Por Curt Cavin
Tudo o que Colton Herta precisa fazer agora é completar a varredura do fim de semana do Ontario Honda Dealers Indy Toronto.
Herta foi o piloto mais rápido da NTT INDYCAR SERIES em cada uma das sessões deste fim de semana até agora no Exhibition Place, encerrando o sábado com uma corrida vencedora da pole no Gainbridge Honda nº 26 da Andretti Global com a Curb-Agajanian.
Herta superou o companheiro de equipe da Andretti Global, Kyle Kirkwood, por pouco mais de um décimo de segundo para levar o 14º prêmio NTT P1 de sua carreira. A volta de Herta de 59,5431 segundos lhe rendeu sua segunda pole neste evento, a outra chegando em 2022. Ele terminou em segundo naquela corrida.
Esta foi a terceira pole de Herta na temporada, mas ele ainda não converteu uma em vitória na corrida. Na verdade, a última vez que Herta foi para a pista da vitória foi em maio de 2022. Para um piloto do seu calibre, é uma seca muito longa.
“Nós só precisamos (fazer) o mesmo”, disse Herta sobre manter sua vantagem no circuito de rua temporário de 11 curvas e 1,786 milhas. “Este (carro) tem sido um foguete durante todo o fim de semana (e) realmente tem sido (foi) nas últimas corridas. A sorte ainda não nos ajudou a vencer, e espero que esteja aqui amanhã.”
A corrida de 85 voltas está marcada para 13h ET (Peacock, INDYCAR Radio Network). Herta terminou em segundo e terceiro nas últimas duas corridas de Toronto e terminou em sétimo como novato em 2019.
Kirkwood deu à Andretti Global uma varredura da primeira fila com uma volta de 59,6735 segundos no No. 27 AutoNation Honda. Felix Rosenqvist, da Meyer Shank Racing, conquistou a terceira posição inicial para dar à Honda uma visão de 1-2-3 na bandeira verde. Dada a aliança técnica entre a Andretti Global e a Meyer Shank Racing, essa também é uma varredura entre os três primeiros para esse grupo.
David Malukas, da MSR, também garantiu uma vaga no Firestone Fast Six e largará em sexto no No. 66 da AutoNation/Arctic Wolf Honda.
Theo Pourchaire teve um dia ainda mais dramático, substituindo o lesionado Alexander Rossi (polegar direito quebrado), apesar de nunca ter competido na pista usada neste fim de semana. Pourchaire estava em sua França natal quando o carro de Rossi atingiu a barreira de pneus na Curva 8 no treino de sexta-feira, e ele teve que fazer uma rápida viagem transatlântica. Ele embarcou no primeiro de dois voos logo após a meia-noite ET e chegou ao paddock cerca de uma hora antes da qualificação. Notavelmente, sua melhor volta (de nove) foi a menos de 1,1 segundos da transferência para a segunda rodada.
Outro piloto feliz foi Agustin Canapino, que qualificou o No. 78 Juncos Hollinger Racing Chevrolet na posição mais alta – 10º – de sua carreira de dois anos. Canapino nunca havia alcançado a segunda rodada de qualificação.
O líder da série Alex Palou (No. 10 DHL Chip Ganassi Racing Honda) começará em 18º no grid de 27 carros após ser penalizado na qualificação por atrapalhar Pato O’Ward e seu No. 5 Arrow McLaren Chevrolet no segundo grupo. O piloto da Chip Ganassi Racing discordou da penalidade, insistindo que havia “três carros na minha frente – eu realmente não conseguia ir a lugar nenhum”.
Palou não será o único candidato ao campeonato a começar a corrida bem no fundo do pelotão. O’Ward está em terceiro na classificação e começará em 14º. Scott Dixon, quatro vezes vencedor deste evento que está em quarto lugar em pontos, alinhará em 15º no No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda. Isso faz com que três dos quatro primeiros na classificação comecem na metade de trás do campo. Will Power, que está 35 pontos atrás de Palou, começará em nono no No. 12 Verizon Business Team Penske Chevrolet. Ele é um vencedor de Toronto três vezes.
O primeiro esforço de qualificação da série de Hunter McElrea terminou apenas alguns minutos na sessão quando seu No. 18 Courtesy Corporation Honda da Dale Coyne Racing foi para a barreira de pneus da Curva 8. O segundo colocado do ano passado no INDY NXT da Firestone começará a corrida de domingo na 25ª posição – ele estava em 16º no treino da manhã.
Esta é a última das quatro corridas de circuito de rua da série nesta temporada. O’Ward venceu o Firestone Grand Prix de St. Petersburg, de abertura da temporada, apresentado pela RP Funding, enquanto Dixon venceu o Acura Grand Prix de Long Beach e o Chevrolet Detroit Grand Prix, apresentado pela Lear. Depois deste fim de semana, restam cinco corridas para determinar o campeão da série, e quatro delas serão em pistas ovais.
Pela primeira vez neste fim de semana, os motoristas têm permissão para regenerar e implantar energia armazenada após a INDYCAR atualizar os procedimentos da unidade híbrida. O sistema de recuperação de energia que adiciona até 60 cavalos de potência adicionais em spurts foi introduzido no início do mês e foi usado em um circuito de rua no Mid-Ohio Sports Car Course e em um oval no Iowa Speedway. Esta é a primeira vez que a tecnologia híbrida foi usada em um circuito de rua.