A Hyundai revelou hoje seu novíssimo veículo esportivo eletrificado IONIQ 5 N 2025 para a mídia norte-americana em um evento de pré-show para a AutoMobility LA. O IONIQ 5 N representa a visão de eletrificação da marca N e uma nova oportunidade para os entusiastas de desempenho satisfazerem sua paixão por dirigir na estrada e na pista. O IONIQ 5 N é a primeira iteração eletrificada da marca Hyundai N, com futuros modelos N eletrificados a seguir. A premiada plataforma Hyundai E-GMP forneceu a base perfeita para seu EV de alto desempenho IONIQ 5 N. O IONIQ 5 N estará disponível nas concessionárias Hyundai em março de 2024.
“A Hyundai N é um impulsionador essencial da expansão de tecnologia avançada em toda a Hyundai”, disse José Muñoz, presidente e CEO da Hyundai Motor North America. “A tecnologia da marca N e o sucesso no automobilismo provam a capacidade da Hyundai de expandir os limites do desempenho do veículo e o IONIQ 5 N representa um avanço ousado no nível de desempenho eletrificado. Estamos confiantes de que tanto os clientes atuais da Hyundai quanto os novos compradores ficarão impressionados com o desempenho e a tecnologia excepcionais do nosso novo IONIQ 5 N.”
Hyundai IONIQ 5 N é fotografado em California City, Califórnia, em 13 de setembro de 2023.
O IONIQ 5 N combina a Plataforma Modular Global Eletrificada (E-GMP) do modelo IONIQ 5 padrão com tecnologias de automobilismo N e alavanca a expertise N dos ‘Rolling Labs’ eletrificados (por exemplo, RM20e, RN22e e N Vision 74). Isso permite que a Hyundai maximize suas capacidades de desempenho e garanta que atenda aos três pilares de desempenho N de ‘Corner Rascal’, ‘Racetrack Capability’ e ‘Everyday Sportscar’
“O IONIQ 5 N foi desenvolvido para levar a diversão de dirigir a um novo nível, utilizando as mais recentes tecnologias disponíveis”, disse Till Wartenberg, vice-presidente e chefe da N Brand e Motorsport na Hyundai Motor Company. “Começando com o IONIQ 5 N, a marca N visa oferecer sua experiência de direção divertida exclusiva, independentemente de gasolina, elétrica ou hidrogênio. Para conseguir isso, monitoramos de perto as vozes de nossos fãs do N para ajustar nosso primeiro N totalmente elétrico com o objetivo de eletrificar a paixão de dirigir de nossos mais exigentes entusiastas do N.”
AWD de motor duplo com suporte de manuseio inspirado em rali para capacidades do Corner Rascal
Os recursos do IONIQ 5 N Corner Rascal começam com melhorias na estrutura da carroceria em branco (BIW) com 42 pontos de soldagem adicionais e 6,9 pés de adesivos estruturais adicionais. A montagem do motor e da bateria é reforçada, enquanto os subchassi dianteiro e traseiro são aprimorados para rigidez lateral. Eixos de tração integrados (IDA) inspirados no Campeonato Mundial de Rally são aplicados dianteiro e traseiro e reforçados para suportar torque de motor elétrico mais forte, ao mesmo tempo em que reduzem a massa não suspensa com rodas de alumínio forjado de 21 polegadas.
Para melhorar a resposta e o feedback da direção, o sistema de direção IONIQ 5 N foi reforçado para maior rigidez. O veículo apresenta um sistema N R-MDPS (Rack-Mounted Motor-Driven Power Steering) especialmente ajustado com uma relação de direção mais rápida e lógica de feedback de torque aprimorada. Essas melhorias resultam em uma experiência de direção mais direta e comunicativa para maior confiança e sensação de direção.
Hyundai IONIQ 5 N é fotografado em California City, Califórnia, em 13 de setembro de 2023.
O N Pedal foi desenvolvido para ajudar a lidar com o peso e o tamanho inerentes de um trem de força elétrico, ao mesmo tempo em que alcança as características de manuseio responsivo vistas nos carros i20 N WRC vencedores do campeonato da Hyundai. Esta função de software inteligente, aplicada ao IONIQ 5 N, foi projetada para fornecer comportamento de entrada de curva instantâneo e sensibilidade aprimorada do acelerador. Com base em tecnologia semelhante usada no sistema de frenagem regenerativa do i-Pedal, o N Pedal prioriza curvas rápidas e emocionantes em vez da eficiência energética absoluta. Ao utilizar a força de desaceleração, a transferência agressiva de peso é posicionada no eixo dianteiro, resultando em uma entrada de curva mais fechada e confiante.
O N Drift Optimizer ajuda a manter um ângulo de drift desejado ao equilibrar vários controles do veículo respondendo a entradas em tempo real. A função Torque Kick Drift integrada permite que o motorista simule a ação de chute da embreagem de veículos de combustão interna com tração traseira para cenários em que o motorista deseja um início de drift mais imediato. Isso é resultado de uma tecnologia de controle eletrônico sofisticada e de alta velocidade com reações em milissegundos.
Hyundai IONIQ 5 N é fotografado em California City, Califórnia, em 13 de setembro de 2023.
A distribuição de torque N fornece distribuição de torque dianteira e traseira totalmente variável que pode ser ajustada em 11 níveis pelo motorista. O e-LSD (diferencial eletrônico de deslizamento limitado) no eixo traseiro otimiza o desempenho e o controle nas curvas. Sensores de roda adicionais e faixas de amortecimento mais amplas com tamanho de amortecedor aumentado ampliam o envelope geral de ajuste da suspensão controlada eletronicamente, variando de Everyday Sportscar até a capacidade total de pista de corrida, dois pilares do desempenho N.
Sistema de propulsão elétrica aprimorado com resfriamento de bateria aprimorado e N Brake Regen
Este poderoso EV se beneficia de várias melhorias técnicas. Seus motores elétricos giram até 21.000 RPM, fornecendo uma potência estimada de 641 cavalos (478 kW) com o N Grin Boost 3 acionado. Isso é resultado do inversor de dois estágios com maior eficiência energética para maior potência de saída de uma nova bateria de 84 kWh. Vários recursos exclusivos auxiliam no desempenho da pista. O N Grin Boost maximiza a aceleração com potência extra por um intervalo de 10 segundos. O N Launch Control 4 ativa automaticamente o N Grin Boost durante o lançamento e fornece três níveis de tração diferentes para o lançamento mais rápido possível, permitindo que os motoristas acelerem seus veículos como um carro de corrida profissional. O Track SOC (estado de carga) calcula automaticamente o consumo da bateria a cada volta.
O IONIQ 5 N define um novo padrão para gerenciamento térmico em condições severas de pista de corrida. Comparado aos seus concorrentes, o IONIQ 5 N ostenta uma maior resistência à degradação de potência induzida pelo calor — perda de potência máxima devido ao calor excessivo. O sistema de gerenciamento térmico aprimorado usa maior área e volume de resfriamento, resfriamento aprimorado do óleo do motor e um resfriador de bateria. O desempenho do sistema de gerenciamento térmico da bateria também é aprimorado com a rota de transferência de calor minimizada das células da bateria para o canal de resfriamento e o novo preenchimento de lacunas com alta condutividade térmica. Os radiadores independentes para a bateria e o motor maximizam a resistência do IONIQ 5 N à degradação do desempenho antes e durante a condução intensa na pista. Antes de dirigir, o motorista pode utilizar o pré-condicionamento da bateria N para otimizar as células da bateria para a temperatura mais eficiente em termos de energia, escolhendo entre o modo ‘Drag’ para uma curta explosão de potência total ou o modo ‘Track’ que otimiza a temperatura mais baixa possível da bateria para voltas sustentadas.
O recurso N Race otimiza ainda mais a resistência no circuito, dando aos motoristas um controle mais direto sobre o consumo de energia. O N Race aplica uma abordagem derivada do automobilismo para maximizar os recursos disponíveis para as voltas mais rápidas possíveis no geral. Embora esse tipo de mudança de configuração normalmente exija uma equipe completa de técnicos e equipamentos, o IONIQ 5 N oferece isso por meio de uma seleção de menu conveniente. Com o N Race, os motoristas têm a opção estratégica de priorizar ‘Endurance’ ou ‘Sprint’. ‘Endurance’ maximiza o alcance na pista de corrida. Isso é obtido limitando a potência de pico, o que resulta em um acúmulo mais lento de temperatura. Comparativamente, ‘Sprint’ prioriza a potência e fornece rajadas mais curtas de energia total. Isso ajuda os motoristas a gerenciar com precisão sua estratégia de energia e cria uma janela de desempenho ideal para atingir suas metas de desempenho.
O IONIQ 5 N ostenta freios ajustados em N, que representam o sistema de frenagem mais potente da Hyundai até o momento. Ele apresenta rotores dianteiros de 15,75 pol. de diâmetro com pinças monobloco de quatro pistões e rotores traseiros de 14,2 pol. Esses freios são construídos com novos materiais leves e dutos de fluxo de ar dedicados para melhor eficiência de resfriamento. Além disso, o sistema de frenagem regenerativa normalmente usado para maior eficiência foi recalibrado com o IONIQ 5 N para melhorar o desempenho da frenagem. Ele serve como a principal fonte de força de frenagem, enquanto os freios mecânicos são usados para suplementar a força de frenagem adicional quando necessário, garantindo maior resistência na pista e regeneração de potência excepcional.
Para atender às duras demandas de frenagem do Nürburgring Nordschleife, a Hyundai projetou o N Brake Regen, um sistema de frenagem regenerativa específico para N desenvolvido especificamente para o IONIQ 5 N. Ele oferece até um máximo de 0,6 g de força de desaceleração somente através do N Brake Regen e permanece engatado em cenários de ativação do ABS com um máximo de 0,2 g. O risco de fadiga do freio devido ao peso do veículo é minimizado pela maximização da estratégia de potência de frenagem regenerativa, resultando em menor força de frenagem e desgaste aplicados aos freios mecânicos baseados em atrito. A combinação perfeita entre o N Brake Regen e os freios hidráulicos cria uma transição suave, imperceptível para o motorista. Além disso, a frenagem com o pé esquerdo orientada para o desempenho permite que o freio e o pedal do acelerador sejam aplicados simultaneamente na pista.
Tecnologia de ponta proporciona sensação de troca de marchas e diversão envolvente em um Everyday Sportscar
Cumprindo o pilar da marca N do Everyday Sportscar, o IONIQ 5 N proporciona uma sensação de troca de marchas envolvente e direção envolvente por meio do N e-shift integrado e do N Active Sound+. O N e-shift proporciona uma sensação de controle sobre a entrega de potência e a sensação de troca de marchas. O N Active Sound + trabalha coletivamente para proporcionar um som eletrificado futurista com sons de motor e escapamento semelhantes aos do ICE para uma experiência mais envolvente ao volante. Juntos, eles aumentam a alegria de dirigir simulando a sensação de troca de marchas, reduções de marchas correspondentes às rotações e notas do trem de força de um veículo ICE.
Entusiastas do desempenho lamentaram a falta de feedback ao volante de muitos EVs no mercado devido à natureza fundamental do ajuste do motor elétrico. Os engenheiros da Hyundai N desenvolveram as funções N e-shift e N Active Sound+ para fornecer maior feedback ao motorista e controle mais preciso do motorista nas condições dinâmicas de direção do IONIQ 5 N. A ênfase exclusiva na modulação de potência precisa diferencia a abordagem N para o envolvimento sonoro do EV de outros veículos.
O N e-shift simula a transmissão de dupla embreagem de oito velocidades (DCT) dos carros N com motor de combustão interna (ICE). Ele simula uma troca de marchas controlando a saída de torque do motor e simula a sensação de troca de marchas entre as trocas, incluindo sinais sonoros sincronizados. Como resultado, ele fornece uma experiência de direção mais precisa e interativa que parece mais próxima de uma experiência ICE do que outros EVs.
O N Active Sound+ é pareado com o N e-shift para melhorar a experiência de dirigir, criando uma experiência sensorial mais envolvente e emocionante para o motorista. Ele incorpora um sistema de 10 alto-falantes (oito internos, dois externos) que oferece três temas sonoros distintos. O tema “Ignition” simula o som de um motor de combustão interna de 4 cilindros, e “Evolution” fornece um som exclusivo de alto desempenho inspirado no protótipo de laboratório de rolamento RN22e, apresentando volume variável durante as curvas com uma sensação de sincronização com forças g laterais. O tema “Supersonic” é um conceito exclusivo inspirado em jatos de caça bimotores. O objetivo do N Active Sound+ é fornecer aos motoristas um ponto de referência acústico para avaliar a potência utilizada e disponível, especialmente ao avaliar rapidamente as velocidades de curva ao dar uma volta em um circuito. O motorista ganha um ponto de referência adicional para velocidades que mudam rapidamente de maneira intuitiva, adicionando a entrada sensorial da audição à visão e à sensação tátil. Essa capacidade foi desenvolvida a partir de milhares de quilômetros de desenvolvimento e testes de veículos em Nürburgring.
Assim como o IONIQ 5 padrão, sua variante N é equipada com uma capacidade externa Vehicle-to-Load (V2L) 5 quando equipada com o adaptador de acessório V2L. O V2L permite que o motorista use a energia armazenada da bateria de alta voltagem para recarregar dispositivos, como uma e-bike, equipamento elétrico de acampamento ou eletrodomésticos — mesmo quando o veículo estiver desligado.
Elementos de design que melhoram o desempenho para inspirar uma direção apaixonada
O exterior do IONIQ 5 N adiciona muitos elementos de design que melhoram o desempenho, como acabamento preto contrastante e um spoiler traseiro tipo asa, que enfatizam os aspectos esportivos do modelo padrão e maximizam seu potencial de direção em circuito por meio de ajuste aerodinâmico. O modelo N se distingue ainda mais do IONIQ 5 padrão com uma mudança de proporções. Ele é 0,79 pol. mais baixo no geral, 2,0 pol. mais largo na parte inferior para acomodar rodas e pneus mais largos e 3,2 pol. mais longo devido a um difusor mais proeminente na parte traseira.
Na frente, há um painel gráfico N Mask com malha funcional, juntamente com uma cortina de ar e abas de ar ativas para resfriamento extra. Um spoiler de lábio atravessa a parte inferior do para-choque para enfatizar a postura baixa do carro e transmitir sua séria intenção de desempenho. O eletrificado exclusivo N ‘Luminous Orange’ na parte inferior da capa preta do para-choque dianteiro continua ao longo das saias laterais, dando ao IONIQ 5 N um visual pronto para corrida. Essa impressão é ainda mais reforçada por rodas de alumínio forjadas de 21 polegadas envoltas em pneus Pirelli P Zero 275/35R21 de alto desempenho de verão para melhor passeio, manuseio e aderência total à estrada para desempenho em pista.
Na traseira, o proeminente spoiler tipo asa exclusivo da N, junto com o difusor traseiro e a saída de ar com detalhes em laranja, ajudam a controlar o fluxo de ar para um desempenho aerodinâmico ideal, destacando ainda mais a capacidade de alto desempenho do IONIQ 5 N e aumentando seu estilo agressivo. Integrado ao spoiler está uma luz de freio triangular CHMSL exclusiva da N. Abaixo da escotilha traseira, há uma capa de para-choque preta exclusiva da N com gráficos refletindo a bandeira quadriculada. Há também um lavador e limpador de vidro traseiro para melhor visibilidade traseira em condições adversas.
O interior do IONIQ 5 N transmite perfeitamente o visual da família N com a aplicação de elementos da marca N, incluindo volante, bancos, painéis de proteção das portas e pedais de metal, todos otimizados para condução em pista. O volante N recém-projetado apresenta com destaque o logotipo N pela primeira vez, ladeado por botões N que definem o modo de direção desejado, dispostos de acordo com a preferência do motorista. Os modos de direção podem ser personalizados e combinados com cada botão em várias combinações para maximizar o espírito de direção do IONIQ 5 N. O botão N Grin Boost posicionado na posição de três horas permite acesso instantâneo e intuitivo à aceleração máxima e ao envolvimento na direção em rajadas de dez segundos. As pás são posicionadas de forma ideal nas pontas dos dedos do motorista para acionar os recursos N e-shift e N Pedal.
Hyundai IONIQ 5 N é fotografado em California City, Califórnia, em 13 de setembro de 2023.
O console central do IONIQ 5 N é otimizado para condução em pista com joelheiras e suporte para canela durante as curvas, bem como um apoio de braço deslizante. Uma extensão na parte inferior do console aumenta a rigidez para dar mais suporte à condução esportiva. Para o uso diário, ele também oferece conectividade USB-C, um carregador sem fio e porta-copos. Os assentos N têm apoios reforçados, de modo que, mesmo que ocorra uma forte aceleração lateral durante curvas fechadas, ele apoia firmemente a parte superior e inferior do corpo para ajudar a manter uma posição de condução estável. Os assentos tipo concha N são posicionados cerca de 0,79 pol. mais baixos em comparação com o IONIQ 5 padrão para melhor equilíbrio de peso. Os emblemas N são dispostos na parte frontal e traseira do assento com iluminação de boas-vindas na frente. O tema de design em dois tons dos assentos tipo concha é transportado para a parte traseira.
Devido à natureza da direção N, os pedais do IONIQ 5 N foram redesenhados para contato com os pés em cenários de direção em pista que envolvem sobreviragem, derrapagem e derrapagens de potência, reduzindo o risco de escorregamento dos pés na direção com dois pedais. O apoio para os pés é otimizado para ajudar a manter uma postura de direção estável, mesmo sob forte desaceleração. O novo tema da bandeira quadriculada — uma versão inspirada na pista dos icônicos pixels paramétricos do IONIQ 5 — pode ser encontrado nas placas de proteção das portas, pedais de metal e apoio para os pés, transmitindo competição de automobilismo.
Assim como o IONIQ 5 padrão, materiais sustentáveis são aplicados em todo o IONIQ 5 N, incluindo guarnição decorativa de porta reciclável, fio BIO PET de cana-de-açúcar, fio PET reciclado de garrafas PET recicladas, BIO TPO de cana-de-açúcar e couro ecoprocessado. O IONIQ 5 N também adiciona tinta pigmentada de pneu reciclado e tecido de capa de assento de poliéster Alcantara reciclado.
Especificações | IONIQ 5 N | |
Saída do motor | Frente | 166 kW / 223 CV |
Traseira | 282 kW / 378 CV | |
Produção total | 448 kW / 601 CV | |
N Grin Aumenta a saída | 478 kW / 641 CV(Frente: 175 kW, 235 CV / Traseira: 303 kW, 406 CV) | |
Bateria | Capacidade | 84 kWh |
Carregando | Velocidade de carga | 238 kW (quando conectado a um carregador DCFC de 350 kW) |
Tempo de carga | 10% a 80% em 18 minutos | |
Dimensão | Comprimento | 185,6 pol. |
Largura | 76,4 pol. | |
Altura | 62,4 pol. | |
Distância entre eixos | 118,1 pol. | |
Pneus | Pirelli P Zero 275/35R21 | |
Sistema de travagem | Frente | 4 pistões (15,75 pol.) |
Traseira | 1 pistão (14,2 pol.) | |
Frenagem regenerativa | Desaceleração | 0,6 g (0,2 g durante a ativação do ABS) |
0 – 60 mph | Aprox. 3,25 seg. (com N Launch Control e função Grin Boost utilizados) | |
Velocidade máxima | 162 mph (limitado eletronicamente) | |
Faixa | Confirmado mais perto do lançamento do veículo para o mercado dos EUA | |
Cores exteriores | Performance Blue Matte, Abyss Black Pearl, Ecotronic Gray Matte (disponibilidade tardia), Atlas White e Soultronic Orange Pearl | |
Cor interior | Preto com detalhes em Performance Blue |
Hyundai Motor America
A Hyundai Motor America foca em “Progresso para a Humanidade” e soluções de mobilidade inteligente. A Hyundai oferece aos consumidores dos EUA uma linha rica em tecnologia de carros, SUVs e veículos eletrificados. Nossos 830 revendedores venderam mais de 724.000 veículos nos EUA em 2022, e quase metade foi construída na Hyundai Motor Manufacturing Alabama. Para mais informações, visite www.HyundaiNews.com .
Notas de rodapé:
1 – Especificações, equipamentos e opções estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. Alguns itens podem não estar disponíveis quando o veículo for construído.
2 – 2025 IONIQ 5 N estará disponível em quantidades limitadas em revendedores selecionados em estados selecionados apenas. Entre em contato com seu revendedor Hyundai para obter detalhes sobre disponibilidade.
3 – Sempre tenha extremo cuidado ao usar o recurso N Grin Boost. O motorista é responsável por estar atento e manter o controle do veículo o tempo todo. Consulte o Manual do Proprietário para obter mais detalhes e limitações.
4 – Use o recurso Launch Control somente em uma pista de corrida fechada. Nunca use o Launch Control em vias públicas. Consulte o Manual do Proprietário para obter mais detalhes e limitações.
5 – O carregamento externo Vehicle-to-Load (V2L) disponível requer a compra separada de um acessório externo V2L. O carregamento bidirecional V2L esgotará a bateria e ficará inoperante quando o limite de descarga da bateria atingir 20%. Nem todos os aparelhos elétricos funcionarão corretamente ao usar esse recurso. Use apenas aparelhos que exijam menos de 16 amperes. Limitações adicionais se aplicam. Consulte o Manual do Proprietário para obter mais detalhes.
Fonte: Hyundai