Hyundai Ioniq 9 SUV elétrico de 3 fileiras provocado, estreia em novembro

por Green Car Reports

Por Stephen Edelstein

A Hyundai lançou na quarta-feira o primeiro teaser do Ioniq 9, um SUV elétrico de três fileiras de bancos que a montadora lançará em novembro.

A julgar pelas imagens teaser, o Ioniq 9 terá o perfil ereto de um SUV tradicional, embora com uma linha de teto inclinada para trás, o que provavelmente é uma concessão à aerodinâmica. Ele será baseado na mesma plataforma EV dedicada E-GMP dos atuais Hyundai Ioniq 5 e Ioniq 6.

A Hyundai vem provocando esse modelo há algum tempo. Ele foi anunciado junto com a submarca Ioniq EV em 2020 e, em seguida, apresentado com o conceito Hyundai Seven no salão do automóvel de Los Angeles de 2021. Espere que o Ioniq 9 de produção faça sua estreia em Los Angeles também.

Em julho deste ano, a Hyundai confirmou que um SUV elétrico de três fileiras chegaria como um modelo 2025 , mas só agora está oficialmente anexando o nome Ioniq 9 a esse modelo. Enquanto o uso do Hyundai Seven para a versão conceitual indicou que o modelo de produção seria chamado de Ioniq 7, o Ioniq 9 alinha o Hyundai com EVs semelhantes das marcas irmãs Kia e Genesis.

O Ioniq 9 provavelmente compartilhará algumas especificações com o Kia EV9, que nomeamos pela Green Car Reports como o Melhor Carro para Comprar em 2024. A marca de luxo Genesis da Hyundai também lançará seu próprio SUV elétrico ” supergrande GV90 “, provavelmente em 2026. Espera-se que o GV90 siga as dicas do conceito Genesis Neolun revelado antes do salão do automóvel de Nova York de 2024.

Uma grande dúvida sobre o Ioniq 9 é seu local de produção. O GV90 supostamente será construído na Coreia do Sul, enquanto a produção do EV9 para os EUA foi recentemente transferida para a fábrica da Kia em West Point, Geórgia. A Hyundai tem sua própria “Metaplanta” EV na Geórgia que está programada para construir modelos Ioniq 5 de 2025 , mas a Hyundai também terá que abrir espaço para o Ioniq 9 para tornar esse modelo elegível para crédito fiscal.

Fonte: Green Car Reports

You may also like