Inscrição de 36 carros definida para o FIA WEC 2025

por Racer

Fonte: JEP

Uma lista de inscritos para a temporada completa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2025 foi revelada. Ela apresenta um total de 36 carros, com uma divisão igual de 18 carros cada em Hypercar e LMGT3.

Embora o limite para inscrições tenha sido aumentado para 40 carros em 2025, ante 37 em 2024, a retirada da Lamborghini e da Isotta Fraschini do campeonato e a mudança da JOTA para a Cadillac fizeram com que o campo permanecesse estático em 36 carros. No Hypercar, oito grandes fabricantes se inscreveram para a campanha, todos com dois carros de fábrica cada, de acordo com a nova regra de “dois carros” que está sendo introduzida para 2025.

A adição principal vem na forma do par de Valkyrie AMR-LMHs LMH-spec da Aston Martin THOR Team, que trará notas estridentes do motor V12 não híbrido normalmente aspirado do carro para o grid. Segundo o jornalista Stephen Kilbey (colaborador da revista Racer), o carro fará sua estreia global em fevereiro no Qatar.

A lista de inscritos também confirma a saída do programa Lamborghini Iron Lynx SC63, que se encerra após um único ano com um único carro para a temporada completa em 2024.

Sem nenhum pacote de financiamento e um provedor de serviços alternativo garantido a tempo, a marca italiana está se afastando completamente do FIA WEC, mesmo na LMGT3, onde o programa Iron Dames está indo para a Porsche e a Iron Lynx está trazendo a Mercedes-AMG para o campeonato pela primeira vez.

Em outro lugar, os Cadillac Hertz Team JOTA’s V-Series.Rs estão agora formalmente inscritos no WEC após a divisão entre a GM e a Chip Ganassi Racing no final das temporadas de corrida de 2024 na IMSA e WEC. Os dois Cadillacs correrão com os números nº 12 e nº 38, passando do esforço Porsche da JOTA. A inscrição lista Alex Lynn no nº 12 e Earl Bamber no nº 38.

A decisão da JOTA e os planos para um segundo Porsche 963 da Proton Competition não concretizados deixam apenas dois carros “particulares” inscritos na classe principal do campeonato para 2025: o Porsche nº 99 da Proton e a Ferrari 499P nº 83 da AF Corse.

As inscrições restantes na classe são da Toyota GAZOO Racing, Porsche Penske Motorsport, Ferrari AF Corse, Peugeot TotalEnergies, BMW Team WRT e Alpine Endurance Team.

Enquanto isso, o LMGT3 vê um grupo estável de 18 carros reunidos novamente, com oito dos nove fabricantes de 2024 retornando para o segundo ano da categoria.

A Mercedes-AMG substitui a Lamborghini por meio da troca pela Iron Lynx, que surgiu na 11ª hora. Porsche, BMW, Ferrari, Lexus, Corvette, Aston Martin, McLaren e Ford estão de volta para mais, embora tenha havido algumas mudanças na equipe.

A Pure Rxcing não retornará para defender sua coroa e o apelido EMA foi removido do segundo carro. Em vez disso, a Iron Dames correrá com a Porsche ao lado de um 911 LMGT3.R 992 para Manthey 1st Phorm e Ryan Hardwick.

Outra mudança é encontrada na Aston Martin, com D’Station se afastando e o Racing Spirit of Léman, regular da ELMS e da Le Mans Cup, tomando seu lugar. O Vantage LMGT3 da equipe suíça tem Derek Deboer nomeado contra ele e correrá ao lado do único carro da Heart of Racing.

Os outros fabricantes encontraram estabilidade, com WRT (BMW), Vista AF Corse (Ferrari), AKKODIS ASP (Lexus), TF Sport (Corvette), United Autosports (McLaren) e Proton Competition (Ford) todos inscritos para outra campanha.

A temporada 2025 do FIA WEC começará com a segunda corrida dos 1.812 km do Catar, em 28 de fevereiro.

You may also like