O ano novo está a todo vapor, e em breve começará a temporada da NTT INDYCAR SERIES.
Como acontece com qualquer mudança de calendário, há coisas novas para assistir quando os carros entram na pista para a corrida de abertura da temporada, o Firestone Grand Prix de St. Petersburg, apresentado pela RP Funding no domingo, 2 de março. Os pilotos trocaram de equipe, e uma nova equipe se juntou às fileiras. Há até uma nova pista no cronograma oficial.
Antes que os motores liguem, colocamos a mesa.
Novos lugares para rostos familiares
Pelo terceiro ano consecutivo, um recorde de 27 combinações de carro e piloto receberão a bandeira verde quando a temporada começar. Até 11 desses assentos serão ocupados por pilotos que não estavam neles quando a temporada de 2024 terminou, potencialmente incluindo as duas vagas na Dale Coyne Racing que ainda não foram anunciadas.
Nove das 11 equipes têm combinações de pilotos diferentes para 2025. Do lado da Honda, quatro das cinco equipes fizeram mudanças, incluindo a Chip Ganassi Racing, que colocará três carros em vez de cinco na temporada passada. Seis das sete equipes da Chevrolet têm novos rostos, a mais significativa sendo a PREMA Racing, uma organização com sede na Europa que está dando sua primeira chance na NTT INDYCAR SERIES. Seus pilotos serão o veterano da série Callum Ilott e o novato Robert Shwartzman.
A chegada da PREMA dá à série o maior número de equipes em tempo integral desde 2018. É a quarta equipe a se juntar à série em tempo integral desde 2020, depois da Meyer Shank Racing, McLaren Racing e Juncos Hollinger Racing.
Segundo o correspondente Curt Cavin, entre as mudanças de pilotos de alto nível para a próxima temporada estão Alexander Rossi na Ed Carpenter Racing e David Malukas na AJ Foyt Racing. Christian Lundgaard agora está com a Arrow McLaren, e Marcus Armstrong mudou para a Meyer Shank Racing.
Até agora, dois novatos estão confirmados: Shwartzman e o campeão do INDY NXT by Firestone de 2024, Louis Foster, da Rahal Letterman Lanigan Racing.
Duas equipes terão as mesmas escalações de pilotos para 2025: a Team Penske, que traz de volta Josef Newgarden, Will Power e Scott McLaughlin; e a Andretti Global, que novamente tem Colton Herta, Kyle Kirkwood e Marcus Ericsson.
O campo é representado por pilotos em tempo integral de 11 países. Acredita-se que Shwartzman seja o primeiro piloto da INDYCAR SERIES nascido em Israel. Alon Day competiu na INDY NXT pela Firestone em 2012.
Novos recursos para agendar
Há 17 corridas no calendário pelo quarto ano consecutivo, embora haja novidades na programação do evento.
O Thermal Club no sul da Califórnia sediará uma corrida com pagamento de pontos pela primeira vez. O evento deste ano, o segundo da temporada, será no mesmo fim de semana – o Thermal Club INDYCAR Grand Prix será em 23 de março – da corrida de exibição do ano passado, vencida por Alex Palou, da Chip Ganassi Racing.
O Children’s of Alabama Indy Grand Prix no Barber Motorsports Park retrocede uma semana no calendário, empurrando um movimentado mês de maio para três corridas, destacadas pela 109ª edição da Indianapolis 500 apresentada pela Gainbridge em 25 de maio. O Bommarito Automotive 500 agora é em 15 de junho — foi realizado em agosto nos últimos 12 anos — e o INDYCAR Grand Prix de Monterey no WeatherTech Raceway Laguna Seca será em 27 de julho, em vez de junho, como foi no ano passado.
A temporada termina no último dia de agosto, quando o Big Machine Music City Grand Prix é realizado em 31 de agosto no Nashville Superspeedway. O final da temporada do ano passado foi em 15 de setembro.
O cronograma continua diverso, apresentando sete corridas de estrada em terreno natural, seis corridas ovais e quatro corridas de circuito de rua. O Acura Grand Prix de Long Beach será realizado pela 50ª vez em 13 de abril.
Drivers Eye Conquistas Históricas
Haverá vários feitos históricos em jogo nesta temporada.
Josef Newgarden tem a chance de se tornar o primeiro piloto a vencer três “500s” consecutivos. O último piloto com tal oportunidade também foi um piloto da Team Penske – Helio Castroneves – em 2003. Castroneves terminou em segundo naquela corrida. A tentativa de Al Unser de três vitórias consecutivas em Indy, em 1972, também terminou com um segundo lugar.
Castroneves tentará novamente uma quinta vitória recorde nas “500”. A corrida deste ano no Indianapolis Motor Speedway será sua 25ª largada, tornando-o um dos quatro únicos pilotos com tantas. Também retornando às “500” estará o campeão da NASCAR Cup Series de 2021, Kyle Larson, que tentará pela segunda vez ser um dos poucos pilotos a competir em Indy e Charlotte – um feito conhecido como “The Double” no fim de semana do Memorial Day – no mesmo dia. O último a fazê-lo foi Kurt Busch em 2014.
Já faz mais de uma década desde que um piloto da INDYCAR SERIES ganhou três campeonatos de temporada consecutivos, mas Palou tem a chance de fazer exatamente isso. Sebastien Bourdais ganhou quatro em sequência (2004-07), enquanto Dario Franchitti ganhou três seguidas (2009-11). O único outro piloto com tal feito é Ted Horn, um tricampeão em 1946, 1947 e 1948.
Se Palou ganhar o quarto título geral da série, ele se juntará a outros cinco pilotos com pelo menos o mesmo número.
Novas maneiras de assistir
Pela primeira vez, todas as 17 corridas da NTT INDYCAR SERIES serão transmitidas ao vivo pela televisão.
A FOX também fornecerá cobertura das qualificações “500” no sábado, 17 de maio, e no domingo, 18 de maio, elevando o número total de janelas de rede de transmissão para 19, um recorde para a série. A INDYCAR se tornará o único esporte motorizado de primeira linha nos Estados Unidos com cobertura exclusiva de rede de transmissão principal para todas as suas corridas.
A colaboração imersiva verá todas as sessões de treino e qualificação para a NTT INDYCAR SERIES transmitidas a cabo no FS1 e FS2. Todas as corridas estarão disponíveis no aplicativo FOX Sports.
A maioria das corridas INDY NXT by Firestone também serão transmitidas na FS1, com a FS2 fornecendo cobertura suplementar de corridas adicionais.
Fonte: Indycar