Herta se recupera com aprimeira pole da temporada na agitada Detroit

por Indycar

Por Paulo Kelly

Há menos de uma semana, as 500 milhas de Indianápolis de Colton Herta apresentadas por Gainbridge terminaram em 23º lugar depois de ele ter lutado após o contato com a barreira SAFER na primeira metade da corrida.

Que diferença seis dias fazem.

Herta ganhou seu primeiro prêmio NTT P1 da temporada ao conquistar o primeiro lugar no sábado no Chevrolet Detroit Grand Prix apresentado por Lear nas ruas de Detroit. Herta alcançou sua 12ª pole na carreira com uma volta de 1 minuto e 0,5475 segundo na Gainbridge Honda nº 26, colocada em campo pela Andretti Global com Curb-Agajanian.

“Um total de 180º e muito feliz pela equipe”, disse Herta sobre sua recuperação da decepção em Indianápolis. “Eles trabalharam duro no mês de maio. Voltar com alguma redenção é bom.”

A pole deu continuidade a um fim de semana forte para Herta. Ele liderou o treino de sábado de manhã e estabeleceu um recorde com sua volta líder da sessão de 1:00,2304 nas oitavas de final de qualificação que precedeu o Firestone Fast Six. O companheiro de equipe da Andretti Global, Kyle Kirkwood, estabeleceu o recorde anterior de 1: 01,5305 em junho de 2023, o primeiro ano para este circuito de rua temporário de nove curvas e 1,645 milhas no centro de Detroit.

A seguir, uma sessão de aquecimento de corrida de 30 minutos às 9h30 ET de domingo (Peacock, INDYCAR Radio Network). A cobertura ao vivo da corrida de 100 voltas começa ao meio-dia ET de domingo na USA Network, Peacock e na INDYCAR Radio Network.

O atual campeão da NTT INDYCAR SERIES e atual líder de pontos, Alex Palou, se juntará a Herta na primeira fila depois de se qualificar em segundo lugar às 1:00.6995 na 10ª DHL Chip Ganassi Racing Honda. Palou venceu esta corrida no ano passado.

O bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis, Josef Newgarden, comemorou sua renovação de contrato com a Team Penske ao se qualificar em terceiro às 1:00.9607 no número 2 da Hitachi Astemo Team Penske Chevrolet. Seu companheiro de equipe Scott McLaughlin se juntará a ele na linha 2 depois de se qualificar em quarto lugar com 1m01s3344 no número 3 da Gallagher Team Penske Chevrolet.

O seis vezes campeão da NTT INDYCAR SERIES, Scott Dixon, largará em quinto depois de uma melhor volta de 1: 01,3905 no número 9 do PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda.

Kirkwood completou o Firestone Fast Six em 1: 04,2926 na 27ª AutoNation Honda. Ele era o terceiro no grid provisório, mas suas duas melhores voltas foram apagadas como penalidade por ultrapassar a Curva 1 e parar em sua última volta rápida, provocando uma bandeira vermelha.

A bandeira vermelha faltando pouco mais de um minuto para o fim deu aos cinco pilotos restantes do Firestone Fast Six uma última volta para ganhar terreno. Mas nenhum melhorou em relação aos tempos existentes devido à dificuldade de encontrar pista aberta durante uma corrida de último suspiro no circuito apertado e acidentado.

“Esta sessão de qualificação é muito difícil aqui nesta pista”, disse Herta. “Obviamente, é difícil ultrapassar, mas também é muito difícil conseguir uma volta limpa. É provavelmente o lugar mais agressivo que visitamos em termos de solavancos e paredes, por isso é bom conseguir este.”

Theo Pourchaire foi o estreante mais qualificado, o sétimo melhor da carreira com 1:00.7342 no Chevrolet Arrow McLaren nº 6 em sua quarta largada na NTT INDYCAR SERIES.

O campeão da Fórmula 2, Pourchaire, perdeu por pouco a conquista de uma vaga no Firestone Fast Six pela primeira vez por 0,0287 de segundo. Seu melhor ponto de largada anterior foi 18º no Grande Prêmio de Sonsio no mês passado no percurso de estrada do Indianapolis Motor Speedway.

You may also like