Intrepid RM-1 Chevrolet

por Gildo Pires
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Progredindo pelas várias classes durante a década de 1980, o piloto privado Jim Miller subiu para o IMSA GTP em 1989. Ele rapidamente descobriu que seu Spice com motor Chevrolet “pronto para uso” não era páreo para os Nissans e Toyotas de fábrica.

Para preencher a lacuna, Miller primeiro pediu ao engenheiro Bob Riley para atualizar seu Spice antes da temporada de 1990 e então contratou Riley para projetar um novo carro do zero. A tarefa de construir a máquina GTP foi Gary Pratt, ex-Protofab, que havia desenvolvido o carro Corvette Trans-Am projetado por Riley, anteriormente pilotado por Miller. Riley já estava andando por aí com o design para um carro GTP com motor central há algum tempo, mas até que Miller o abordasse, não havia encontrado parceiros dispostos.

Downforce era a palavra-chave nas corridas IMSA, mais especificamente downforce de efeito solo gerado por enormes túneis no chão. Consequentemente, Riley projetou o novo carro GTP para ter a maior parte inferior permitida pelos regulamentos. A máquina GTP ostentava um monocoque composto de fibra de carbono com suspensão interna dianteira e traseira para liberar ainda mais espaço para os túneis. Ele estava vestido com uma carroceria incomumente romba com laterais de laje. 

Originalmente, Miller pretendia que o carro fosse movido por um desenvolvimento do motor V10 de Judd, que era presumido ser capaz de mais de 1.000 bhp. Os regulamentos da IMSA, no entanto, favoreciam os motores de bloco de estoque em vez dos motores mais exóticos construídos para esse fim. Isso levou Miller a recorrer ao seu fornecedor de longa data, a General Motors, para um V8 de bloco pequeno testado e confiável. Deslocando pouco menos de 6,5 litros, o motor Chevrolet foi desenvolvido pela Katech e equipado com o mais recente sistema de gerenciamento de motor fornecido diretamente pela General Motors. Bom para cerca de 800 bhp, o V8 de bloco pequeno foi acoplado a uma caixa de câmbio Hewland de cinco velocidades.

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Apelidado de Intrepid RM-1, um par dos novos carros de corrida GTP foi construído pela recém-criada Pratt & Miller no início de 1991. O foco de Riley na aerodinâmica do efeito solo valeu a pena, pois o carro produziu cerca de 4.000 kg de downforce e foi capaz de forças de curva de até 3,5 G. Inscrito por Wayne Taylor, o primeiro exemplar impressionou em sua estreia no início de março em West Palm Beach. O sul-africano se classificou em sexto e terminou a corrida em segundo. Taylor posteriormente se classificou na pole em Miami, mas não conseguiu terminar devido a uma falha no semi-eixo.

Em maio, o segundo carro estava pronto e confiado a Tommy Kendall. Durante as saídas subsequentes, Taylor e Kendall impressionaram, especialmente durante a qualificação. Após uma série de finalizações fortes, Taylor marcou a primeira vitória IMSA GTP para o Intrepid em Nova Orleans após largar em sétimo. Em Watkins Glen, os níveis de downforce sem precedentes causaram uma falha na suspensão, que jogou o Intrepid de Kendall contra o muro em alta velocidade. Ele teve sorte de sair ileso, mas isso significou que a equipe ficou reduzida a um carro pelo restante da temporada. Taylor continuou a impressionar na qualificação, mas nenhuma outra vitória foi conquistada. 

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Antes da temporada de 1992, dois carros adicionais foram construídos; um para Tommy Kendall, enquanto o outro carro, junto com o Intrepid de 1991 sobrevivente, foi vendido para a Tom Milner Racing. Em uma busca para garantir mais suporte, os carros foram renomeados para Chevrolet GTP, mas não adiantou. Durante a temporada, os carros perderam competitividade.

Entre os problemas estavam a troca obrigatória para freios de aço dos discos de composto de carbono usados ​​anteriormente e a falta de velocidade máxima devido ao arrasto considerável criado pelos altos níveis de downforce. Os pódios no início da temporada de 1992 foram os raros destaques daquele ano. 

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Os carros correram na temporada de 1993, mas com pouco sucesso. Apesar do seu potencial e dos níveis sem precedentes de downforce gerados pelo Intrepid, no final das contas, apenas uma vitória foi conquistada.

O legado do projeto é muito mais impressionante, pois Bob e seu filho Bill Riley usariam um derivado do design para criar as corridas de protótipos de grande sucesso Riley & Scott, enquanto a parceria Pratt & Miller continua até hoje, mais famosa por executar o programa de fábrica do Chevrolet Corvette.

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Motor
ConfiguraçãoKatech/Chevrolet 90º V8
LocalizaçãoNo meio, montado longitudinalmente
Construçãobloco e cabeçote de alumínio
Deslocamento6.500 cc / 396,7 pol.
Trem de válvula2 válvulas / cilindro, OHV
Alimentação de combustívelInjeção de combustível
LubrificaçãoCárter seco
AlimentaçãoAspirado naturalmente
Potencia800 cv/597 kW
BHP/Litro123 cv/litro
Transmissão
Corpocomposto de fibra de carbono
Chassismonocoque de favo de mel de alumínio e composto de fibra de carbono
Suspensão (fr/r)braços duplos, molas helicoidais acionadas por haste de pressão sobre amortecedores, barra estabilizadora
Direçãocremalheira e pinhão
Freiosdiscos ventilados, all-round
CâmbioTentei manual de 5 velocidades
TraçãoTração traseira
Dimensões
Peso850 quilos / 1.874 libras
Comprimento / Largura / Altura4.801 mm (189 pol.) / 1.981 mm (78 pol.) / 1.041 mm (41 pol.)
Distância entre eixos / Trilha (fr/r)2.794 mm (110 pol.) / N/A / N/A
Rodas (fr/r)13 x 17 / 15 x 17
Números de desempenho
Potência0,94 cv/kg

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