para empoderar mulheres em corridas de resistência, apoiar futuras pilotos femininas, mudar percepções e inspirar a próxima geração. ‘Porsche X Iron Dames’ fornece mais do que um novo ímpeto para mulheres no automobilismo, ele envia uma mensagem poderosa de que todo sonho vale a pena perseguir, não importa quão ambicioso seja. Estou ansiosa para ver Célia, Michelle, Rahel e Sarah correndo carros Porsche em todo o mundo novamente e para ver o movimento ‘Every Dream Matters’ florescer com elas.”

A aliança entre a Porsche Motorsport e a Iron Dames deve continuar por vários anos. Planos já estão em andamento para que o projeto seja intimamente ligado à bem-sucedida pirâmide de desenvolvimento júnior do fabricante alemão de carros esportivos. O objetivo é ligar os programas nacionais de suporte nas copas monomarca da Porsche, o Programa Júnior central da Porsche Motorsport e a iniciativa recentemente introduzida “Iron Dames Young Talents”. O objetivo é criar um caminho para jovens talentos do kart para as corridas de alto nível.

You may also like