por Erick Smith
A incerteza reinou suprema até a bandeira quadriculada no domingo, na segunda corrida da dupla Hy-Vee Milwaukee Mile 250s.
O caos começou antes mesmo da bandeira verde ser acenada, com o líder do campeonato Alex Palou sofrendo uma aparente falha elétrica em seu Honda nº 10 da DHL Chip Ganassi Racing.
O bicampeão da NTT INDYCAR SERIES, Palou, parou na pista e foi levado para trás do muro para reparos. A transmissão da USA Network relatou uma falha em uma bateria de 12 volts que alimenta a ignição. Com a mudança, o motor Honda disparou, permitindo que Palou retornasse à corrida 28 voltas atrás.
Com o desgaste de oito carros abandonando a corrida, Palou ganhou oito posições e seis pontos ao terminar em 19º. Isso lhe deu uma vantagem de 33 pontos sobre o segundo colocado Will Power, que terminou em 10º no No. 12 Verizon Business Team Penske Chevrolet. Palou liderava por 43 pontos entrando nesta corrida.
“Eu diria que a equipe em geral, ninguém nunca desiste”, disse Palou. “É por isso que somos capazes de lutar consistentemente por campeonatos. Sabíamos que não estávamos lutando pela vitória da corrida, mas sabíamos que poderíamos somar alguns pontos que as pessoas estavam simplesmente desistindo.
“Estou muito feliz, assim como muito triste ao mesmo tempo. Estou frustrado pelo dia que tivemos.”
A abordagem inabalável de Palou o manteve tranquilo ao pilotar pela pista de 1,015 milhas na retaguarda. Ele não sabia ou não queria o fardo da posição de Power, mas ficou grato ao descobrir que Power rodou e saiu do top cinco na curva 4 na relargada da volta 131.
“Eu não podia mudar nada do que estava acontecendo”, disse Palou. “Ele foi bom o suficiente para se ferrar.”
Palou entra na final da temporada, o Big Machine Music City Grand Prix Presented by Gainbridge em 15 de setembro no Nashville Superspeedway, liderando os pontos pela terceira vez nos últimos quatro anos. Na temporada passada, ele já havia conquistado seu segundo campeonato na carreira. Em 2021, Palou liderou Pato O’Ward por 35 pontos entrando na final da temporada nas ruas de Long Beach e segurou para ganhar seu primeiro título.
Se Palou conquistar o campeonato em duas semanas, ele se tornará o primeiro piloto desde Dario Franchitti (2010-12) a ganhar campeonatos consecutivos.
Poder em erro
O bicampeão da série Power estava em posição privilegiada para capitalizar os infortúnios iniciais de Palou. Ele passou o No. 3 Gallagher Team Penske Chevrolet dirigido pelo companheiro de equipe e eventual vencedor da corrida Scott McLaughlin na volta 43 para o primeiro lugar e estava a caminho de virar o campeonato entrando no Big Machine Music City Grand Prix de 15 de setembro, apresentado por Gainbridge.
Em um ponto, Power tinha uma pequena vantagem de dois pontos no campeonato. Mas Power saiu do top cinco em uma reinicialização na volta 131 e terminou em 10º no No. 12 Verizon Business Team Penske Chevrolet.
“É frustrante só de saber que tipo de carro tínhamos e onde provavelmente poderíamos ter terminado”, disse Power. “Isso é corrida. Esse tipo de coisa acontece.”
A última vez que Power foi o perseguidor do campeonato chegando ao final da temporada foi em 2016, atrás do companheiro de equipe Simon Pagenaud por 43 pontos.
Assim como naquela temporada, Power não tem grandes esperanças de alcançar Palou em Nashville.
“A história já está escrita”, disse Power. “Simplesmente acontece.”
Dixon estabelece recorde de pódios
Scott Dixon subiu 15 posições para terminar em segundo lugar no No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda no domingo. O quinto pódio da temporada também foi o 142º da carreira histórica de Dixon, quebrando um empate com Mario Andretti pelo recorde da INDYCAR SERIES.
“É sempre divertido ser mencionado ao lado de Mario”, disse Dixon. “Uma pessoa tão divertida. Ele é um grande ícone do nosso esporte.”
Dixon disse que o fim de semana foi gratificante porque ele adora um bom desafio, e a pista de 1,015 milhas foi assustadora em muitos aspectos.
“A qualificação foi uma bagunça”, ele disse após ganhar a 17ª posição inicial para ambas as corridas. “O treino foi cheio de altos e baixos. Isso meio que resume Milwaukee. É isso que você tem na corrida.
“Você meio que tem esses picos, tudo está indo bem, então você pode correr para cima de alguém ou ficar chapado, então eles vêm e você meio que está na merda de novo. É divertido. Eu adoro porque é muito difícil.”
Dixon fez a volta mais rápida da corrida na volta 242, com uma velocidade de 155,391 mph.
McLaughlin surge como governante oval
McLaughlin se gabou de ser um piloto completo da NTT INDYCAR SERIES após sua primeira vitória no oval em 13 de julho no Iowa Speedway.
E depois da segunda vitória oval em 1º de setembro na Milwaukee Mile?
“Definitivamente um piloto da INDYCAR agora”, disse McLaughlin.
McLaughlin é o melhor piloto de oval da série nesta temporada. Suas 556 voltas ovais lideradas são as melhores entre todos os pilotos. Power é o segundo melhor com 240. McLaughlin também é o único piloto a terminar no top 10 em todas as seis corridas ovais.
“Acho que vencer em um oval, sem falar em circuitos de rua e de estrada, não é satisfatório, porque nunca vou esquecer minha primeira vitória”, disse ele. “É incrível vencer em um oval. Muitas coisas têm que dar certo. Você tem que fazer os movimentos certos na hora certa. É provavelmente por isso que coloco Indy acima de um campeonato em alguns aspectos, porque é simplesmente incrível o quão perfeito tem que ser em um oval.
“É a espinha dorsal do nosso esporte. Eu achei ótimo.”
Diversos
- Três prêmios de temporada foram conquistados após a corrida de hoje. A Chevrolet venceu o Manufacturers Championship, Linus Lundqvist da Chip Ganassi Racing garantiu o prêmio NTT INDYCAR SERIES Rookie of the Year, e a equipe No. 12 Team Penske garantiu o prêmio Firestone Pit Stop Performance Award.
- Santino Ferrucci (No. 14 Phoenix Investors Chevrolet) terminou em quarto lugar nas duas corridas da Milwaukee Mile neste fim de semana, tornando-se o único piloto a terminar entre os cinco primeiros em cada evento.
- Josef Newgarden, da Team Penske, caiu nas duas corridas de Milwaukee, terminando em 26º no sábado e 27º no domingo. Ele teve uma média de terceira colocação em quatro largadas ovais nesta temporada entrando neste fim de semana, incluindo vitórias na 108ª Corrida da Indianápolis 500 apresentada pela Gainbridge e na Bommarito Automotive Group 500 apresentada pela Axalta e Valvoline em 17 de agosto na World Wide Technology Raceway.
- Dixon terminou entre os quatro primeiros em pontos em 17 das últimas 18 temporadas. A única exceção foi quando ele terminou em sexto em 2016. Ele está em quinto na classificação, atrás de Colton Herta por 19 pontos entrando na final da temporada de 15 de setembro no Nashville Superspeedway. Dixon venceu as últimas três visitas da série à pista (2006-08).
- As 13 mudanças de liderança no domingo estabeleceram um novo recorde da Milwaukee Mile para a INDYCAR SERIES. O melhor anterior foi 12 em 2001.
- Um dia após 667 ultrapassagens na pista, a corrida de 250 voltas de domingo produziu 763 ultrapassagens – um novo recorde da temporada e o maior número já registrado para a série em Milwaukee Mile. Entre elas, 56 ultrapassagens entre os cinco primeiros – também o maior número já registrado em Milwaukee Mile. Entre a rodada dupla de Milwaukee e a corrida de 17 de agosto na World Wide Technology, a NTT INDYCAR SERIES produziu 2.106 ultrapassagens na pista nas últimas três corridas ovais.
- Os pilotos equipados com motores Chevrolet lideraram 77,8% das voltas ovais nesta temporada, liderando o grid em 1.137 das 1.460 voltas em seis corridas.
- Herta (138 voltas lideradas) Palou (104 voltas lideradas) são responsáveis por 74% das 323 voltas que os pilotos com motor Honda deram em seis corridas ovais.
- A corrida da NTT INDYCAR SERIES do ano que vem em Milwaukee Mile acontecerá em 24 de agosto, uma semana antes. A temporada de 2025 terminará no fim de semana do Labor Day (31 de agosto) em Nashville Superspeedway.
Fonte: Indycar