A era de sustentabilidade da NTT INDYCAR SERIES foi apresentada em 2023 com tecnologia avançada de combustível e soluções inovadoras para a produção sustentável de pneus, entre outras iniciativas celebradas no Green Sports Day, sexta-feira, 6 de outubro.
A temporada contou com a estreia do Shell 100% Renewable Race Fuel, tornando a NTT INDYCAR SERIES a primeira série de corridas com sede nos EUA a usar combustível de corrida 100% renovável. Pelo menos 60 por cento das emissões de gases com efeito de estufa foram reduzidas em comparação com a gasolina fóssil.
O etanol de segunda geração feito a partir de resíduos de cana-de-açúcar é misturado com outros biocombustíveis para criar este produto renovável utilizado em todos os eventos da série. O processo que levou mais de um ano para ser desenvolvido faz parte de uma joint venture entre Shell e Cosan com a Raízen, a segunda maior distribuidora de combustíveis do Brasil.
O resultado atendeu às demandas das equipes de corrida, cujos carros alcançam quase 390 km/h enquanto viajam 800 quilômetros nas 500 milhas de Indianápolis apresentadas por Gainbridge no Indianapolis Motor Speedway.
Além disso, todos os transportadores da INDYCAR, incluindo os das equipes, usaram diesel 100% renovável em suas viagens pela América do Norte. O Diesel Renovável é produzido a partir de gorduras vegetais e animais e óleos de cozinha usados que são refinados. Reduz as emissões de gases com efeito de estufa em até 85 por cento em comparação com o diesel tradicional e é considerado um combustível “drop in”, o que significa que não é necessário fazer alterações no veículo/motor. O desempenho atende ou excede os combustíveis diesel tradicionais de base fóssil.
A Firestone estreou seu pneu de corrida Firestone Firehawk guayule durante a temporada de 2022, e a NTT INDYCAR SERIES usou a fonte escalonável, sustentável e doméstica de borracha natural em pneus em todos os eventos do circuito de rua deste ano – outro exemplo de seu compromisso com a sustentabilidade.
Guayule é um arbusto lenhoso do deserto, resistente à seca e tolerante ao calor, nativo do norte do México e da parte sudoeste deste país. A borracha natural é extraída dos galhos, cascas e raízes do arbusto. Não é uma cultura comercial, portanto o arbusto não compete com as culturas tradicionais de fonte alimentar.
Os engenheiros de pneus de corrida da Bridgestone decidiram usar a borracha guayule em toda a parede lateral porque essa área é composta pela borracha mais natural. Isto permite à Firestone manter a mesma qualidade e desempenho dos seus pneus de corrida tradicionais. A Bridgestone pretende comercializar o uso de borracha guaiule em pneus até 2030.
O foco ambiental da INDYCAR vai muito além do combustível e dos pneus.
Novamente este ano, a Safety-Kleen reciclou fluidos automotivos para a INDYCAR, como faz há mais de 30 anos, e sua eficiência permaneceu incomparável. Em 2023, a empresa coletou 19.000 libras de resíduos fluidos recuperados para a Penske Entertainment, para serem reciclados em novos óleos, solventes e lubrificantes.
Em um movimento em direção à hibridização, a INDYCAR está no caminho para usar a tecnologia híbrida com seu motor V-6 biturbo de 2,2 litros para a temporada 2024 da NTT INDYCAR SERIES. O programa está sendo desenvolvido pela Ilmor, Chevrolet e Honda.
O Chevrolet Detroit Grand Prix apresentado por Lear tornou-se o primeiro evento de automobilismo a receber a certificação ouro do Council for Responsible Sport, e o Indianapolis Motor Speedway continua a ser líder em sustentabilidade de locais.
A Penske Entertainment, proprietária da INDYCAR e da NTT INDYCAR SERIES, está trabalhando ao lado do consultor líder do setor WM Sustainability Services para concluir um estudo de base abrangente de toda a série, que cobre todos os três escopos de emissões. O esforço não seria possível sem a entrada de dados de todo o ecossistema do desporto, incluindo fornecedores, partes interessadas, parceiros e fãs.
Por Curt Cavin | Publicado: 6 de outubro de 2023