Em parceria com a Firestone, a INDYCAR anunciou a adição de pneus de composto alternativo Firestone Firehawk para o final da temporada da NTT INDYCAR SERIES, o Big Machine Music City Grand Prix, apresentado pela Gainbridge, de 14 a 15 de setembro no Nashville Superspeedway.
Usados em adição aos compostos primários Firestone Firehawk, os pneus laterais vermelhos alternativos mais macios fornecerão outro conjunto de opções, estratégias e escolhas para pilotos e equipes, enquanto a INDYCAR continua aprimorando a ação de corrida roda a roda e turbinando o fim de semana do campeonato.
Além disso, as regras para uso do lote de pneus do fim de semana também foram atualizadas.
Cada inscrição na NTT INDYCAR SERIES receberá:
- Seis conjuntos de pneus compostos primários
- Quatro conjuntos de pneus compostos alternativos
As equipes da NTT INDYCAR SERIES podem usar sua cota de fim de semana sem restrições nos treinos e na qualificação para o prêmio NTT P1. Na corrida Big Machine Music City Grand Prix, as equipes devem usar, em qualquer ordem:
- Um conjunto de pneus compostos primários
- Dois conjuntos de pneus compostos alternativos
Assim como em circuitos de estrada e de rua, os carros devem completar duas voltas em cada conjunto de pneus necessários. O não cumprimento desta regra resultará em uma penalidade mínima de uma volta.
Outra novidade no evento é que não há requisitos sobre se os pneus usados na corrida devem ser “novos” ou “usados”. Além disso, não há restrições quanto ao uso de pneus primários ou alternativos novos ou usados na qualificação do Prêmio NTT P1.
Esta é a segunda vez que pneus de compostos alternativos são usados em um oval após a estreia bem-sucedida da opção em 27 de agosto de 2023, no Bommarito Automotive Group 500 apresentado pela Axalta e Valvoline no World Wide Technology Raceway.
“A Firestone fez um trabalho fenomenal com esse formato expandido”, disse o presidente da INDYCAR, Jay Frye. “Será interessante observar como as diferentes estratégias se desenrolam. Estamos ansiosos por uma corrida e campeonato incríveis para a NTT INDYCAR SERIES no Nashville Superspeedway.”
Além dos 10 conjuntos combinados de pneus primários e alternativos, cada inscrição receberá um terceiro e diferente conjunto apenas para ser usado no treino de grupo de linha alta, com o objetivo de adicionar mais aderência a um segundo sulco de corrida — uma sessão que produziu resultados favoráveis em 2023 e 2024.
“O tempo entre o anúncio de um novo local em Nashville e a corrida em si foi de apenas sete meses”, disse Cara Krstolic, diretora de Engenharia e Produção de Pneus de Corrida, engenheira-chefe da Firestone. “Nossa equipe Firestone superou o desafio de um ciclo de design extremamente curto e seu menor prazo de produção para produzir pneus para um carro híbrido agora mais pesado em uma pista na qual a NTT INDYCAR SERIES não compete desde 2008.
“Após dois testes no oval de Nashville, trabalhamos com a INDYCAR para criar diferenciação em pneus que proporcionariam aos fãs e competidores uma corrida emocionante. Para atingir esse objetivo, a Firestone está fornecendo um pneu alternativo para o Music City Grand Prix. As lições aprendidas com a introdução de alternativas em um oval na temporada passada em St. Louis também contribuíram para nossa preparação.
“O objetivo do pneu alternativo é ter desgaste e degradação significativos a ponto de as estratégias de pit stop da equipe poderem mudar, pois os pneus podem se desgastar antes do fim de um período de abastecimento. Eles também são projetados para os diferentes níveis de aderência dos dois tipos de pneus para ajudar a criar mais oportunidades de ultrapassagem.”
Os treinos no Nashville Superspeedway começam às 11h ET no sábado, 14 de setembro, com a qualificação do prêmio NTT P1 marcada para 14h15, os treinos de high-line às 17h15 e os treinos finais da temporada 2024 da NTT INDYCAR SERIES às 18h. Todas as sessões estão disponíveis via Peacock e INDYCAR Radio Network. A cobertura do Big Machine Music City Grand Prix apresentado pela Gainbridge no domingo, 15 de setembro, começa às 15h na NBC, Peacock e INDYCAR Radio Network.
Fonte: Indycar