A 7ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance acontece em Fuji, no Japão. As 6 Horas de Fuji têm uma particularidade: o safari tour, que oferece a oportunidade de veículos “clássicos” correrem com determinados carros de corrida que compõem o campo FIA WEC em velocidade moderada. Um veículo a hidrogênio evoluiu na pista.
Os hipercarros híbridos GR010 não foram os únicos Toyotas na pista de Fuji neste fim de semana. O Toyota Mirai Sport, carro a Hidrogênio, também se destacou no circuito japonês por promover o hidrogênio no Endurance. Ao volante Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l’Ouest, ator envolvido na descarbonização da mobilidade e na implantação do hidrogénio na competição, percorreu os 4,5 km do percurso e em particular a reta de mais de 1,4 km com um veículo que emite 0% de CO2, na companhia do Sr. Shimizu, engenheiro responsável por este Mirai Sport, e de Frédéric Lequien, CEO da FIA WEC.
Hoje, a grelha 2024 utiliza um combustível desenvolvido pela TotalEnergies, o Excellium Racing 100, um combustível de competição produzido a partir de resíduos e resíduos nomeadamente da viticultura e que cumpre todos os requisitos dos fabricantes, fabricantes de motores e da diretiva europeia sobre energias renováveis. Oferece pelo menos 65% de redução nas emissões de CO2, no mínimo, ao longo do seu ciclo de vida. Este combustível é certificado como 100% sustentável. O desporto motorizado demonstra assim o seu envolvimento na transição energética e na procura de soluções mais virtuosas.
A experiência do Toyota Mirai Sport ilustra o trabalho realizado pela ACO com a FIA e os fabricantes para a criação de uma categoria dedicada ao hidrogénio até 2028.