Por Iulian Dnistran
As telas dentro dos carros novos estão melhores do que nunca. Elas são enormes , têm ótima resolução e o software por trás delas geralmente é ágil e bem pensado. Mas depois de anos empurrando o que são essencialmente TVs em painéis, acontece que as pessoas realmente não gostam de lidar com elas, especialmente se acessar recursos usados com frequência, como controle de temperatura ou configurações de volume, significa vasculhar menus em uma tela enquanto dirige.
Isso é perigoso, mas também é muito irritante , como a Hyundai Design North America (HDNA) descobriu por meio da mágica dos grupos de foco. É por isso que a montadora coreana está procurando trazer de volta botões antigos em carros futuros. O Ioniq 5 remodelado já tem um painel de controle HVAC redesenhado, mas mais estão a caminho.
“À medida que adicionamos telas [de infoentretenimento] integradas em nossos veículos, também tentamos colocar controles baseados em tela sensível ao toque, e as pessoas não preferiram isso”, disse o vice-presidente da HDNA, Ha Hak-soo, em uma entrevista recente ao Korea JoongAng Daily .
A razão pela qual a Hyundai, assim como outras montadoras, escolheu o caminho das telas sensíveis ao toque foi inicialmente devido ao fator “uau” dos grandes sistemas multimídia da Tesla. A montadora coreana chegou a colocar duas telas sensíveis ao toque no volante de um conceito em 2019. No final das contas, porém, a Hyundai mudou de ideia e agora está lentamente revertendo o curso.
“Quando testamos com nosso grupo focal, percebemos que as pessoas ficam estressadas, irritadas e furiosas quando querem controlar algo em um momento de aperto, mas não conseguem”, disse Ha.
Por um bom número de anos, jornalistas automotivos, entusiastas e especialistas da indústria têm soado o alarme para as montadoras pararem com os controles touchscreen. Mais recentemente, o European New Car Assesment Progamme, mais conhecido como Euro NCAP, que realiza testes de colisão e emite uma classificação de segurança baseada em estrelas, entrou na discussão com um tom mais sério . Em termos simples, a organização disse que a partir de 2026, as montadoras terão que instalar botões físicos para certas funções se quiserem obter uma classificação de cinco estrelas, a mais alta possível. Isso além dos recursos de segurança ativa e passiva usuais, como airbags e frenagem automática de emergência.
É legal ter uma tela grande — ou até várias telas — dentro de um carro. É até uma medida de corte de custos bem disfarçada, apesar de poucas montadoras admitirem. Mas é realmente uma distração ter que passar por um menu ou uma barra deslizante para mudar a temperatura ou pular a música atual. Com um simples botão físico ou botão — e não, essas superfícies táteis brilhantes não são a mesma coisa — você pode simplesmente estender a mão e fazer o que quiser sem nem olhar.
Ao mesmo tempo, sabemos que a Hyundai está trabalhando em displays mais avançados que abrangem todo o para-brisa do carro e operam amplamente em controles de voz. A montadora disse que podemos até ver um modelo de produção em massa com essa tecnologia já em 2027. Mas talvez haja espaço para ambos: botões, mas também mais displays bem na linha de visão do motorista, em vez de uma tela que os desvia da estrada.
Isso, ou a Hyundai está apenas protegendo suas apostas aqui. De qualquer forma, os próximos anos serão bem interessantes quando se trata da experiência do usuário no carro.
Fonte: InsideEVs