Por Bengt Halvorson
O próximo veículo elétrico de três fileiras da Hyundai, o Ioniq 9 2026, pode chegar mais perto do que qualquer veículo contemporâneo de cruzar os limites entre SUV, perua e minivan.
Embora tenha aproximadamente o mesmo tamanho do Kia EV9 , o Ioniq 9 tem um formato completamente diferente, parecendo menos focado na aparência de uma picape e nas possibilidades de uso em áreas remotas, e mais focado no conforto interno, na eficiência e no alcance nas estradas.
Ele pode se tornar um rival único para outros projetos de veículos elétricos de três fileiras, aerodinâmicos ou não convencionais, incluindo o Lucid Gravity , o Tesla Model X e o Volkswagen ID.Buzz .
Estilo do Ioniq 9: não é um SUV quadrado
O Ioniq 9 segue bem de perto o formato do conceito Seven de 2021. Ele combina uma série de aspectos de design linear — a linha de iluminação bitmap na frente, o vinco da linha de cintura quase nivelado e o acabamento reto da parte inferior da carroceria — com uma linha de teto e laterais que se afunilam suavemente, estendendo-se quase em um formato de cauda de barco.
Isso resulta em um coeficiente de arrasto de apenas 0,269, notavelmente bom para um SUV e um trunfo para fornecer uma autonomia projetada pela EPA de até 335 milhas com apenas 110,3 kWh.
O Ioniq 9 tem 199,2 polegadas de comprimento — cerca de duas polegadas a mais que o EV9. Isso o torna o maior veículo já construído em sua plataforma EV dedicada E-GMP, que também sustenta o crossover Ioniq 5, o sedã Ioniq 6, a perua Kia EV6, o SUV Kia EV9 e o hatchback Genesis GV60.
Ele anda em uma distância entre eixos de 123,2 polegadas, que é 0,2 polegadas mais longa que a do EV9 e a mais longa de qualquer modelo da Hyundai. Um assoalho plano, possibilitado ao ignorar preocupações sobre a localização do tanque de combustível, tubos de escape e mais, ajuda a embalar assentos mais espaçosos e mais espaço de carga do que veículos de combustão de tamanho comparável.
Interior do Ioniq 9: espaçoso e futurista
A cabine tem um visual futurista, com um “painel flutuante”, saídas de ar finas e iluminação ambiente. Seis combinações de dois tons são oferecidas para complementar (ou contrastar com) 16 cores exteriores diferentes, e materiais ecologicamente corretos são usados por toda parte.
Os bancos dianteiros têm apoios de braço, e um console central permite uma área de passagem na frente e está ao alcance da segunda fileira. Ele pode deslizar para trás em até 7,5 polegadas e tem duas camadas de armazenamento de bandeja, com a inferior deslizando. O espaço de frunk — com um abridor elétrico — fica em 1,8 ou 3,1 pés cúbicos (dependendo se você tem um motor lá em cima), enquanto a área de carga traseira tem 21,9 pés cúbicos com a segunda e terceira fileiras no lugar.
A Hyundai observa que a primeira e a segunda fileiras podem reclinar completamente e têm apoios para as pernas, “permitindo que até quatro pessoas descansem durante o carregamento do veículo”, diz. O Ioniq 9 também tem uma função de massagem para o assento do motorista.
Espelhos laterais com câmera e bancos giratórios na segunda fileira são itens de destaque incluídos na estreia no salão do automóvel, mas a Hyundai disse que eles não chegarão à versão dos EUA.
Hyundai Ioniq 9 2026
Três modelos Ioniq 9, até 335 milhas
O Ioniq 9 será oferecido em três configurações: Long-Range RWD, Long-Range AWD e Performance AWD. Todas as três versões têm um motor de 215 cv (160 kW) nas rodas traseiras, mas o Long-Range AWD tem um motor de 93 cv (70 kW) na frente, enquanto o Performance AWD tem motores de 215 cv na frente e atrás. O Long-Range RWD retornará a estimativa de 335 milhas, mas a Hyundai diz que almeja mais de 300 milhas de alcance para todas as versões.
A Hyundai cita um tempo de 0-60 mph de 4,9 segundos para o modelo Performance, enquanto as outras duas versões são fixadas em 6,2 e 8,4 segundos. Ele pode rebocar até 5.000 libras e inclui um modo de reboque que se concentra em uma distribuição de torque de 50:50, variando conforme necessário. Os modos de direção adicionais incluirão Normal, Eco, Sport e um modo MyDrive personalizável. Os modos off-road Sand, Mud e Snow atendem a tipos específicos de terreno.
O Ioniq 9 roda em uma suspensão independente nas quatro rodas, com uma suspensão dianteira MacPherson e uma traseira multi-link, além de amortecedores autonivelantes e hidrobuchas com isolamento de vibração. Ele usa vetorização de torque para passeio e estabilidade.
Hyundai Ioniq 9 2026
Ioniq 9 leva a sério a aerodinâmica e a redução de ruído
A aerodinâmica é auxiliada por um sistema de flap de ar ativo e painéis de carroceria nivelados. Ele também tem um novo tipo de mecanismo de fechamento de porta que a Hyundai diz que garantirá um melhor ajuste e acabamento. De acordo com a Hyundai, este também é o primeiro modelo da montadora a obter para-lamas e painéis laterais de alumínio, o que ajuda a reduzir o peso. A Hyundai disse que o Ioniq 9 pesará entre 5.500 e 6.000 libras.
Ele também inclui um sistema de controle de ruído ativo que se concentra em combater o ruído da estrada, que pode ser especialmente perceptível em EVs. O sistema de som Bose de 14 alto-falantes disponível inclui um recurso chamado e-Active Sound Design que cria diferentes sons de direção de EV.
A Hyundai também observa que portas USB-C de 100 watts são fornecidas em todas as três fileiras. Também digno de nota é um esterilizador UV-C multi-bandeja disponível que pode desinfetar telefones ou máscaras, embora não esteja claro se esse recurso chegará às nossas costas.
Hyundai Ioniq 9 2026
Tempos de carregamento do Ioniq 9, compartilhamento de energia
Com um conector de carga de 350 kW, o Ioniq 9 pode obter de 10 a 80% de carga em apenas 24 minutos, de acordo com a Hyundai. Ele tem a conveniência de veículo para carga (V2L) para saída de energia por meio de tomadas CA — na área de carga. Ele usará a porta de carga NACS (estilo Tesla).
O status da carga agora é representado por quatro pontos verdes no volante, e a Hyundai está introduzindo um “Planejador de Rotas EV refinado” com o Ioniq 9, além de “consistência de bateria aprimorada” e novos visores de energia.
Um conjunto de medidores de 12,0 polegadas e um sistema de infoentretenimento de 12,0 polegadas são dispostos em um display curvo. A Hyundai adicionou um assistente de voz de IA expandido, enquanto espera lançar recursos opcionais para download — chamados Features on Demand — que podem incluir iluminação dinâmica ou aplicativos de música.
O Ioniq 9 tem 10 airbags e proteção aprimorada para os passageiros da terceira fileira, além de frenagem automática de emergência, controle ativo de faixa, monitores de ponto cego e muitos outros sistemas de segurança ativa.
A Hyundai diz que o Ioniq 9 será lançado na Coreia e nos EUA no início de 2025, com a Europa e outros mercados a seguir. Espere preços iniciais em torno de US$ 60.000, variando perto ou além de US$ 80.000 para a versão top Performance. O Ioniq 9 será feito na Geórgia e deve se qualificar para o crédito fiscal federal EV total de US$ 7.500.
Fonte: Green Car Reports