Por Eric Smith
A estreia da nova unidade híbrida na NTT INDYCAR SERIES foi um sucesso, já que 26 dos 27 carros foram classificados como participantes na chegada, depois que Pato O’Ward superou Alex Palou na chegada mais acirrada da temporada em um circuito de rua.
“Na minha opinião, foi ótimo”, disse o atual campeão da série Palou sobre o híbrido. “Muito melhor, muito mais divertido do que eu esperava.
“A cada volta você pode fazer algo diferente para tentar consertar seu carro. Eu diria que isso fez ainda mais diferença durante a corrida do que a qualificação. Estou 100 por cento pronto para isso.”
Na qualificação para o prêmio NTT P1, Palou superou O’Ward por .0024 de segundo, a margem mais próxima na primeira fila na história do Firestone Fast Six. Na corrida, O’Ward inverteu o roteiro, superando Palou por .4993 de segundo.
O inovador sistema híbrido é composto por uma Unidade de Motor Gerador (MGU) de baixa voltagem (48 V) e um Sistema de Armazenamento de Energia (ESS), composto por 20 ultracapacitores, ambos encaixados dentro da caixa de engrenagens localizada entre o motor de combustão interna da Chevrolet e da Honda INDYCAR SERIES e a caixa de câmbio.
Uma das características do híbrido ajudou a manter o suspense até a bandeira quadriculada. Romain Grosjean saiu da pista e parou seu Chevrolet Juncos Hollinger Racing nº 77 com três voltas para o fim após um incidente que quase certamente teria acionado uma advertência de fim de corrida em eventos anteriores porque os carros da INDYCAR SERIES não tinham starters a bordo. Mas Grosjean conseguiu usar os supercapacitores híbridos para reacender seu motor e retornar à pista, e a corrida continuou verde.
Isso permitiu que Palou continuasse sua perseguição a O’Ward, que não teve sucesso.
Palou disse que usou tanto o híbrido quanto o Push to Pass – que combinados forneceram 120 cavalos de potência adicionais ao seu Honda No. 10 Ridgeline Lubricants Chip Ganassi Racing – na batalha com O’Ward.
“Eu podia ver onde Pato estava usando isso”, ele disse. “Eu estava tentando usá-lo em lugares diferentes para ver se eu poderia obter uma vantagem em algum lugar. Mas eu acho que ambos são importantes. Se você esquecer do híbrido, eu acho que você perde um décimo e meio do que é de graça, talvez um pouco mais.”
O terceiro colocado, Scott McLaughlin, disse que a tecnologia híbrida é divertida porque fornece outra ferramenta para ajudar a garantir a vitória em uma das séries de corrida mais competitivas do mundo.
“É isso que eu acho muito legal sobre a implantação”, disse McLaughlin após ganhar seu terceiro top cinco consecutivo em Mid-Ohio no No. 3 Sonsio Team Penske Chevrolet. “Literalmente apertamos um botão, e muita coisa muda, seja você batalhando com alguém ou sozinho tentando obter tempo de volta. Isso e Push to Pass além disso.
“É movimentado, mas acho que é onde você verá a diferença, e alguns erros vão aparecer. Há muita coisa acontecendo. Mas é divertido.”
Marcus Ericsson terminou em quinto no Honda Delaware Life nº 28 da Andretti Global e elogiou a NTT INDYCAR SERIES pela decisão de implementar a tecnologia revolucionária no meio da temporada.
“Ter uma unidade totalmente nova e tão poucos incidentes durante o fim de semana, é bem impressionante para a série conseguir fazer isso”, ele disse. “Tiro o chapéu para eles.”
A série gostou do que viu em Mid-Ohio e fez uma declaração de elogios à estreia.
“O desempenho da nova unidade de potência híbrida da INDYCAR no Mid-Ohio Sports Car Course foi impactante e altamente encorajador. Todos os stakeholders no paddock da INDYCAR compartilham o orgulho e a empolgação pelo futuro que esse marco gerou. É o resultado de uma colaboração verdadeiramente única entre a Chevrolet e a Honda e o ápice de centenas de horas de engenharia, preparação, testes e execução.
“A INDYCAR espera a evolução contínua da unidade de potência híbrida enquanto equipes e pilotos ajustam o sistema para otimizar o desempenho, começando com o primeiro uso da assistência de potência em um oval no próximo fim de semana no Iowa Speedway.”
Um piloto foi pego por gremlins. O hexacampeão da série Scott Dixon ficou preso na pista durante as voltas de ritmo quando seu carro desligou devido ao que ele disse ser um problema com o sistema híbrido. Mas a equipe da Chip Ganassi Racing consertou o problema na garagem, e Dixon retornou à corrida para completar 40 das 80 voltas programadas.
Ericsson ganha conforto na Andretti
Ericsson ganhou seis posições na classificação de pontos da NTT INDYCAR SERIES durante o trecho de três corridas de junho. Entrando no mês em 19º, ele correu no The Honda Indy 200 de domingo em Mid-Ohio Presented by the 2025 Civic Hybrid em 13º na classificação.
Ericsson ganhou mais terreno após terminar em quinto lugar na corrida de 80 voltas de domingo, o que o levou ao 12º lugar após nove corridas, sua primeira temporada com a Andretti Global depois de passar um ano com a Arrow McLaren em 2019 e as últimas quatro temporadas com a Chip Ganassi Racing.
“É um processo”, disse Ericsson. “Todo o meu grupo, fizemos uma espécie de reset depois do mês de maio. Nossa temporada 2.0 começou em Detroit e, desde então, estivemos no top 10 em todas as corridas.”
Antes de sua 19ª colocação entre os cinco primeiros na carreira no domingo, Ericsson foi vice-campeão em Detroit, nono em Road America e 10º em WeatherTech Raceway Laguna Seca.
“Precisamos continuar construindo o ímpeto e continuar melhorando juntos”, disse ele. “Pessoas novas levam algum tempo para aprender umas com as outras, e acho que você tem que ser humilde com isso em uma série como a INDYCAR. É tão competitivo que você não pode esperar estar lá imediatamente.
“Então, trabalhamos duro e nos esforçamos muito para chegar a um ponto em que somos competitivos, e acho que mostramos isso ultimamente. Este fim de semana é um bom testemunho disso.”
Poder aliviado Fim de semana difícil acabou
Will Power enfrentou 26 competidores neste fim de semana no Mid-Ohio Sports Car Course e uma doença que o deixou fatigado.
Power nunca pensou em desocupar seu Chevrolet número 12 da Verizon Business Team Penske, apesar do problema, já que ele entrou neste fim de semana em segundo lugar em pontos, atrás de Palou.
Classificar-se em 15º e terminar em 11º foi o melhor que ele conseguiu fazer apesar de suas dificuldades físicas e mentais.
“A noite passada foi a primeira noite de sono em que não tive suor frio”, disse Power. “Estou bem em forma para o carro, mas só a energia, honestamente, estou mentalmente cansado. Só quero dormir.
“Estou exausto e sem dormir e não consigo respirar muito bem com a sensação no peito. Neste campo, ficar doente realmente custa mais de um fim de semana.”
O bicampeão da série Power ficou em segundo em pontos para Palou, mas a diferença aumentou para 48 pontos entrando na rodada dupla do Hy-Vee INDYCAR Race Weekend neste sábado e domingo no Iowa Speedway. Ele tem quatro resultados entre os três primeiros em suas últimas cinco largadas no oval de .894 milhas.
Ferrucci se sentindo em casa com Foyt
A AJ Foyt Racing teve seis resultados entre os 10 primeiros em suas últimas 51 corridas entrando na temporada 2024 da NTT INDYCAR SERIES. O 10º lugar no domingo em Mid-Ohio foi o sexto resultado entre os 10 primeiros de Santino Ferrucci em nove corridas nesta temporada no Chevrolet nº 14 da AJ FOYT RACING/SEXTON PROPERTIES.
Esta é a segunda temporada de Ferrucci na equipe de propriedade do lendário quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, AJ Foyt, e comandada por seu filho Larry Foyt, o presidente da equipe.
“É um feito bem grande para a equipe e para Larry”, disse Ferrucci. “Pelo quão duro todos estão trabalhando, especialmente eu. Levar uma equipe de onde estávamos no ano passado, de quase vencer as ‘500’ e depois apenas lutar em todas as outras corridas para agora competir consistentemente dentro do top 10 e ter uma chance de resultados sólidos entre os cinco primeiros em alguns fins de semana, estamos aqui para lutar.
“Eu e Larry sempre entramos nesse acordo pensando que seria um acordo de pelo menos dois anos para fazer essa coisa ir na direção certa, e aqui estamos no segundo ano vendo isso valer a pena. É bem impressionante.”
Rasmussen Resultados orgulhosos refletem esforço
Christian Rasmussen disse que o potencial para um fim de semana como o que ele produziu em Mid-Ohio sempre esteve lá. Entre circunstâncias fora de seu controle ou erros de novato, Rasmussen chegou à 108ª Corrida das 500 Milhas de Indianápolis com uma média de chegada de 24º.
Nas últimas cinco corridas, isso saltou para 16,2, ajudado por um nono lugar no domingo no No. 20 Guy Care Chevrolet da Ed Carpenter Racing. Esse é o primeiro top 10 de sua jovem carreira após se classificar em oitavo, o melhor da carreira, no sábado.
“Só nós nos sentindo confortáveis ou começando a trabalhar melhor juntos e nos conhecendo”, disse Rasmussen. “Acho que todos internamente na equipe conseguiram ver essa progressão. Novamente, tem sido difícil ver de fora só porque não transferimos isso para resultados. Sabíamos que isso aconteceria, então foi ótimo mostrar isso a todos hoje.”