Honda 0 Series EV: a estréia do protótipo para 2026 nos Estado Unidos

por Green Car Reports

A Honda exibiu protótipos quase prontos para produção do Honda 0 SUV e do Honda 0 Saloon na Consumer Electronic Show (CES) em Las Vegas na terça-feira. Após os conceitos do Honda 0 apresentados no ano passado na CES 2024, a Honda confirmou que os protótipos avançarão para a produção em 2026 no novo EV Hub da marca em Ohio. 

Segundo Robert Duffer, da Green Car Reports, o crossover está programado para ser vendido primeiro na América do Norte no primeiro semestre de 2026 , antes de ser vendido globalmente. O sedã mais futurista está programado para ser vendido no final de 2026 na América do Norte, com vendas globais a seguir . A Honda citou a Europa e o Japão especificamente como parte de seus mercados globais, sem mencionar a China.

Protótipo do SUV Honda 0
Protótipo do SUV Honda 0

O esforço da Honda para se distanciar da General Motors no espaço EV começou há muito tempo, embora o Honda Prologue tenha sido um sucesso surpresa. Construído em parceria com a GM e usando o sistema de propulsão Ultium anteriormente conhecido da GM, o Prologue superou em vendas tanto o Chevy Blazer EV relacionado quanto o Equinox EV mais barato, graças em parte a acordos de leasing agressivos. O Prologue e o Blazer EV têm personalidades diferentes com base em nossos testes frente a frente. O Prologue terminou com cerca de 33.000 unidades vendidas no ano, o que foi cerca de 43% a mais do que o Blazer EV.

A reformulação da fábrica de automóveis de Marysville, onde o Honda Accord, o Acura TLX e o Acura Integra são fabricados, e a reformulação da fábrica de East Liberty, onde o Civic, o CR-V e o Acura RDX e MDX são fabricados, começaram no final de 2024 para abrir caminho para os dois modelos da Série 0 na vanguarda dos planos de veículos elétricos a bateria da Honda.

Protótipo Honda 0 Sedan
Protótipo Honda 0 Sedan

Em perguntas da imprensa, a American Honda evitou qualquer relacionamento com a Afeela, a startup de veículos elétricos feita em parceria com a Sony e a Honda e cujo primeiro sedã será lançado em 2026, também com produção no Ohio EV Hub. A Honda fornece a plataforma EV e as tecnologias de propulsão usadas nos modelos da Série 0 para a Afeela.

Outros detalhes como dimensões, unidades de motor, tamanhos de bateria e outras especificações do Honda 0 SUV e Honda 0 Saloon permanecem escassos. Um sistema steer-by-wire promete unificar outras unidades de controle eletrônico para a suspensão e freios para otimizar o manuseio no estilo Honda. O manuseio do Prologue foi uma das coisas que notamos como superior ao Blazer EV.

Protótipo da plataforma Honda Série 0 (Accord)
Protótipo da plataforma Honda Série 0 (Accord)

Um breve teste de direção do protótipo Honda Série 0 no Japão em outubro passado mostrou um conjunto de baterias fino e baixo, eixos elétricos menores do que os usados ​​na maioria dos outros EVs, uma suspensão a ar e uma longa distância entre eixos com praticamente nenhuma saliência. Anteriormente, a Honda disse que a Série 0 eventualmente terá conjuntos de baterias leves e densos em energia que podem carregar de 15% a 80% em apenas 10 a 15 minutos e não perderão mais do que 10% de sua capacidade e alcance originais após 10 anos de uso. Além disso, a Honda tem como meta um alcance de 300 milhas para os modelos da Série 0 .

Ainda assim, detalhes específicos não foram aplicados aos protótipos mostrados na CES 2025. Mas, em uma demonstração dos dois veículos, os protótipos forneceram muitos motivos para ficar animado.

Protótipo do SUV Honda 0
Protótipo do SUV Honda 0

Honda 0 SUV parece pronto para rodar

O crossover elétrico parece mais pronto para produção e mais amigável ao consumidor do que o conceito de van Space Hub que estreou no ano passado. Das colunas B para a frente, parece mais vertical do que o Prologue, mas curvado para aerodinâmica e salpicado com uma assinatura de luz futurística. Luzes de circulação empilhadas como bandejas de cubos de gelo estendem a face vertical, que tem uma prateleira separando a grade inferior e o divisor. Arcos de roda arredondados e laterais altas da carroceria dão lugar a uma estufa compacta com um para-brisa dianteiro que se curva em um teto de vidro. Seria distinto, mas não surpreendente nas estradas agora.

Exceto pela traseira em formato de bulbo de alho. Das colunas C para trás, poderia passar por uma van de carga na otimização do espaço de carga. O teto mal faz um arco antes de cair da porta traseira vertical. As mesmas letras Honda no Prologue estampam a grande traseira do Honda 0 SUV, e uma lanterna traseira em forma de U circunda a traseira. Uma prateleira aqui também separa a porta do para-choque inferior e das lanternas traseiras. A porta revela uma área de carga quadrada com prateleiras superiores escondidas nos quartos traseiros. Ela adota a filosofia de design “Fino, Leve e Inteligente” da Honda, e a cabine espaçosa segue o exemplo, com um cavalheiro de 1,93 m cabendo nos bancos dianteiros e traseiros com espaço suficiente para a cabeça e as pernas. 

Resta saber se o painel de telas entrará em produção, mas duvidamos, já que os flancos externos das telas eram as projeções da câmera do espelho lateral em vez dos espelhos laterais reais. Essas câmeras laterais continuam ilegais nos EUA. O protótipo também tem um volante de manche e um plano de piso aberto que esperamos que chegue à produção. Não há botões ou mostradores de controle visíveis.

Protótipo Honda 0 Sedan
Protótipo Honda 0 Sedan

Honda 0 Saloon amplia o conceito da Honda  

Do outro lado do assoalho, o sedã Honda 0 Saloon expandiu as possibilidades do que um Honda pode ser. Com sua traseira kammback e seu nariz em forma de cunha que evoca supercarros dos anos 1980, o protótipo Saloon parecia surpreendentemente semelhante ao conceito. Faróis integrados espreitam baixo na cunha sobre um divisor pontudo e com anéis de luz. Os faróis finos ficam nivelados em seu nariz angular e podem ser cobertos com portas elétricas quando não estão em uso, também uma reminiscência dos anos 70 e 80. Rodas enormes de 23 ou 24 polegadas com capas aerodinâmicas espreitam nos poços das rodas com praticamente nenhuma folga, e o eixo dianteiro fica sob onde a carenagem começa. Essa é uma relação painel-eixo esbelta.

Assim como o SUV 0, o teto de vidro completo se estende longo e plano em direção à traseira, que se ergue como a cauda de uma baleia gorda. Não está claro como ele abre pela traseira, pois há um anel concêntrico de luzes 3D onde qualquer janela traseira ou vidro de escotilha normalmente estaria. Parece que nunca houve um Honda , e este carro-chefe da Série 0 deve ser projetado para ser a oferta mais de nicho em comparação ao SUV 0 mais populista. 

A Honda demonstrou o recurso de entrada do Saloon rebaixado. Ao entrar ou sair, o volante do manche vira automaticamente de cabeça para baixo sem girar as rodas. O assento do motorista desliza para trás para que você possa entrar ou sair sem bater as coxas na parte inferior do manche.

Protótipo do SUV Honda 0
Protótipo do SUV Honda 0

Sistema operacional Honda Série 0 Asimo

O Sistema Operacional Asimo projetado e construído pela Honda gerenciará as unidades de controle eletrônico para sistemas avançados de assistência ao motorista e sistemas de infoentretenimento do veículo e, com atualizações over-the-air, promete personalizar a experiência de propriedade do veículo ao longo de sua vida útil. O sistema operacional leva o nome do robô humanoide que a Honda apresentou ao mundo em 2000, e o Asimo será usado em todos os modelos da Série 0.

Protótipo do SUV Honda 0
Protótipo do SUV Honda 0

Honda estreia direção viva-voz nível 3 no Série 0

A Honda também afirma que estreará seu sistema de direção autônoma Nível 3 nos dois modelos da Série 0, mas os representantes da Honda reconheceram que os obstáculos regulatórios permanecem nos EUA. O sistema permite a direção sem olhar e sem tocar, então os operadores podem viajar longas distâncias em estradas limitadas, mas eles teriam que estar envolvidos nas telas transmitindo um filme ou qualquer coisa diferente de cochilar para que possam ser rapidamente acionados para assumir a direção se o sistema for desativado. A Honda tem usado o sistema em estradas no Japão, mas a colcha de retalhos de leis estaduais nos EUA o torna um desafio aqui. A Mercedes-Benz é a única montadora com um sistema Nível 3 em estradas nos EUA, e ele é limitado a Nevada e Califórnia. 

A Honda também anunciou planos futuros de parceria com a Renesas Electronics Corporation para fabricar um chip de processamento de alto desempenho que permitirá à Honda empregar uma única unidade de controle eletrônico que abrange todas as outras unidades de controle.

A Honda também divulgou sua nascente rede de carregamento Ionna, que está sendo desenvolvida com outras sete montadoras para implantar carregamento rápido de alta velocidade confiável em 30.000 estações na América do Norte até 2030. Como os modelos da Série 0 terão portas NACS nativas, a Honda espera que os proprietários da Série 0 tenham acesso a 100.000 estações de carregamento públicas até 2030 também. Um serviço de carregamento personalizado criado usando o Amazon Web Services também está em desenvolvimento. 

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