Hyundai desenvolve motores elétricos nas rodas

por Green Car Reports

A Hyundai continua trabalhando em motores de cubo de roda para veículos elétricos, indicam dois registros de patentes recentes.

Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, um registro, publicado pelo United States Patent and Trademark Office (USPTO) em 14 de novembro de 2024, após ser submetido pelo fornecedor de tecnologia afiliado da Hyundai, Hyundai Mobis, no início do ano, abrange um mecanismo de acionamento que permitiria que um motor elétrico montado no cubo girasse uma roda. Isso consistiria em um rolamento de roda, pista externa e um redutor de velocidade incorporando um anel de engrenagem acoplado ao rolamento.

Imagem da patente da unidade de tração nas rodas da Hyundai

Imagem da patente da unidade de tração nas rodas da Hyundai

O segundo documento, publicado pelo USPTO em 29 de outubro de 2024 e originalmente protocolado pela Hyundai Mobis em 13 de fevereiro de 2022, é para um “dispositivo de trabalho nas rodas”. Esta é essencialmente uma configuração para incorporar um mecanismo de mudança de marchas no rotor de um motor montado no cubo.

Embora nem todas as ideias patenteadas cheguem à produção, essas duas patentes indicam que a Hyundai está pelo menos ainda desenvolvendo motores nas rodas, tendo provocado alguns conceitos semelhantes no passado, incluindo o sistema de direção e propulsão modular e-Corner . Ela empacotou motores nas rodas junto com hardware de direção e frenagem em módulos que poderiam ser instalados em todos os cantos de um veículo, permitindo mais liberdade de embalagem e a capacidade de girar as rodas em até 90 graus .

Imagem de patente do dispositivo de trabalho nas rodas da Hyundai

Imagem de patente do dispositivo de trabalho nas rodas da Hyundai

Hyundai e Kia em 2023 também revelaram um design alternativo que dividiu a diferença entre motores convencionais e motores nas rodas. Chamado de Universal Drive System — ou Uni Wheel — ele moveu os motores para mais perto das rodas, mas não para dentro delas .

Outras montadoras, como Ferrari e Toyota , patentearam projetos de motores nas rodas. A Dongfeng da China afirma ser a primeira a usar motores nas rodas em um carro de passeio de produção, embora a picape Lordstown Endurance também os tenha usado antes de sua produção parar. A Aptera também planeja usar motores nas rodas para seu triciclo, mas esse veículo será uma autociclo, não um carro.

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