Por Stephen Edelstein
A Honda revelou na quinta-feira o que chama de linha de produção de demonstração para baterias de estado sólido, com o objetivo de comercializar a tecnologia ainda nesta década .
Localizada na cidade de Sakura, na província de Tochigi, no Japão, a instalação de 27.600 metros quadrados tem como objetivo estabelecer o processo para eventual produção em massa, bem como determinar custos e algumas especificações finais da célula, disse a Honda.
A construção foi concluída na primavera passada, e todos os equipamentos necessários já foram instalados, de acordo com a montadora. A Honda planeja começar a fabricar células em janeiro de 2025. Isso é quase um ano depois da data-alvo da primavera de 2024 que os executivos da Honda mencionaram quando discutiram publicamente pela primeira vez a planta de demonstração em 2022.
Fábrica de demonstração de produção de baterias de estado sólido da Honda em Sakura City, Japão
A Honda disse que o processo de produção que planeja usar é baseado no de células de íons de lítio de eletrólito líquido, embora com uma etapa de prensagem por rolo projetada para aumentar a densidade de camadas de eletrólito sólido que é exclusiva das células de estado sólido. Isso também aumenta o grau de contato interfacial entre o eletrólito e os eletrodos, de acordo com a Honda.
A montadora também afirma ter consolidado ou acelerado diversas outras partes do processo de produção, incluindo a união dos eletrodos positivos e negativos, e espera cortar outros custos associados , inclusive diminuindo o consumo de energia.
Protótipo de bateria de estado sólido da Honda
A Honda pretende iniciar a produção em massa de baterias de estado sólido na segunda metade da década de 2020 , para uso “não apenas em automóveis, mas também em motocicletas e aeronaves”. Com essa gama mais ampla de aplicações, a Honda espera atingir economias de escala razoáveis para tornar as baterias de estado sólido financeiramente viáveis.
A Honda vem discutindo baterias de estado sólido desde pelo menos 2021, na época também dizendo que elas chegariam mais tarde na década . O CEO da Honda, Toshihiro Mibe, disse à Green Car Reports no início deste ano que as baterias de estado sólido podem permitir um pequeno EV acessível até 2030, graças aos menores custos de bateria e maior alcance potencial do que as químicas de células atuais.
Fonte: Green Car Reports