Herta: Vitória inovadora em Toronto pode desencadear disputa pelo título

por Indycar

Por Eric Smith

Colton Herta quebrou uma sequência de 40 corridas sem vitórias na Ontario Honda Dealers Indy Toronto em 21 de julho. A vitória pode significar uma investida no campeonato para o piloto da Andretti Global, que acredita que ainda pode desafiar o campeonato da NTT INDYCAR SERIES de 2024.

“É decepcionante quando você tem sucesso em uma série e depois não o obtém por muito tempo”, disse Herta. “Então, dois anos sem uma vitória é muito difícil para todos: para o time, para mim, para os caras. Todos nós meio que exigimos o máximo de nós mesmos e exigimos o máximo uns dos outros.

“Por alguma razão, simplesmente não saiu do nosso jeito. Tivemos velocidade. Tivemos muitos pódios. Tivemos muitas poles, top-fives, mas nenhuma vitória. É ótimo finalmente recuperar uma.”

Herta subiu da sexta posição em pontos antes do fim de semana da corrida de Toronto para a quarta, reduzindo em 22 pontos sua desvantagem para o líder do campeonato, Alex Palou, entrando na pausa olímpica 57 pontos atrás.

Com cinco corridas restantes na temporada, Herta tem a impressão de que cruzar a bandeira quadriculada primeiro dá a toda a equipe nº 26 da Gainbridge Honda a injeção de energia para desafiar Palou até o fim.

“É possível”, ele disse. “Há muitas pistas em que tivemos sucesso no passado surgindo. Eu nunca abaixei a cabeça e disse que o campeonato acabaria em algum momento, só porque você nunca sabe na INDYCAR.

“Vai precisar de um pouco de ajuda. Ele pode precisar ter algumas decepções aqui e ali. Mas temos ganhado pontos sobre ele, então espero que isso possa continuar.”

Palou cometeu erros raros por três fins de semana de corrida consecutivos. Na corrida de 7 de julho no Mid-Ohio Sports Car Course, Palou cometeu um erro ao engatar a marcha no seu pit stop final, o que o fez cair de uma vitória para um segundo lugar. Na corrida de abertura de 13 de julho do Hy-Vee INDYCAR Race Weekend em Iowa, Palou teve um problema semelhante no pit road, o que o fez cair do terceiro para apenas dentro do top 20. Palou então caiu enquanto forçava muito para recuperar o terreno perdido, deixando-o em 23º com seu primeiro DNF em mais de dois anos. Ele se recuperou para terminar em segundo um dia depois em Iowa. Na qualificação para a corrida em Toronto, ele impediu a volta de O’Ward e perdeu suas duas voltas mais rápidas, o que o fez cair para 18º na escalação inicial.

Com quatro corridas ovais nos últimos cinco eventos da temporada e Palou sem vitórias em 23 largadas ovais em pistas circulares, Herta está confiante de que pode pressionar Palou enquanto a porta para mais erros permanece aberta com a pressão para melhorar a pilotagem.

No World Wide Technology Raceway, o local da próxima corrida no sábado, 17 de agosto, Herta tem cinco resultados entre os 11 primeiros em seis largadas. A melhor corrida de Herta foi em 2021, quando ele liderou mais de 100 voltas antes de um eixo de transmissão falhar enquanto liderava, relegando-o a um 18º lugar. Ele terminou em sexto no ano passado e terminou em 11º e quinto, respectivamente, no Iowa Speedway em 13 e 14 de julho, o único outro oval curto que a série visitou nesta temporada.

Esse esforço de 11º lugar poderia ter sido melhor. Herta ganhou honras do prêmio NTT P1 pela corrida, sua primeira em um oval, e liderou as 86 voltas iniciais antes de seu primeiro pit stop. Mais tarde, o carro de Herta pegou uma vibração de pneu, custando-lhe o segundo lugar. Ele estava no pit road para um novo conjunto de pneus de corrida Firestone Firehawk quando Palou bateu, forçando-o a reiniciar no final da volta da liderança.

Com o avanço de Herta, ele chegou ao 11º lugar.

Então é para Portland International Raceway, onde Palou venceu uma temporada atrás. Mas Herta pondera se deveria ter sido ele quem comemorou, em vez disso.

“Tivemos sucesso em Portland”, ele disse. “Estávamos basicamente em uma vitória lá no ano passado até recebermos uma penalidade por excesso de velocidade.”

As três últimas corridas são novas para ambos os pilotos. A NTT INDYCAR SERIES não visita a Milwaukee Mile desde 2015 e a Nashville Superspeedway desde 2008.

“Nos testes, fomos bem melhores que Alex (Palou)”, disse Herta sobre o teste de Milwaukee. “Isso não quer dizer que eles não vão encontrar mais velocidade quando voltarmos. Esse é um grande fim de semana de pontos. Isso é basicamente pontos dobrados com duas corridas lá.”

A Andretti Global venceu cinco campeonatos da NTT INDYCAR SERIES, com o último ocorrendo em 2012 com Ryan Hunter-Reay. Herta espera poder se juntar a Tony Kanaan (2004), Dan Wheldon (2005), Dario Franchitti (2007) e Hunter-Reay como campeões com a organização.

Fonte: Indycar

You may also like