Honda Série 0 recalibra caminho para inovação em veículos elétricos

por Green Car Reports

Por Bengt Halvorson

Na semana passada, na unidade de P&D da Honda em Tochigi, Japão, fiquei por dentro de todo o trabalho de engenharia realizado para refazer os Hondas como elétricos, culminando em cerca de 10 minutos de tempo dinâmico no banco do motorista de um Série 0 EV disfarçado. 

Isso me deu uma resposta para uma pergunta que eu simplesmente não conseguia tirar da cabeça: como um carro tão baixo e com aparência tão veloz quanto o conceito Honda Saloon pode ter um formato quase destinado à produção? 

Conceito de sedã Honda - 2024 CES
Conceito de sedã Honda – 2024 CES

Em janeiro na CES, a Honda revelou os conceitos Space-Hub e Saloon EV . E entre eles, o perfil kammback de supercarro do Saloon EV aparentemente roubou a cena — especialmente depois que executivos alegaram que seu visual de carro-pôster estava quase pronto para produção.

Isso ressalta um ponto: construir uma nova geração de sistemas de bateria e propulsão eficientes e competitivos não é o único desafio que as montadoras tradicionais enfrentam ao mudar para veículos elétricos. O teste ainda maior pode muito bem ser como o resto do veículo — o chapéu alto, no jargão da indústria — é concebido em torno dele. 

Plataforma Honda Série 0 EV
Plataforma Honda Série 0 EV

Fazer com que tal perfil funcione contra os ventos contrários dos padrões de testes de colisão, cabines de passageiros espaçosas e o status quo dos layouts de EV de passageiros é o quebra-cabeça que a Honda diz que pode lidar. E é apenas o carro para a Honda expor em perfil como o exemplo do porquê ela adotou uma estratégia “fina, leve e sábia” na engenharia desses próximos EVs da Série 0. Eles sinalizam um novo começo, pois olha além do Prologue, fornecedor da GM, e para a frente, para sua primeira família de EVs de produção em massa totalmente projetados pela Honda, com previsão de fabricação em Ohio a partir do final de 2025. 

Os dois primeiros veículos elétricos a chegar serão um crossover Acura, apresentado anteriormente pelo conceito Performance EV em agosto, e depois uma versão de produção do conceito Saloon. 

Embora a Honda não esteja totalmente pronta para mostrar esse futuro especialmente ousado na forma de produção, ela está pronta para nos dar uma ideia de todo o trabalho por trás disso. 

De volta à CES, a montadora forneceu muitas informações sobre o que os EVs da Série 0 da Honda serão (e não serão) , e ressaltou que esses modelos não serão Accords, Civics, CR-Vs ou modelos de nicho. Fundamentalmente, entre EVs de um lado e modelos a gasolina, híbridos e talvez híbridos plug-in do outro, com exceção de sua plataforma eletrônica e interface de usuário, a Honda não planeja sobrepor sua estrutura e plataforma EV com modelos a gasolina e híbridos. 

Protótipo da plataforma Honda Série 0 (Accord)
Protótipo da plataforma Honda Série 0 (Accord)

Então parece irônico que aqui estava eu, pronto para dirigir alguns aspectos-chave da plataforma da Série 0 da Honda em um Accord ou um CR-V — incluindo o assoalho e a caixa da bateria, bem como a suspensão da Série 0. Ambos os veículos tiveram afinação da suspensão e dos sistemas de direção para adaptá-los às suas próprias distribuições de peso, mas fui direto para o Accord após uma dica de que ele pode fornecer a melhor prévia da dinâmica de direção da Série 0. 

Honda desafia “grosso e pesado” como base para EVs

A Honda diz que, ao enfatizar “fino, leve e inteligente”, ela visa transcender as restrições de ter um EV como um veículo “grosso e pesado”. Muitas vezes, baterias grossas com sistemas de resfriamento volumosos e estruturas de carroceria destinadas a atender sedãs e SUVs no meio equivalem a embalagens que não funcionam tão bem para nada nos extremos.

Com aerodinâmica ativa e perfil baixo, o conceito Honda Saloon promete melhor aerodinâmica do que qualquer outro carro de produção, bem como uma altura geral que pode ser inferior a 55 polegadas, maximizando ainda o espaço interno para adultos.

Como isso aconteceu, primeiro foi concebido um conjunto de baterias fino e superbaixo que atua como um membro estrutural. Eixos elétricos mais finos, combinados com uma estrutura de carroceria focada em alumínio, mantêm sua massa próxima ao meio do veículo. A Honda também reduziu os balanços e repensou a maneira como a flexibilidade da carroceria na frente e atrás influencia a suspensão, permitindo menos rigidez lateral do que a convenção atual de veículos. A Honda diz que isso reduz o peso e resulta em uma direção mais ágil.

Plataforma Honda Série 0 EV
Plataforma Honda Série 0 EV

Esse conjunto de baterias faz parte de uma chamada Integrated Power Unit que atua como a caixa da bateria e uma parte integral da estrutura da carroceria da plataforma. Ele é cingido com trilhos grossos que, junto com o próprio conjunto, atuam como um membro estrutural do veículo e aumentam a proteção contra impactos laterais. 

Parte do que permite a linha do capô mais baixa e o perfil aerodinâmico é uma estrutura de carroceria embaixo que não foi concebida para permitir motores na frente. Caminhos de força de deslocamento frontal conectam-se a esses trilhos grossos de uma forma que elimina a necessidade de travessas de capô mais altas. 

Os modelos Honda Série 0 terão tração integral ou tração traseira. Até agora, a Honda tem uma unidade de tração elétrica de 180 kW (241 cv) e uma unidade de 50 kW (67 cv) que é compartilhada com seus híbridos de dois modos. Ela diz que o e-Axle é 40% menor em comparação com uma média composta de unidades rivais atuais de fornecedores OEM. A Honda rotula esses e-axles como proprietários, embora sejam construídos pela parceira Hitachi Astemo, da qual a Honda possui uma participação majoritária. 

Conceito Honda Sedan EV
Conceito Honda Sedan EV

Honda Série 0 mira 300 milhas

Considerando tudo isso, a Honda pretende atingir “cerca de 300 milhas” em vários modelos da Série 0, em termos de alcance do ciclo EPA, com tamanhos de bateria variando para atender a isso. Com um aquecedor radiante e bomba de calor, a Honda diz que a Série 0 reduz o consumo de energia de aquecimento em 13%, com um desvio de alcance menor no inverno do que os modelos rivais.

A Honda também promete que o Série 0 será 2% mais eficiente do que os rivais — uma média composta deles — em termos de alcance por energia. Sem ver exemplos específicos (como Tesla e Lucid) considerados, é difícil prever onde a Honda pode chegar.

O Accord que dirigi tinha duas dessas unidades de 241 cv, totalizando uma potência potencialmente superior a 480 cv, embora os executivos da Honda não tenham confirmado se as unidades estavam atingindo seu pico de potência aqui. A Honda não tinha nenhuma atualização sobre especificações básicas como a capacidade da bateria, mas confirmou que os módulos estarão apenas no formato de bolsa — fornecidos por uma joint venture da Honda com a LG. A Honda também não forneceu números para taxas de carga, ou mesmo confirmou se esses EVs operarão a 400 volts ou 800 volts, mas prometeu que versões posteriores da Série 0 que chegarão em alguns anos serão capazes de carregar de 15-80% em apenas 10-15 minutos (sugerindo carregamento de 800 volts) e não perderão mais do que 10% da capacidade original da bateria após 10 anos de uso.

Esses modelos receberão células de bateria por meio de um acordo com a LG e serão fornecidos por meio de uma joint venture da LG com a Honda em Ohio. A Honda ainda não detalhou quantas células são instaladas por módulo, mas esclareceu que seu sistema de gerenciamento de bateria é com fio e monitora a resistência no nível da célula.  

Protótipo da plataforma Honda Série 0 (Accord)

Plataforma Honda Série 0 EV no Honda Accord

Protótipo Honda Série 0 giro rápido

Voltando à prévia: O que estou usando dá a impressão de que é um Accord — com alguns controles de desenvolvimento e uma tela fina instalada nele que não se parece em nada com o vasto espaço de exibição do conceito Saloon. Mas tenho certeza de que parte do que estou usando é, em alguns aspectos, quase uma forma final da Série 0. 

Saio da área de preparação para a reta do pequeno percurso e piso no acelerador, atingindo o chão momentaneamente antes de assumir cautelosamente as curvas do percurso. Como aprendo rapidamente, este pode ser um EV mais pesado, mas parece mais ágil e equilibrado do que um Accord típico. Uma segunda e terceira vez com um aceno do meu passageiro engenheiro de desenvolvimento, eu o empurro um pouco mais rápido na reta do que as velocidades originalmente pretendidas para o exercício, eventualmente atingindo cerca de 75 mph. O sistema de propulsão é notavelmente silencioso mesmo assim.

Protótipo Honda Série 0 (Accord)
Protótipo Honda Série 0 (Accord)

No geral, isso parece tão rápido quanto os EVs AWD mais rápidos do mercado — todos, exceto aqueles com emblemas Plaid, Performance ou N. Enquanto isso, os motores estão entregando seu torque sem vibração e parecem estar em sincronia com o controle de estabilidade e o controle da carroceria.

Este protótipo da Série 0 baseado no Accord não é equipado com o sistema steer-by-wire do carro de produção. Também não é uma configuração de frenagem de nível de produção e tem apenas um nível de regeneração de freio — um moderado que reduz um pouco a velocidade, mas definitivamente requer o pedal do freio. A Honda também não confirmou a capacidade da bateria neste protótipo, se é próxima à de uma versão de produção em peso ou o quanto é mais pesada do que um Accord. Foi confirmado que o protótipo é mais pesado do que um Accord a gasolina, no entanto. 

Protótipo Honda Série 0 (Accord)
Protótipo Honda Série 0 (Accord)

O protótipo da Série 0 se comporta melhor que um Accord

O que ele tem é a suspensão a ar da Série 0, com amortecedores de mola de ar na frente e uma configuração multi-link com molas de ar atrás. Ele também recebe o sistema de estabilidade da Série 0 e controles de carroceria incorporando sensores giroscópicos 3D herdados da família de robôs ASIMO — uma novidade mundial, de acordo com a Honda. 

Minha conclusão é que isso parece um Accord de curvas planas e de direção mais baixa. No entanto, o engenheiro que estava comigo me lembra que o ponto H real deste carro é um pouco mais alto do que o de um Accord padrão. 

Depois de dirigir, dei uma parada e observei esse Accord especial em uma volta subsequente e confirmei visualmente que ele faz curvas tão planas quanto parece por dentro. 

Afastando-me do protótipo, aprendi muito mais sobre toda a inovação que a Honda planeja na fabricação desses EVs. No total, a caixa do conjunto de baterias é a maior peça fundida única da Honda já feita — incluindo seus motores — e a caixa do conjunto tem apenas cinco peças, em oposição a 60 ou mais para algumas, diz a Honda. Ela usará seis máquinas de fundição sob pressão de alta pressão de 6.000 toneladas (“megacasting”) em suas instalações em Ohio para fazê-los — porque a megacasting usa menos energia do que a gigacasting e é melhor para a flexibilidade da produção.

Plataforma Honda Série 0 - bateria
Plataforma Honda Série 0 – bateria

Além disso, após o rápido zip-zip de um processo de corte robótico, um novo processo chamado soldagem por fricção e agitação unirá as peças do pacote, garantindo canais de resfriamento precisos. Tudo parece pronto para a rampa de produção em massa. 

A Honda planejou um sistema de produção de células flexíveis semiautomatizado que permite que ela seja especialmente rápida para modificar sua mistura de tamanhos de baterias com base na demanda do veículo. A Honda prevê que aproximadamente 75% dos EVs da Série 0 podem ser de tamanho médio, enquanto um quarto será de tamanho grande. 

Série 0 a ser produzida em Ohio, juntamente com veículos a gás

E isso ressalta um ponto importante: os veículos elétricos da Série 0 são projetados, apesar de suas diferenças, para serem montados lado a lado em Ohio com os veículos ICE da Honda , como parte de uma linha de montagem semiautomatizada. 

A Honda também planeja megafundir módulos de carroceria traseira de alumínio ainda maiores para EVs da Série 0 dentro de alguns anos — provavelmente começando em 2028 em sua fábrica canadense. Ela também está utilizando a tecnologia de junção CDC (corte de corrente contínua constante) que a Honda desenvolveu especificamente para esta estrutura de carroceria e seu tipo de liga, permitindo menos energia e uma solda mais forte. 

Plataforma Honda Série 0
Plataforma Honda Série 0

A Série 0 rodará em uma nova arquitetura elétrica e eletrônica da Honda, correspondendo a três ECUs: segurança e direção autônoma para a primeira; dinâmica, eletrônica da carroceria e gerenciamento de energia para a segunda; e o UX digital para a terceira. Está planejando um recurso de convocação avançado, bem como um recurso de realidade estendida (XR) que permite que amigos ou familiares se juntem a você para um passeio virtual. 

A detecção de alta precisão incluirá sensoriamento lidar, fusão de sensores para detecção de longo alcance e direção noturna, e IA proprietária, diz a Honda, com planos para oferecer recursos de assistência ao motorista de nível 3. Não será limitado a estradas mapeadas, e diz que o sistema será o mais rápido do mundo para operação “all area eyes off” eventualmente, em um ponto posterior do ciclo de vida da Série 0.

Conseguir um sedã totalmente elétrico que realmente pareça tão baixo e ágil continua sendo um desafio. No entanto, a Honda acredita que pode produzir um carro baixo, longo e largo e dois SUVs em 2026, um SUV de 3 fileiras em 2027, mais alguns SUVs em 2028 e 2029 e um sedã compacto em 2030, todos na plataforma elétrica da Série 0. 

Se conseguir levar isso adiante, mostrando que o que está por baixo não é o fator limitante, esse será um ótimo ponto de partida.

Fonte: Green Car Reports

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