
A Hyundai e a Kia estão buscando combinar caixas de baterias com componentes estruturais de veículos para maior eficiência de embalagem .
Segundo Stephen Edelstein, da Green Car reports, em um pedido de patente publicado pelo United States Patent and Trademark Office (USPTO) em 14 de novembro de 2024, e enviado pela primeira vez pelas montadoras àquela agência em 26 de outubro de 2023, a Hyundai e a Kia discutem ter o assoalho de um veículo funcionando como o painel superior de uma caixa de bateria. Isso faria melhor uso do espaço disponível, permitindo que mais módulos fossem instalados, argumentam as montadoras.
Imagem de patente do piso da caixa de bateria da Hyundai e Kia
Isso integraria mais de perto o conjunto de baterias com a estrutura do veículo, vários componentes principais dos quais seriam fixados ao painel do assoalho que também serve como painel superior da caixa da bateria. Isso inclui soleiras laterais e travessas, com algumas das últimas potencialmente misturadas com o painel do assoalho usando um método de fabricação por extrusão.
Os módulos de bateria seriam colocados sob o assoalho , potencialmente em espaços vazios não ocupados por travessas, com barreiras dianteiras e traseiras protegendo o conjunto e integradas às soleiras laterais, dizem as montadoras no processo.
Imagem de patente do piso da caixa de bateria da Hyundai e Kia
Outras empresas também exploraram pacotes de baterias estruturais. A Tesla descreveu seu próprio design no Battery Day de 2020, alegando na época que uma bateria estrutural ofereceria uma redução de massa de 10%, um aumento potencial de alcance de 14% e 370 peças a menos com células de bateria essencialmente incorporadas como parte de um favo de mel contra a parte inferior do piso do veículo. A startup Canoo tornou as baterias estruturais parte de sua plataforma exclusiva de skate, mas manteve os módulos enquanto ainda alegava uma redução de peso de 90 libras.
No ano passado, a startup chinesa Neta Auto disse que estava trabalhando com o fornecedor de baterias CATL para abandonar os pacotes de baterias e integrar células diretamente com o chassi de um veículo, levando a tecnologia cell-to-pack da CATL um passo adiante. Além disso, os pesquisadores também analisaram o uso de painéis de carroceria como baterias , embora os vários conceitos de pacotes de baterias estruturais estejam provavelmente mais próximos da produção.