Uma entrevista com Michael Sleighmacher.
Ross Bentley escreveu isso há muitos anos, e está compartilhando hoje, apenas por diversão (embora possa haver algumas “lições” incluídas).
Tive a sorte de conhecer Michael Sleighmacher há alguns anos. Sleighmacher é o treinador de motoristas do Papai Noel há quase duas décadas. Eu o encontrei por telefone enquanto ele estava repassando alguns preparativos de última hora com o Papai Noel.
RB: Michael, você pode nos dizer qual é a habilidade mais importante em que um motorista de trenó como o Papai Noel precisa se concentrar?
MS: Bem, essa foi uma boa escolha de palavras, Ross. Foco. Dirigir um trenó tem tudo a ver com foco – olhar para onde você quer ir. É claro que olhar para o futuro para evitar chaminés, aviões, árvores e arranha-céus é fundamental. Mas a principal habilidade visual do Papai Noel é se concentrar em onde ele vai pousar. Eu trabalho com ele o ano todo, fazendo todos os tipos de exercícios de terapia visual esportiva. Você pensaria que com os óculos que ele usa ele teria uma visão ruim, mas esse não é o caso. Ele costumava usar Jacques Villeneuve como modelo – como você sabe, Jacques usava óculos, mas isso não o impediu de vencer. Papai Noel é o mesmo. Ele passa muito tempo fazendo exercícios como Lazy 8s e Focus Stretches – nós os pegamos do seu livro Ultimate Speed Secrets – todos os dias do ano. Entre esses exercícios, muitas sessões de treino aqui no Pólo Norte, e eu lembrando-o pelo rádio para olhar para frente e para onde ele quer ir, ele se sai muito bem.
RB: Você mencionou um rádio. Você fala com o Papai Noel enquanto ele está voando no trenó?
MS: Com certeza! É uma noite muito longa – muito parecida com ser um observador da corrida de 24 horas de Daytona! Eu mantenho meus comentários no mínimo, mas uso algumas palavras-chave e frases para mantê-lo focado. Ao longo dos anos, desenvolvemos uma ótima relação de trabalho – posso dizer quando ele precisa de algumas palavras para se concentrar nas coisas certas e quando ele só precisa de um pouco de incentivo.
RB: Quanto o Papai Noel faz em termos de ajuste no manuseio do trenó?
MS: Oh, é sem parar. Diferentes temperaturas do ar afetam os níveis de downforce aerodinâmico, então ele está constantemente fazendo alterações nas asas dianteira e traseira – você sabe, este é um lugar onde os ajustes aerodinâmicos são permitidos durante um evento. Então, dependendo se ele está pousando em um telhado coberto de neve no Canadá, um telhado de telhas secas no México ou nenhum telhado em alguns dos países menos afortunados, o Papai Noel fará ajustes nas barras estabilizadoras dianteiras ou traseiras. Claro, ele também precisa adaptar sua direção para se adequar a todas essas condições diferentes – seja ele virando em uma curva com uma virada rápida e nítida das rédeas ou com uma curva mais lenta e gradual; como e quando ele solta os freios ao entrar em uma curva; quando e com que força ele pega as rédeas do acelerador. Ele aprendeu a ser muito adaptável, e é uma área em que trabalho muito com ele.
RB: Eu tenho que pensar que o Papai Noel é bom em manter seu foco mental. Quero dizer, esse é um longo evento em que ele está! Como ele faz isso?
MS: Eu acho que o Papai Noel é como qualquer piloto de desempenho ou corrida. Não é que ele não perca a concentração de vez em quando. É que ele é muito bom em recuperá-lo. Ele desenvolveu um gatilho para recuperar seu foco – “leite e biscoitos” é o que ele usa. Se ele descobre que sua mente começa a vagar um pouco, ele diz “leite e biscoitos” para si mesmo, e isso o traz de volta ao momento e o concentra novamente na tarefa em mãos – que para o Papai Noel, naquele momento, é entregar brinquedos e comer leite e biscoitos. É uma ótima estratégia!
RB: Michael, eu sei que você está super ocupado preparando o Papai Noel para a grande noite, então vou deixar você voltar ao trabalho. Você tem mais alguma coisa que gostaria de compartilhar com nossos leitores?
MS: Sim, vou passar adiante algo que o Papai Noel sempre diz quando está assistindo corridas na TV – você sabe, ele raramente perde uma única corrida durante o ano, seja F1, Indy, IMSA, Le Mans, NASCAR, World of Outlaws, corridas de arrancada, Moto GP, o que for. Ele é um fanático por corridas! Eu o ouvi dizer isso muitas vezes: “Há bons motoristas de meninos e meninas, e há aqueles que foram ruins ao longo do ano. Mas os meninos e meninas bons parecem ganhar com mais frequência do que os maus. Acho que é uma ótima mensagem para seus leitores que são pilotos terem em mente. E talvez, apenas talvez, o Papai Noel traga aos bons motoristas um novo conjunto de pneus.
RB: Obrigado Michael. E, por favor, passe uma mensagem ao Papai Noel para todos nós: Diga a ele para se divertir!
MS: Ho, ho, vou passar isso para ele.
Fonte: Ross Bentley’s Speed Secrets