
O Hyundai Motor Group planeja desenvolver e fabricar suas próprias células de bateria para veículos elétricos em meio a crescentes preocupações de ficar para trás na corrida das baterias, de acordo com uma reportagem local da Coreia do Sul. A decisão teria sido tomada após a gigante chinesa de veículos elétricos e baterias BYD apresentar recentemente sua plataforma de carregamento de megawatts .
De acordo com o jornal coreano The Chosun Daily , o Hyundai Motor Group criou uma equipe dedicada em sua divisão de fabricação para liderar seus esforços internos de desenvolvimento de baterias. A chamada “Força-Tarefa B” inclui os principais especialistas em engenharia da montadora, incluindo Jung Jun-cheul, chefe de fabricação, e Choi Jae-hoon, chefe de desenvolvimento de baterias.Receba as melhores notícias, análises, colunas e muito mais diretamente na sua caixa de entrada.
Tesla Shares Tank as Musk Runs DOGE in D.C.Tesla Shares Tank as Musk Runs DOGE in D.C.
A Hyundai e a Kia não responderam imediatamente ao pedido do InsideEVs para confirmar a reportagem local.
Segundo Suvrat Kothari, da revista InsideEVs, a montadora já possui uma equipe interna de baterias. Mas ela atua principalmente como elo entre a empresa e seus fornecedores de baterias, LG Energy Solution e SK On, para a integração de suas baterias nos modelos Hyundai , Kia e Genesis . Embora esses esforços devam continuar, a Hyundai agora vê claramente a necessidade de investir em sua própria tecnologia de baterias.


Foto por: Hyundai / 2025 Hyundai Ioniq 5 XRT, limitado
A montadora sul-coreana não é a primeira a trazer o desenvolvimento de baterias internamente. A Tesla fabrica suas próprias células 4680 usadas no Cybertruck e no Model Y , embora a Panasonic continue sendo uma de suas principais fornecedoras. A BYD começou como uma empresa de baterias em 1995 e não terceiriza baterias. Ela fabrica suas próprias baterias “Blade” para EVs e PHEVs. A Toyota também produz baterias para EVs no Japão e recentemente expandiu esse esforço para o exterior. A empresa inaugurou sua fábrica de baterias de US$ 14 bilhões na Carolina do Norte no início deste ano, e essa fábrica fabricará baterias internamente para híbridos, PHEVs e EVs.
O desenvolvimento interno de baterias apresenta inúmeras vantagens. Permite que as montadoras produzam baterias otimizadas para o software e a arquitetura do carro. Após a expansão, as vantagens de custo podem ser enormes, pois podem eliminar taxas de fornecedores e também dar às montadoras maior controle sobre as matérias-primas e a logística. Também pode acelerar a pesquisa e o desenvolvimento e reduzir a exposição a gargalos na cadeia de suprimentos. Mas exige um investimento inicial imenso e expertise em fabricação que empresas tradicionais de baterias, como a LG Energy Solution, aprimoraram ao longo de décadas.
Dito isso, a reportagem acrescenta que a iniciativa da Hyundai foi em resposta à bateria de carregamento hiper-rápido revelada pela BYD em março. A BYD apresentou sua Super e-Platform na China, que suporta 1.000 volts, 1.000 amperes de corrente e carrega a 1.000 quilowatts. A plataforma permite que os veículos elétricos Han L e Tang L sejam carregados em apenas 5 minutos.