Honda está pronta para construir protótipos de baterias de estado sólido para veículos elétricos

por Green Car Reports

Por Stephen Edelstein

A Honda revelou na quinta-feira o que chama de linha de produção de demonstração para baterias de estado sólido, com o objetivo de comercializar a tecnologia  ainda nesta década .

Localizada na cidade de Sakura, na província de Tochigi, no Japão, a instalação de 27.600 metros quadrados tem como objetivo estabelecer o processo para eventual produção em massa, bem como determinar custos e algumas especificações finais da célula, disse a Honda.

A construção foi concluída na primavera passada, e todos os equipamentos necessários já foram instalados, de acordo com a montadora. A Honda planeja começar a fabricar células em janeiro de 2025. Isso é quase um ano depois da data-alvo da primavera de 2024 que os executivos da Honda mencionaram quando discutiram publicamente pela primeira vez a planta de demonstração em 2022.

Fábrica de demonstração de produção de baterias de estado sólido da Honda em Sakura City, Japão
Fábrica de demonstração de produção de baterias de estado sólido da Honda em Sakura City, Japão

A Honda disse que o processo de produção que planeja usar é baseado no de células de íons de lítio de eletrólito líquido, embora com uma etapa de prensagem por rolo projetada para aumentar a densidade de camadas de eletrólito sólido que é exclusiva das células de estado sólido. Isso também aumenta o grau de contato interfacial entre o eletrólito e os eletrodos, de acordo com a Honda.

A montadora também afirma ter consolidado ou acelerado diversas outras partes do processo de produção, incluindo a união dos eletrodos positivos e negativos, e espera cortar outros custos associados , inclusive diminuindo o consumo de energia.

Protótipo de bateria de estado sólido da Honda
Protótipo de bateria de estado sólido da Honda

A Honda pretende iniciar a produção em massa de baterias de estado sólido na segunda metade da década de 2020 , para uso “não apenas em automóveis, mas também em motocicletas e aeronaves”. Com essa gama mais ampla de aplicações, a Honda espera atingir economias de escala razoáveis ​​para tornar as baterias de estado sólido financeiramente viáveis.

A Honda vem discutindo baterias de estado sólido desde pelo menos 2021, na época também dizendo que elas chegariam mais tarde na década . O CEO da Honda, Toshihiro Mibe, disse à Green Car Reports no início deste ano que as baterias de estado sólido podem permitir um pequeno EV acessível até 2030, graças aos menores custos de bateria e maior alcance potencial do que as químicas de células atuais.

Fonte: Green Car Reports

You may also like