Hyundai Creta

por Plinio Calenzo

Em Agosto de 2021, a Hyundai anunciou o novo Creta, uma das SUVs de maior sucesso no mercado nacional, cujo significado traduz pessoa  encantadora, pacífica e de beleza singular. Apesar do conceito de “beleza” ser algo tão particular para cada um de nós,  os brasileiros realmente se apaixonaram pelo Creta, não é atoa que o SUV figura entre os 10 veículos mais vendidos no país.

Com seu design marcante, que ostenta a robustez de um SUV, o Creta encantou os brasileiros desde seu primeiro lançamento. Portanto, definitivamente foi uma grande aposta quando a Hyundai decidiu mudar o Creta.

O novo Creta veio um tanto diferente da versão antiga, com muito mais vincos, faróis diferenciados mas, já que estabelecemos que beleza é um conceito totalmente particular de cada pessoa, a opinião desse que escreve é que o carro ficou feio. Porém, apesar de uma opinião pessoal não ser suficiente para determinar o sucesso ou não de um lançamento de mercado, vale lembrar da exigência do brasileiro com relação ao design dos carros, não aceitamos carros “feios”. A Hyundai parece estar se perdendo nos seus designs, o novo HB20 é muito mais “esquisito” que o anterior, a lanterna traseira parece que está de cabeça para baixo e o novo Creta conseguiu ser mais “esquisito” ainda.

De qualquer forma, não há dúvidas que a Hyundai investiu pesado na modernização do novo Creta e, independente de opiniões, não há dúvidas que o modelo tem um design marcante e características exclusivas para o país, conferindo conforto e tecnologia inéditos ao segmento.

Entre as novidades destaca-se o chamado SmartSense, trata-se do pacote de segurança que reúne soluções inteligentes como sistema de frenagem autônomo, assistente de permanência em faixa e controle de velocidade adaptativo. Segundo a Hyundai em nota divulgada à imprensa o Creta será comercializado em quatro versões com opções de motorização 1.0l Turbo GDI de 120 cv ou Smartstream 2.0l de 167 cv, ambos equipados com câmbio automático de seis velocidades.

Um ponto positivo para o Creta é que a nova geração 2022 será produzida no Brasil e isso diz muito a favor da Hyundai. A coragem no seu novo design, seus atributos de conforto, segurança e tecnologia, o novo veículo produzido pela marca sul-coreana em Piracicaba (SP) realmente destaca-se em sua categoria.

Disponível nas versões Comfort, Limited e Platinum, com motor 1.0l Turbo GDI de 120 cv, e Ultimate, com motor Smartstream 2.0l de 167 cv, a novidade tem pré-venda iniciada hoje, em todo o Brasil, pelo site www.hyundai.com.br, com preços que variam entre R$ 107 mil e R$ 147 mil.  

“Novo design, mais elegância”. O Creta 2022 é inspirado na atual linguagem de design da Hyundai, totalmente renovado e ainda mais elegante e sofisticado. A grade frontal exclusiva para o Brasil, em formato hexagonal, possui uma combinação de cores e formas que deixa clara sua presença na carroceria, quebrando a padronização vigente nos concorrentes. Dependendo da versão, pode vir com barras horizontais ou elementos em “cascata”, sendo emoldurada em prata ou cromado. O conjunto óptico dianteiro é outra assinatura inconfundível de estilo do SUV compacto da Hyundai, evidenciado também pelas luzes diurnas em LED (DRL), disponíveis para as quatro versões de acabamento. Faróis e lanternas em LED na versão topo de linha contribuem para um efeito ainda mais marcante. Para fechar, chamam a atenção o capô alongado com vincos bem delineados e as caixas de rodas mais robustas. 

Na silhueta lateral, há um elemento de design em forma de moldura que segue pela linha superior das portas e termina contornando a coluna C, sempre na cor prata. As rodas de liga-leve são de 16 polegadas na versão de entrada, diamantadas e de 17 polegadas nas configurações intermediárias, e diamantadas e de 18 polegadas no topo da gama. A antena é do tipo barbatana para toda a linha.  

Na parte traseira, mais uma vez, as lanternas em LED exibem uma novíssima assinatura de luz, enquanto a inscrição com o nome do SUV aparece centralizada e espaçada acima da placa. As identificações dos motores, “2.0” ou “TGDI”, aparecem ao lado direito do para-choque, na parte inferior da traseira. 

O Novo Creta está disponível em seis cores diferentes. Duas sólidas, Preto Onix e Branco Atlas e três metálicas, Prata Sand, Prata Brisk e Cinza Silk e uma perolada, Azul Sapphire. Há ainda uma combinação de pintura chamada Dual Tone, quando as cores Branco Atlas, Prata Sand, Prata Brisk, Cinza Silk e Azul Sapphire podem vir com teto, moldura da coluna C e barras de teto em preto, como opção e sob consulta prévia, exclusivamente na versão Ultimate. 

O interior está mais luxuoso graças ao acabamento, ao toque agradável de seus materiais e aos tons dos revestimentos. Os novos bancos são envolventes, o console central está mais elevado e o painel central fica ergonomicamente voltado para o condutor o que permite melhor visualização e comando. Para completar, o volante esportivo de base reta e a alavanca de câmbio em T reforçam a sensação de um verdadeiro “cockpit”. 

O novo Creta cresceu por dentro e por fora, aumentando suas dimensões em largura, comprimento e entre-eixos. Agora são 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura e 2,61 m de entre-eixos. A máxima utilização dos espaços internos oferece conforto extra a todos os ocupantes. Há mais espaço para pernas, ombros e joelhos. Tudo foi pensado e desenhado para ser mais confortável e mais bem organizado. 

O freio de estacionamento eletrônico faz com que se ganhe ainda mais espaço no console central. Outros destaques são o painel digital colorido de sete polegadas, o ar-condicionado automático digital e o seletor de modo de direção – com opções Normal, Smart, Eco e Sport –, escolhido de acordo com o estilo de direção do condutor e que atua nos pontos de aceleração, troca de marcha e esforço na direção. 

O teto solar panorâmico é um dos pontos altos da Nova Geração, oferecendo uma das áreas envidraçada mais amplas disponíveis, que vai até os encostos dos bancos traseiros. E, por fim, a central multimídia chamada BlueNAV traz a maior tela da categoria, de 10,25 polegadas onde o condutor poderá ver imagens das câmeras de ré, lateral e frontal, que formam uma visão 360 graus, graças a uma combinação dessas câmeras gera até oito modos de visão e simula uma vista aérea real. Além de contar com navegação e conexão Apple Car Play e Android Auto

O pacote de segurança Hyundai SmartSense chega ao Brasil com o Creta 2022. Além da Smart Camera 360°, a Nova Geração sai de fábrica com Câmera para Monitoramento de Ponto Cego, que exibe no display central do painel de instrumentos, em vídeo, a visão do ponto cego para a direção indicada após acionar o sinal de mudança de faixa. A lista segue com o Sistema de Frenagem Autônomo, que age em situações em que há risco de colisão frontal com pedestres, outros veículos e até mesmo ciclistas, e que, graças ao novo recurso de Detecção de Convergência à Esquerda, alerta, caso haja risco de colisão com algum veículo vindo de uma pista adjacente no lado oposto, tão logo seja acionado o sinal de mudança para a faixa à esquerda. Se esse risco prossegue, os freios são acionados automaticamente. 

Outra função exclusiva é o Assistente de Permanência em Faixa. A tecnologia fornece um aviso e auxilia automaticamente na condução para evitar a saída do veículo para a outra pista de forma não intencional. Já o Assistente de Centralização em Faixa mantém constantemente o veículo no centro da pista, baseando-se para isso tanto nas faixas pintadas no chão como no alinhamento com o veículo à frente, caso não haja marcação no solo. Completam a lista do pacote o sistema chamado SmartSense o Detector de Fadiga, o Farol Alto Adaptativo e o Controle de Velocidade Adaptativo. 

Seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, acionamento inteligente one-touch das luzes de direção estão disponíveis em todas as versões, assim como freios ABS com EBD, controles de estabilidade eletrônico e tração (ESP e TCS), assistente de partida em rampa (HAC), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).  

Conectividade Bluelink 

O conceito global da Hyundai para conectividade veicular, o Bluelink, chega com novidades no novo Creta. Além das funcionalidades já conhecidas na família de compactos HB20, como os serviços de rastreamento e recuperação veicular, possibilidade de realizar comandos pelo celular para ligar o carro e abrir as janelas e receber alertas, o motorista do Creta 2022 poderá ajustar a temperatura do ar-condicionado automático digital e acessar o sistema da Smart Camera 360°, o que significa poder visualizar, pelo aplicativo, o que se encontra ao redor do automóvel antes de se aproximar para embarcar. 

Será possível buscar e acessar pontos de interesse através de um mapa no aplicativo do Bluelink e enviá-los ao carro. Ao traçar uma rota, o sistema de navegação indicará o melhor caminho usando informações de tráfego em tempo real. 

Outra novidade em termos de conectividade são os comandos de voz. Ao pressionar um botão no volante, uma série de funcionalidades do veículo podem ser acionadas por voz, tais como: ligar e desligar o ar-condicionado, ativar a ventilação do banco do motorista e abrir e fechar o vidro do motorista. Caso o Bluelink esteja ativado, por comandos de voz também é possível enviar mensagens de texto, obter informações sobre o clima e encontrar pontos de interesse para navegação. 

O pacote de uso do Bluelink para o Creta 2022 será gratuito nos seis primeiros meses de uso. Após o período, os serviços terão mensalidade de R$ 29,90 para o pacote básico ou R$ 49,90 para o uso de navegação por GPS. 

Motorizações

O Creta Nova Geração chega com motor 1.0l Turbo GDI de injeção direta de combustível, nas configurações Comfort, Limited e Platinum. O propulsor de três-cilindros entrega potência de 120 cv, com torque máximo de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm, que se mantém até 3.500 rpm, possibilitando acelerações e retomadas mais eficientes para todas as situações e com baixo consumo de combustível. 

A versão topo de linha Ultimate vem com motor aspirado Smartstream 2.0l que, graças a uma série de inovações, passa a oferecer 167 cavalos de potência e eficiência 8% maior em economia de combustível em relação a sua versão anterior. 

A transmissão será sempre automática de seis velocidades e ambos os motores estarão disponíveis com sistema Stop & Go, para desligamento e partida do motor, proporcionando ainda mais economia de combustível. 

As motorizações disponíveis são

 Kappa 1.0l Turbo GDI 12V DOHC D-CVVT FlexSmartstream 2.0l 16V DOHC D-CVVT Flex
Cilindrada998 cm³1,999 cm³
Potência120 (E) | 120 (G) a 6.000 rpm167 (E) | 157,3 (G) a 6.200 rpm
Torque 17,5 kgf.m (E) | 17,5 kgf.m a 1.500 rpm20,6 kgf.m (E) | 19,2 kgf.m a 4.700 rpm
Taxa de compressão10.5 12.1

Preços

A nova geração do SUV Creta está disponível em quatro versões. Com motor 1.0l Turbo GDI, temos as configurações Comfort, por R$ 107.490, Limited, por R$ 120.490, e Platinum, por R$ 135.490. Já a topo de linha, Ultimate, sai de fábrica com o propulsor Smartstream 2.0l e tem valor sugerido de R$ 146.990. A opção com teto em preto, Dual Tone, disponível apenas sob consulta para a configuração Ultimate, acrescenta R$ 1.500. 

A linha atual do SUV Creta seguirá sendo comercializada na configuração Action, que mantém o motor Gamma 1.6l 16V DOHC D-CVVT Flex e terá preço sugerido de R$ 96.490. Esse modelo passará a ser o SUV de entrada da Hyundai no Brasil, com preço extremamente competitivo frente ao pacote de segurança, tecnologia e conforto que oferece. O Creta Action agora conta com Sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor e Monitoramento de Pressão dos Pneus. 

Garantia e plano de manutenção:

A nova geração do Creta tem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para veículos de uso particular. Nas aplicações comerciais, a garantia continua de cinco anos ou até atingir 100 mil quilômetros. O SUV compacto terá revisões periódicas até 60 mil quilômetros com preços fixos para ambas as motorizações. 

E você leitor, o que achou?

O Creta será um sucesso por causa do seu novo design e eletrônica embarcada ou você acha que ele não agradará aos brasileiros?

Deixe sua opinião!

You may also like